Primeiros socorros: entenda o que fazer durante um incêndio

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Tapar a boca e o nariz, por exemplo, diminui os riscos com inalação de fumaça

Basta um pequeno descuido para que ele aconteça. Pode ser o fogo de uma vela que atingiu a cortina, um vazamento do gás de cozinha ou um curto-circuito no sistema elétrico sobrecarregado pela quantidade de aparelhos eletrônicos. Essas e outras situações podem dar início a um incêndio.

Em 2015, o Brasil estava no 3º lugar no ranking mundial de mortes causadas por incêndio, de acordo com dados cruzados do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Geneva Association. A presença de equipamentos de proteção e os procedimentos corretos, por sua vez, são determinantes para evitar essas situações.

Para tanto, selecionamos as principais informações que precisamos saber ao depararmo-nos com um incêndio. Saiba o que fazer e como ajudar as pessoas que estão no lugar. Lembrando que a presença do Corpo de Bombeiros é indispensável nesse momento.

Fogo x Oxigênio

Você sabia que a maioria das mortes decorrentes de incêndio não são causadas por queimaduras e sim pela inalação de fumaça? O que acontece é que, durante esse tipo de situação, existe uma espécie de competição entre o fogo e as pessoas por um recurso que lhes é fundamental: o oxigênio.

Na falta desse elemento, a chance de óbito é muito grande. Para se ter uma ideia, o nível de oxigênio normal, estando ao ar livre, é de 21%. De acordo com a Associação Nacional de Proteção contra o Fogo dos EUA, abaixo de 17% já temos problemas com coordenação e força.

Abaixo dos 10%, sintomas como vômitos, náuseas e, pior, perda de consciência podem ser sentidos. Se o número ultrapassar o mínimo de 4% de oxigênio, a pessoa pode entrar em parada cardiorrespiratória e chegar, enfim, ao óbito. Ter essa noção é essencial para entender o que fazer em caso de incêndio.

O que fazer em caso de incêndio?

Por mais contraditório (e difícil) que isso seja, a primeira atitude que você deve ter é, na medida do possível, manter a calma. O desespero faz com que muitas pessoas tomem medidas imprudentes que podem colocar a própria vida e a dos demais em um risco ainda maior.

Ligue para o 193

O corpo de bombeiros deve ser acionado imediatamente em caso de incêndios, por isso, não hesite em discar para o 193. Se houver pessoas feridas no local, ligue ainda para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pelo número 192.

Acione os alarmes

Se o local tiver alarmes, é importante que eles sejam disparados em caso de incêndio. Caso isso não ocorra automaticamente, é preciso acioná-los manualmente para sinalizar o problema.

Cubra a boca e o nariz

Lembre-se de cobrir nariz e boca com um pano ou com a própria roupa. Se tiver como molhá-lo com água, melhor ainda. Assim você impede que uma maior quantidade de gases tóxicos sejam inalados.

Desça pelas escadas, jamais pelo elevador

A saída do local deve ser feita preferencialmente pelo térreo, usando escadas e jamais pelo elevador. Isso porque a parte elétrica pode ser facilmente afetada pelo fogo e você ficar preso. Em caso de incêndio, desça pelas escadas e observe se as portas estão com as maçanetas quentes (isso indica se há fogo no lugar).

Se pegar fogo, role no chão

É natural a reação de sair correndo ao se encontrar em chamas, mas isso só vai piorar a situação. Portanto, o melhor é abafar o fogo. Uma possibilidade super viável nessas horas é colocar as mãos para proteger o rosto e rolar no chão. Essa é, inclusive, uma das indicações dos próprios bombeiros.

Agache e engatinhe

As nuvens de fumaça tendem a ficar suspensas por conta da pressão feita pelo calor do fogo. Logo, o ar tende a ser menos tóxico nas partes mais baixas, como o chão. Por isso, agache e engatinhe para sair de um ambiente cheio de fumaça.

Prevenção é a melhor solução

Entre as medidas preventivas, está a instalação de extintores de incêndio, placas sinalizadoras e portas corta-fogo que são indispensáveis e devem seguir as recomendações específicas. 

A rede elétrica deve estar com as instalações adequadas. O uso excessivo de extensões e benjamins deve ser evitado para não oferecer riscos com sobrecargas na rede.

Em caso de queimaduras leves, lave o local com água fria e deixe a região afetada mais elevada que o resto do corpo. Isso vai minimizar a inflamação e o inchaço. Jamais use qualquer outro produto, como algodão, pomada, manteiga e creme dental. Na dúvida, procure o pronto-socorro mais próximo.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies