Como estabelecer um bom networking?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O networtking é uma rede de contatos profissionais, que é uma parte fundamental no trabalho de qualquer profissional que deseja se manter relevante dentro de seu segmento de atuação, principalmente aqueles que buscam crescimento pessoal.

Normalmente um profissional depende de contatos e de diálogo para conseguir se destacar. Na maioria dos segmentos de atuação, o networking acaba sendo mencionado, ainda que as opiniões sobre esse elemento sejam muito diferenciadas.

Para algumas profissões, como aqueles que trabalham com vendas e consultoria, o networking é parte essencial dos processos, uma vez que estes trabalhadores dependem dos contatos externos para conseguir atingir seus objetivos profissionais.

Entretanto, o networking não se restringe a esses elementos, principalmente quando você está tentando se encaixar no mercado de trabalho e conhecer outras pessoas que possam ajudá-lo a subir degraus nesse tipo de situação.

Quanto mais essas ferramentas são utilizadas, maior é o potencial de você conhecer outros profissionais da área, que podem ajudá-lo a impulsionar sua carreira em uma consultoria contábil para abertura de empresa e até mesmo gerar oportunidades de crescimento.

O termo networking vem do inglês, e a tradução em contexto seria “rede de negócios”. O principal elemento para um networking eficiente é ser capaz de trocar conhecimentos e experiências entre pessoas diferentes, sejam elas do mesmo segmento ou não.

Esse tipo de relação tem como foco a colaboração recíproca entre os profissionais, fortalecendo amizades, estreitando negociações e até mesmo aproveitando dicas e conselhos para o mercado de trabalho como um todo.

Até pouco tempo atrás, algumas pessoas consideravam o networking uma maneira falsa de se relacionar, uma vez que ela normalmente envolve interesses profissionais. Entretanto, não se trata de um relacionamento com falsidade.

Na verdade, o networking é extremamente honesto, pois todos os envolvidos entendem o objetivo dessa comunicação e da ligação entre profissionais de administração de condomínio comercial, procurando de fato benefícios nas trocas de informações.

No caso de alguma dessas relações extrapolar o campo profissional e se tornar uma amizade, isso é muito benéfico para ambas as partes. Entretanto, esse não é o foco de um networking, que potencializa suas relações diretamente sobre negócios como um todo.

O networking em sua carreira e nos negócios

A maioria dos profissionais pensa no networking como uma maneira de ampliar seus contatos, mantendo um bom relacionamento com pessoas que têm uma mesma linha de trabalho e podem oferecer benefícios a longo prazo para esse tipo de ação.

Essas pessoas costumam identificar outros profissionais qualificados e se aproximam para otimizar a troca de experiências e se engajar profissionalmente em um relacionamento amistoso com outros profissionais de erp para indústria química, por exemplo.

A maioria das pessoas está constantemente lidando com questões de relacionamento, buscando uma aproximação de semelhantes, em locais como:

  • Cursos;
  • Hobbies;
  • Prática de esportes;
  • Viagens.

Independentemente do local, o ser humano é uma figura social, e as relações acabam surgindo e gerando um impacto direto em todos os envolvidos, que algumas vezes se aproximam por interesses profissionais.

A maior parte do dia de uma pessoa é passada em um ambiente profissional, como escritório ou outras ações. Por isso, esse tipo de impacto acaba se tornando ainda mais efetivo, garantindo que o networking trabalhe na carreira desse profissional.

A rede de contatos, entretanto, também gera resultados positivos para a empresa, uma vez que seus profissionais se tornam melhor qualificados e podem resolver uma série de questões que antes acabariam se tornando um problema.

Para um profissional, ter um bom networking significa estar por perto de pessoas que são ao mesmo tempo uma fonte de inspiração e aliados na execução do trabalho em uma empresa de mapeamento, que podem ajudá-lo a conquistar todo o seu potencial.

Uma pessoa conectada consegue atingir seus objetivos de forma muito mais rápida, principalmente quando consegue explorar toda a troca de informações e de experiências com outros profissionais da área.

Quanto mais relacionamentos você tiver ao longo do tempo, maior será sua rede profissional, permitindo que outras pessoas se beneficiem de seus conhecimentos enquanto você aproveita os recursos à sua disposição.

Além disso, você acaba ficando mais satisfeito ao realizar seu trabalho, uma vez que entende a importância de sua atividade e o quanto outras pessoas também estão ligadas a esse tipo de perfil, garantindo uma série de interações positivas no ambiente de trabalho.

Para o mundo dos negócios, o networking permite que você consiga encontrar parceiros adequados para a execução do trabalho de um plano de gestão ambiental empresa, pessoas que compartilham a mesma visão de negócios que você possui, criando uma rede de segurança.

Além disso, um bom networking é muito importante para garantir seu sucesso comercial e ampliar sua rede de contatos através da produção de eventos, ações no mundo digital através de redes sociais e outras ações.

O importante nesse tipo de atividade é se relacionar bem com todos os envolvidos na empresa, gerando cada vez mais oportunidades de trabalho e de negócios como um todo.

Otimizando seu networking

Depois de entender um pouco mais sobre o conceito do networking e sua importância, você deve se preparar para criar uma rede de contatos que seja satisfatória.

Um dos grandes diferenciais para quem trabalha com esse tipo de ação é conquistar bons aliados em uma consultoria tratamento de efluentes, por exemplo.

Entretanto, é preciso ter em mente que cada profissional é único, e nem sempre uma pessoa possui a facilidade de se comunicar que outros profissionais de uma mesma área, o que pode acabar prejudicando na hora de criar o networking.

A vergonha é um obstáculo grande para aqueles que precisam criar uma rede de contatos, mas passando por ela e adaptando estes elementos à sua realidade, logo você conseguirá ter um networking muito mais eficiente.

Utilidade

Uma das maneiras mais eficientes de aumentar sua rede de contatos é sendo útil. Quando você ajuda seus colegas de trabalho ou outros profissionais do mesmo segmento, reforça sua intenção de se aproximar dessas pessoas.

É importante que você ajude as pessoas de forma genuína. Não espere algo em troca do auxílio, dessa maneira você não se frustra se a pessoa não devolver o favor, mas ao mesmo tempo cria em sua rede de contatos o interesse genuíno em ajudá-lo de volta.

Visibilidade

Existe um ditado popular que diz que “Quem não é visto, não é lembrado”. No caso do networking, essa frase é uma verdade absoluta. A maioria das pessoas não se lembrará de você se você não for uma pessoa ativa.

Por isso, mantenha suas redes sociais sempre atualizadas e, quando possível, publique material interessante relacionado a sua área de trabalho. Dessa maneira, mais pessoas acabarão querendo segui-lo nesses canais.

Quando encontrar uma pessoa de seu networking ao vivo, lembre-se de dar uma atenção especial para ela, mas sempre evitando excessos e constrangimentos que podem acabar atrapalhando mais do que ajudando.

Interesses em comum

As pessoas costumam se comunicar com mais facilidade quando encontram interesses e gostos em comum, que acabam deixando as pessoas dentro da rede de contato mais afinadas. Quanto mais você encontrar elementos para conversar, melhor.

Ainda que um networking seja especificamente profissional, isso não significa que você não consegue inserir hobbies e outras atividades como assunto, e quando encontra elementos em comum, isso pode acabar ajudando muito.

As pessoas gostam de fazer parte de círculos que compartilham seus gostos e hobbies, o que acaba sendo muito importante a longo prazo para a companhia.

Criatividade e sinceridade

Em um mercado cada vez mais competitivo, um profissional deve mostrar o que o diferencia dos outros. Por isso, a presença é importante, mas não é o único elemento necessário para um networking de qualidade em sua empresa de coleta de lixo reciclável SP.

Seja autêntico e mostre seu diferencial para instigar as pessoas a desejarem conhecer mais sobre você. O que o torna um elemento de destaque em seu ramo de trabalho pode ser um elemento importante para a comunicação com seu networking.

Seja sincero e aberto a respeito de suas atividades e de soluções criativas que você pensou a longo prazo para garantir muito mais pessoas dentro de seu networking, ávidas para conhecer um pouco mais sobre você e seu trabalho em sistema erp nota fiscal eletrônica.

Considerações finais

Ter um networking de qualidade é um dos meios mais efetivos de conquistar uma estrutura de suporte e apoio para sua profissão, contando com outros profissionais qualificados para ajudá-los a conquistar seus objetivos.

Quanto mais você se mostra uma pessoa proativa e disposta a ajudar os outros, mais aliados consegue para essa rede de contatos, garantindo resultados muito mais efetivos em sua empresa, independentemente do segmento em que você atua.

Dessa maneira, você acaba se tornando muito melhor dentro de sua área de trabalho, otimizando suas habilidades e tendo com quem contar em uma eventual necessidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies