Saiba como higienizar sua casa

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Higienizar e manter uma casa arrumada não é a tarefa mais simples do mundo, mas com os produtos certos e uma boa estratégia na hora de limpá-la é possível ter sucesso neste objetivo.

A maioria das pessoas nos dias de hoje tem uma vida extremamente corrida, e por isso não tem muito tempo para colocar tudo em ordem dentro de casa.

Pensando em ajudar essas pessoas, o artigo a seguir foi criado com o intuito de ajudá-los a conhecer as melhores dicas de higienização de casa.

Será possível ver nele que manter uma casa organizada, sempre limpa, cheirosa e bem higienizada é algo totalmente possível para qualquer pessoa.

Como limpar uma casa?

Antes de começar a limpeza de uma casa, é necessário se atentar ao primeiro e um dos mais importantes pontos, ter uma rotina.

Um cronograma deve ser bem definido para que os afazeres não se acumulem com o tempo, por isso o que irá ser feito a cada dia deve ser estipulado antes.

Além disso, é de grande importância fazer com que cada um dos moradores da casa tenha um dever nessa limpeza também.

Sejam eles adultos ou até mesmo crianças que fiquem responsáveis por uma tarefa simples como limpar a bancada de mármore para cooktop.

Essa tarefa deve ser estabelecida de acordo com a idade da criança, e ir evoluindo na medida que ela vai ficando mais velha.

Dia a dia da limpeza

Algumas tarefas de uma rotina para limpar a casa são mais básicas, mas precisam receber muita atenção todos os dias. Envolvem:

  • Limpeza do chão;
  • Organização da pia;
  • Cuidado com o lixo;
  • Lavagem constante de louça.

Uma das coisas mais importantes é não deixar os afazeres se acumularem, sem louças sujas na pia por muitos dias, pois quanto mais tiver mais difícil vai ser lavar.

O lixo deve ser recolhido todos os dias ou sempre que estiver cheio, para que o mau odor do que foi jogado fora não contamine o ambiente ou a casa toda.

Para limpar um chão que acabou de receber uma revitalização de piso laminado é necessário usar bons produtos de limpeza e os recomendados para este caso.

Se algum morador da casa for alérgico a um produto de limpeza, o ideal é misturar água com os desinfetantes hipoalergênicos que se acham em mercados.

Lavagem da roupa

As roupas não devem ser lavadas de maneira aleatória, antes de tudo é necessário deixá-las acumular por uns dias, para poder separar cada tipo e lavá-las da maneira certa.

Independente do tipo da roupa, cada uma tem o seu tipo de lavagem ideal, seja as roupas de cama, as delicadas e até mesmo as brancas.

Todo cuidado deve ser tomado para elas não se estragarem na lavagem ou não acabarem sendo manchadas durante esse processo.

É importante decidir quais dias da semana as roupas serão lavadas, e isso dependerá da quantidade de pessoas que moram na casa ou do tanto de roupa que é suja por dia.

Já o sabão deve ser o mais adequado possível, o indicado é o uso de um sabão hipoalergénico, para evitar que nenhuma alergia apareça devido ao uso de algum produto.

Para a lavagem de tapetes residenciais também é indicado esse mesmo tipo de cuidado, garantindo sempre o bem estar de todos os moradores da casa.

Cuidados na hora da alimentação

Em casas onde os moradores costumam fazer todas as suas refeições nelas, é necessário dar um pouco mais de atenção quando o assunto é limpeza.

Pois muitas louças, mesas, bancadas, e outras partes da cozinha acabam sendo sujas naturalmente, então nessas áreas a limpeza deve ser o mais caprichada possível.

Nesse tipo de ambientes em que as pessoas passam a todo momento, o ideal é fazer uma limpeza bem caprichada tanto no chão quanto nas paredes.

Se alguma parte da cozinha foi revestida com pastilhas de cerâmica, por exemplo, é necessário usar apenas os produtos mais indicados para a limpeza desse tipo específico de material.

Últimos cuidados

Os sofás e os colchões são os itens mais prováveis de acontecer acidentes como cair algum líquido ou comida neles, então é importante estar sempre fazendo a limpeza deles.

Uma boa limpeza de colchão a seco na maioria das vezes já ajuda, já para o sofá que é muito mais usado, é recomendado o uso de aspirador de pó pelo menos uma vez na semana.

Além deles, a cortina que não é algo que está sendo sempre lavado, merece também uma atenção especial, pois pode acumular muito pó e sujeira.

Se for de tecido e der para lavar em casa fica mais fácil ainda de cuidar, e possível fazer a cada 3 ou 6 meses dependendo do quão rápido ela fica suja.

Dicas para limpar a casa sem dificuldades

Muitas pessoas têm uma rotina corrida e nem sempre tem um tempo grande para cuidar da manutenção do ar condicionado central da sua casa ou da limpeza dela.

E para ajudar nisso, existem algumas dicas que facilitam muito na hora de fazer a limpeza de casa sem muitas dificuldades.

  1. Mantenha as coisas no devido lugar

Ter o hábito de colocar as coisas no lugar depois de usá-las facilita muito a vida de uma pessoa na hora que ela for limpar e organizar a sua casa.

Por isso, é essencial criar o hábito de recolher roupas jogadas pela casa, guardar os sapatos depois de usar, organizar a cozinha depois de cozinhar ou de preparar um lanche, juntar brinquedos, entre outras coisas.

Se todos os moradores da casa manterem ela organizada, será mais fácil para uma pessoa que não tem muito tempo limpar a casa de maneira mais rápida.

  1. Estabeleça uma rotina de cuidados com a casa

Um cronograma de limpeza, como já foi mencionado, é algo que ajuda as tarefas da casa a não se acumularem, e no dia da faxina pesada ajuda a ficar mais fácil.

Durante a semana é possível se dedicar a um espaço da casa por vez, sem o acúmulo de serviços a qualidade de vida na casa melhora muito.

É possível tirar um dia para organizar a área de serviço, outro dia para cuidar da cozinha, outro para a sala, outro para o quarto, e assim por diante.

Com esses dias de limpeza separados é possível se dedicar mais a cada um dos cômodos, como na limpeza da banheira hidro completa que precisa de muita atenção.

  1. Use aspirador de pó ou pano úmido

O aspirador de pó é uma invenção extremamente útil para limpeza de uma casa, isso por ser rápido e totalmente eficaz na limpeza e na remoção de ácaros.

Ele ajuda na higienização do chão, de tapetes,  de cortinas, de travesseiros, colchões, bichos de pelúcia, e de vários outros itens da casa.

Se a casa não tiver esse tipo de aparelho, é possível substituí-lo por um pano húmido que ajude a tirar o pó dos móveis, pois tira a sujeira sem deixá-la cair no chão.

  1. Vinagre é um ótimo aliado à limpeza

Um lugar que sempre merece uma atenção máxima é o banheiro, o lixo deve ser retirado regularmente, a bancada também sempre limpa e higienizada assim como o chão e vaso.

Cada canto deste ambiente deve ter muita atenção na hora da limpeza, e além da água sanitária, que é a mais famosa para a limpeza de banheiros, existe também um truque muito útil.

Este item é o vinagre, ele ajuda a tirar a gordura do box e das paredes, itens como armários também podem ser limpos com essa solução, mesmo os da cozinha.

Para cada litro de água é indicado colocar 4 colheres de vinagre, além de ajudar a limpar, o vinagre ajuda a tirar o mofo e a prevenir que ele volte.

  1. Incentive a família participar da limpeza

Dividir as tarefas da casa com cada uma das pessoas que moram nela ajuda a fazer com que o trabalho seja feito de maneira mais rápida e sem dificuldades.

Cada um fica responsável por uma parte, um lava, seca e guarda a louça, outro recolhe e lavá as roupas, outro molha as plantas e faz a manutenção do jardim, e assim por diante.

E como mencionado, até mesmo as crianças devem fazer parte para aprenderem a ter um compromisso diário, como recolher os brinquedos e arrumar o próprio quarto.

  1. Organize o material de limpeza

Manter o material de limpeza organizado ajuda muito na hora de limpar a casa, o uso de nichos para separar produtos traz agilidade e diminui as dificuldades desse processo.

Além disso, o risco de usar esponjas e panos do banheiro em outros lugares não ocorre, evitando assim a contaminação com bactérias e germes.

Considerações finais

Conhecer boas dicas podem ajudar muito na limpeza de uma casa, como não deixar tarefas se acumularem e manter a casa organizada e as coisas no lugar.

Quando boas dicas como essas são seguidas, fica mais fácil fazer a higienização da casa da melhor maneira e sem ter nenhuma dificuldade para isso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies