Saiba a importância dos cuidados com sua saúde mental

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Se existe um cuidado essencial, desde o advento da modernidade, e que se acentua cada vez mais nos dias de hoje é a questão da saúde mental

Uma vez que os quadros ruins apresentam grave risco para o indivíduo, o tema viralizou como urgência pública.

O bom trato com a qualidade de vida da mente humana se transformou não só em uma preocupação, mas em exigência nos ambientes clínicos, hospitalares, perpassando até mesmo para exigências de bom convívio nos estabelecimentos corporativos.

Estando presente como critério em curso de cuidador de idosos 160 horas, como matérias em formações, temas de redações e trabalhos acadêmicos, a psicologia e a psiquiatria se tornaram duas das disciplinas mais relevantes do século vinte e um.

A verdade é que a saúde da mente não ganhou essa relevância à toa. Com os surtos de patologias psíquicas em alta, não só a preocupação com o cuidado aumentou, mas o crescimento das profissões também, por exemplo, para fazer tratamento para TOC.

Tendo isso em vista, e para mobilizar ainda mais o acesso à informação sobre essas questões, este artigo tem como objetivo tratar sobre o assunto da qualidade de vida em relação à mente humana, e as dicas mais básicas para manter este nível.

Estão certos aqueles que dizem que não faz bem falar apenas do problema, mas trazer à luz um horizonte de soluções. 

Por meio deste texto, será possível transmitir algumas daquelas orientações sugeridas em uma clínica médica integrada.

Conceito geral de saúde mental

Conforme define a OMS, que é a Organização Mundial de Saúde, a saúde mental é um quadro de bem-estar em que a pessoa consegue perceber as suas próprias habilidades, pode tratar bem as tensões naturais da vida e agir de forma frutífera para o bem comum.

Neste quadro harmonioso de uma psique pujante, o indivíduo consegue realizar os seus trabalhos de maneira produtiva e é capaz de arcar com as contribuições básicas para a sua comunidade.

O termo saúde mental é utilizado para descrever o grau da qualidade de vida, do ponto de vista cognitivo ou emocional. 

Nela pode estar inclusa a capacidade de desfrutar da vida e encontrar um equilíbrio entre as práticas diárias para se equilibrar emocionalmente.

Muitos indivíduos atrelam a saúde mental diretamente com as doenças da mente, mas a verdade é que esse conceito abrange muito mais.

Pessoas saudáveis, do ponto de vista mental, possuem a capacidade de entender que ninguém é perfeito, que todos os seres humanos têm limites e que não se pode alcançar tudo para todos.

Esses indivíduos vivenciam diariamente uma variedade de emoções como alegria, paixão, prazer, tristeza, frustração e raiva. Eles são capazes de combater os desafios e as alterações da vida cotidiana com simplicidade, e procuram ajuda quando é necessário.

Basta citar o exemplo dos próprios atendimentos médicos, que são a principal ajuda que os seres humanos dispõem quando necessitam delas. A realização dos exames laboratoriais de rotina, por exemplo, provam que não se deve ir ao médico apenas quando está doente. 

Os auxílios clínicos estão sempre à disposição daqueles que têm dificuldade em lidar com conflitos, fortes emoções, traumas ou mudanças graves nos diferentes ciclos da vida.

A saúde mental abarca a integridade emocional, social e psicológica. Ela está relacionada aos sentimentos, interações sociais, e até mesmo à satisfação com a vida, dentre outros pontos.

Dessa maneira, o bem-estar da mente, de uma forma ou de outra, possui drástica influência sobre a forma como se pensa, sente e age. 

Além disso, a mente também compõe um grupo de saberes e habilidades que os seres humanos aprendem durante toda a vida. 

Por isso, ela também abarca a capacidade de tratar com os desafios da vida no seu cotidiano, bem como dos eventos extraordinários.

Assim, a saúde mental diz respeito ao grupo dos recursos de que as pessoas dispõem para lidar com os agentes estressores, que podem ser a sobrecarga de trabalho, perdas de entes queridos ou dificuldades financeiras.

Funciona também para auxiliar no relacionamento do indivíduo com a sociedade, transformando-a em um lugar mais sadio.

Em terceiro lugar, ela também ajuda a realizar escolhas, desde as mais fáceis, como a combinação de roupa a se usar, até as mais difíceis, a exemplo das carreiras e perspectivas de vida.

São muitos os que precisam recorrer a medicamentos como floral quântico para ansiedade, por terem nutrido, lá atrás, receios em relação a como será o futuro da própria vida. E é por essa razão que, junto ao remédio, a higiene mental tem a sua importância.

É notado que existe um foco grande no que diz respeito à saúde mental no momento em que os indivíduos já estão na fase adulta. 

Em geral, isso ocorre quando o seu comprometimento influencia de maneira negativa na produtividade no trabalho.

São muitos os que só se preocupam com esse ponto quando percebem que estão mais desanimadas e fatigadas, com baixa capacidade de atenção ou com diversos problemas na vida profissional e pessoal.

É de boa serventia ressaltar, no entanto, que a saúde da mente é essencial em todos os momentos da vida, desde a infância e toda a juventude, até a terceira idade.

Em contraponto ao que muita gente pensa, não é necessário ter uma causa externa para que haja o desenvolvimento de transtornos da psique. Diversos fatores podem o desencadear e contribuir para o problema.

Desde fatores biológicos, como a própria carga genética ou mutações na química do cérebro em torno de todas as facetas do desenvolvimento, até vivências de experiências traumáticas, como abusos sexuais, pobreza ou guerras civis.

Além desses já citados, problemas ocorridos durante o parto e os primeiros meses de vida e um histórico familiar com problemas de saúde mental também podem compor a lista.

Todas essas coisas podem proporcionar uma diversidade de alterações na química de um cérebro e induzir a vários tipos de doenças genéticas.

Algumas delas estão entre as mais incomuns, e são relacionadas à genética, como é o caso do transtorno afetivo bipolar.

Já outras são mais vistas, se desenvolvendo em indivíduos predispostos ou não, como é o caso da depressão e da ansiedade.

Todos os seres humanos estão em risco de desenvolver esse tipo de doença, caso não se tome os devidos cuidados de prevenção.

Felizmente, nos tempos atuais existe muita informação de confiança disponível a respeito das questões que envolvem fatores psicológicos, desde aulas de preparação para o parto, até informações avulsas sobre os mais diversos temas nos blogs da internet.

Tendo isso diante do próprio horizonte, as pessoas podem atuar de maneira ativa para reduzir determinados critérios de risco de desenvolvimento de transtornos que afetam de maneira negativa a saúde mental.

Dicas para cuidar da saúde mental

Por fim, a melhor maneira de encerrar o tema da saúde mental neste artigo é apontar uma série de orientações práticas para se exercitar diariamente neste sentido, proporcionando uma boa vivência consigo mesmo.

O mais interessante é que, através da prevenção dos sintomas e problemas ocasionados por uma mentalidade debilitada, é possível evitar uma série de outros transtornos que embora não pareçam, tem tudo a ver com a mente.

A vivência de bons hábitos pode proporcionar enormes benefícios à saúde masculina, por exemplo. Aquilo que só se resolve com uma boa consulta de andrologia pode ser evitado através do cuidado com a saúde mental.

Por esta razão, foram dez as dicas práticas separadas para o contexto abordado até aqui. 

Para preservar a própria mente saúdável, independente do sexo, idade ou condições de vida, financeiras ou sociais, é necessário, antes de mais nada:

  1. Ter sentimentos positivos sobre todas as coisas;
  2. Aceitar a si mesmo, a tudo e a todos;
  3. Perseverar nos bons hábitos alimentares;
  4. Ter boas noites de sono;
  5. Fazer atividades físicas;
  6. Separar tempo para o lazer e as higienes mentais;
  7. Não usar drogas;
  8. Evitar álcool e cigarro;
  9. Não tomar remédios sem prescrição;
  10. Se manter longe de todo tipo de vício.

Por meio de uma vida saudável e afastada de tudo aquilo que leva à desarmonia, todo e qualquer indivíduo pode, independente da situação particular ou das circunstâncias, manter a sanidade da mente e na medida do possível, a tranquilidade interior.

Considerações finais

Da realização de angiorressonância cerebral até a criação de terapias psicológicas simples, sem uso de drogas pesadas ou com medicamentos naturais, a medicina avançou muito nos últimos anos, no que diz respeito à saúde da mente.

Por meio da contextualização deste tema, com o conceito, os contextos sociais e as dicas para prevenção e alívio dos problemas da psique humana, é possível comprovar a importância da informação no trato com os problemas por trás deste tipo de condição.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies