Como mudar sua casa com dicas simples e práticas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Por muito tempo o ato de decorar a casa não ia muito além da tentativa de deixar o imóvel mais bonito e com a personalidade dos moradores representada. 

Hoje em dia, mais pessoas entendem como a decoração afeta a eficiência, o conforto e a harmonia do espaço. 

O sonho de boa parte dos brasileiros é conquistar a casa própria não só por ser um feito importante, mas também por ter a possibilidade de alterar aquele espaço como achar melhor. Um quarto mais aconchegante ou uma sala charmosa muda por completo um lar. 

Mesmo sendo o objetivo de uma grande fração da população, ter uma casa bem decorada ainda parece algo distante por conta da impressão de que isso dependeria de um grande investimento. Contudo, é possível sim mudar a casa para melhor sem muitos custos. 

Quando se fala de uma reforma mais complexa como a remoção de paredes ou a instalação de um piso elevado de ardosia, é claro que os custos são maiores, mas existem muitas formas de renovar o ambiente com pouco investimento e muita criatividade. 

É importante entender que nem sempre o que é bonito é o mais funcional ou harmoniza bem com toda a composição do espaço. 

Antes de tudo é fundamental planejar cada passo da renovação ou da reforma de cada ambiente da casa.

Seja uma mudança repentina ou planejada para melhorar as condições da casa é bom pesquisar bastante, não só para encontrar os melhores preços como também ter um acervo de ideias e soluções para cada detalhe da reforma. 

A regra de menos é mas cai como uma luva nesse sentido. Para não errar na decoração é uma boa iniciativa partir de estilos mais simples e funcionais, ou seja, que além de bonitos, sejam úteis e que contribuam para a manutenção e organização do espaço onde estarão. 

O que é a decoração de interiores econômica?

Renovar os ambientes, investir na própria casa e proporcionar mais qualidade de vida para a sua família não são uma escolha em que uma exclui a outra. 

Realizar a lavagem de cortinas com blecaute, trocar móveis e pequenas mudanças já fazem a diferença. 

Quando grandes alterações não são viáveis é possível renovar os espaços da casa apenas com detalhes poderosos. 

Além de terem um alto impacto, esses pontos podem ser utilizados com dicas práticas e um excelente custo benefício. 

A decoração de interiores é o estilo de decoração que busca renovar o ambiente com o máximo de resultado e custos mínimos. Existem algumas técnicas e produtos de baixo valor capazes de transformar o cotidiano de um lar para melhor. 

Muitas vezes apenas a troca da cortina romana branca que esteve por anos na janela da sala por uma peça de design mais arrojado e com uma cor mais destacada já muda completamente a atmosfera de um espaço, essa mudança pode e deve ser pensada. 

Para economizar algumas pessoas tendem a fazer pequenas mudanças ao longo do tempo, por mais que seja uma estratégia válida essas alterações devem seguir uma lógica para que no final a renovação esteja completa e coerente, planejamento é uma palavra-chave. 

O planejamento vai permitir que se invista um tempo em pesquisar valores e soluções. 

Quanto mais fornecedores forem consultados e maior for o número de orçamentos, será mais fácil garantir os melhores preços e produtos. 

Muitas vezes o que faz com que uma reforma fique mais cara são os desperdícios e erros nas compras, por isso, é importante organizar listas de compras precisas e tirar todas as medidas necessárias para não errar nesses pontos. 

Duas ideias estão cada vez mais em alta por dar um toque pessoal ao lar e estar muito alinhada com a sustentabilidade essencial nos dias atuais, a reciclagem e a tendência DIY. Elas podem ser responsáveis pelos detalhes que farão toda a diferença na sua casa. 

DIY é uma sigla do inglês para Do It Yourself, ou seja, faça você mesmo, se trata de fazer ou consumir itens feitos artesanalmente para dar um toque mais personalizado e único para o ambiente. 

Portanto, vasos e cachepôs decorados para uma escada pré moldada externa é um exemplo.

A reciclagem é um conceito muito presente junto com a ideia de botar a mão na massa para criar peças de decoração. 

As possibilidades são quase infinitas de encontrar utilidades para decorar e renovar o ambiente com estilo e sustentabilidade. 

Falando em aproveitar produtos que seriam descartados, muitas vezes os móveis antigos não precisam ser descartados, mas poderiam ser renovados e reformados para continuar sendo utilizados e mantendo a harmonia e manutenção dos espaços. 

De forma geral, a chave de uma boa reforma está em renovar a pintura das paredes, remover manchas, desgastes e sujeiras, mudar e apostar em novas cores é a chave para sentir a mudança de ares dentro de casa sem gastar muito ou mudar a estrutura do lar. 

Como decorar a casa de forma econômica

É cada vez mais evidente que renovar a casa além de ser essencial para continuar morando bem e transformar o dia a dia dos moradores, também pode ser uma atividade prazerosa, econômica e prática. 

Seja para realizar mudanças estruturais como trocar o motor de portão com braço, ou só reorganizar os espaços é preciso seguir algumas dicas:

  • Planeje cada ação em seu momento; 
  • Pesquise tendências, estilos e em especial valores;
  • Tenha em mente quais cores estarão presentes; 
  • Pense bem em questões de iluminação e entradas de luz natural; 
  • Invista em decorações artesanais, reciclagem e plantas; 
  • Calcule a posição de cada parte da mobília; 
  • Pense na organização e limpeza no dia a dia. 

Uma das questões que mais afetam o ambiente e sua decoração é a maneira que os móveis estão dispostos no ambiente. 

Para distribuí-los é importante levar em conta a utilização do espaço e o fluxo de pessoas que cada espaço desenvolve. 

Não adianta muito montar ambientes lindíssimos mas difíceis de se organizar e de limpar no dia a dia. É importante compreender que ninguém mora em um mostruário, a beleza é importante mas a funcionalidade deve ser um foco prioritário. 

Assim, qualquer atividade do dia a dia pode ser realizada sem prejudicar a organização e a composição do ambiente, assim também ações como a limpeza de colchão box podem ser feitas com praticidade e sem nenhum grande prejuízo. 

Principalmente, quando se está realizando uma campanha por conta própria é bem fácil errar ou exagerar em alguns pontos da decoração e do próprio design do ambiente, por isso, a funcionalidade e a harmonia devem ser o norte de todas as escolhas.

Pontos bastante sensíveis para essa harmonia são as instalações de focos de iluminação e aberturas para luz natural. 

Portanto, é importante levar em consideração que os ambientes precisam estar com a iluminação adequada durante todo o dia mesmo com as variações da posição solar.

Para isso, é possível lançar mão de itens como luzes direcionadas, iluminações frias e quentes, espelhos e cortina para cozinha sob medida. Tudo para que os ambientes se valorizem com o equilíbrio da iluminação. 

Algumas dicas têm o potencial de gerar muito resultado com um investimento baixo. 

Naturalmente a presença de plantas garante um melhor bem estar para os moradores, elas quebram a comodidade da decoração, dão mais vida ao espaço e renovam o ar do ambiente. 

Vasos, cachepôs e até pequenos jardins internos, verticais ou externos são boas ideias para renovar as casas com uma personalidade única e de forma mais aconchegante.

Contudo, é preciso levar em conta o tipo de folhagem,os cuidados de rotina e a qualidade de vida das plantas. 

As cores afetam profundamente a forma com que um ambiente é utilizado, o conforto, relaxamento, produtividade, criatividade e energia podem ser afetados pela tonalidade escolhida para ser predominante no ambiente. 

Por isso, além do gosto pessoal é importante levar em conta a usabilidade do espaço para escolher as cores de cada ambiente. 

Tons claros favorecem a limpeza de banheiros e cozinhas, tons mais escuros e terrosos melhoram o relaxamento nos dormitórios entre outros efeitos das cores nos ambientes. 

Considerações finais

Portanto, deixar a casa mais bonita é o principal desejo de todos os donos de imóveis, seja uma decoração simples ou uma mudança mais estrutural como a instalação de para raios em fazendas elas fazem toda a diferença no dia a dia e no bem estar dos moradores.

Apesar de muitas pessoas acharem que renovar o lar é um objetivo distante por conta do alto risco necessário, é possível sim realizar mudanças relevantes na casa para dar um novo ar, melhorar ambientes e agregar novos usos aos espaços com qualidade.  

Para isso é preciso seguir um bom planejamento, pesquisar bastante e lançar mão de toda a criatividade. 

Assim, além de economizar recursos também dá um toque especial e totalmente único feito com a dedicação dos moradores. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies