Descubra como reformar sua sala gastando pouco

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Conforme as pessoas passam mais tempo em casa, passa a surgir uma demanda maior por decoração, design de interiores e peças para os ambientes da casa. Seja no quarto, na cozinha ou na sala, a decoração ganha cada vez mais espaço na vida das pessoas.

Isso acontece porque o design de interiores modifica profundamente a experiência das pessoas em determinado espaço. Estar com a casa em ordem vai muito além de uma questão estética ou de organização, no fim, é tudo sobre o bem-estar e o conforto.

Ao focar na sala de estar ou na sala de televisão como um ponto central de convívio e descanso da casa, se percebe quantas características interferem no dia a dia dos moradores. Desde a cor das paredes até o design dos móveis.

Seja para receber visitas de amigos ou apenas passar um tempo em família, a sala tem o papel de agregar conforto com praticidade e elegância. Essa missão se torna ainda mais importante quando o sofá chaise longue 4 lugares divide espaço com a TV.

Para que o ambiente fique aconchegante e prático, é importante que seu planejamento seja feito desde a compra dos móveis e materiais mais fundamentais, até a disposição de almofadas.

Todo esse cuidado, técnica e perícia não está relacionado apenas a uma questão visual. Muito pelo contrário, as sensações que um ambiente provoca podem afetar diretamente a forma como as pessoas interagem no espaço e aproveitam os momentos.

Ao entender esse efeito, é importante compreender a função de cada ambiente antes de planejar sua estrutura. Para um escritório, é possível usar um design de interiores para oferecer mais produtividade ou exercitar e inspirar a criatividade.

Assim como em uma sala de estar em ambiente doméstico é possível usar peças como cadeira colorida design para estimular a diversão, a alegria e o relaxamento para os moradores.

Algumas características do design de interiores afetam a própria percepção de espaço. Uma sala mais clara parece mais espaçosa e, com menos elementos, toda a amplitude é valorizada. Por isso, uma boa decoração muda completamente a casa.

Como decorar a sala gastando pouco

É comum que muitas pessoas achem que a decoração do ambiente onde vivem e o investimento em design de interiores seja algo supérfluo, e, além disso, uma coisa inacessível para elas.

Isso porque muitas das vezes que se ouve falar em design de interiores, isso está associado a grandes reformas ou peças caras. Na verdade, é possível mudar completamente o ambiente mesmo com poucos recursos.

Para isso, além dos cuidados básicos para a casa, como a limpeza de cadeiras estofadas, é preciso lançar mão de um toque de criatividade e desenvoltura para, assim, mudar o ambiente com poucos gastos e gerando muito impacto positivo na qualidade de vida.

Existem diversas soluções tradicionais que oferecem soluções atrativas a um custo mais baixo e o uso de fotos é uma dessas opções. Ao utilizar retratos da família, de viagens e bons momentos, o ambiente ganha personalidade e valor sentimental.

E, com um toque de criatividade, isso pode ir muito além dos quadros na parede ou porta-retratos na estante. Um varal de fotos ou uma árvore de registros da família, são capazes de criar uma narrativa entre os registros e dão um toque mais diferenciado.

O uso de fotos pode ser feito de acordo, também, com a posição das luzes. Ambientes com luzes destacadas, spots e outras iluminações valorizam um determinado ponto e encantam os moradores e visitas.

Outra boa aposta de baixo investimento, e que muda diretamente a forma como as pessoas se relacionam com o ambiente, é o uso de flores, folhagens e plantas. Essa opção é um clássico muito potente para aumentar a sensação de leveza e tranquilidade.

A ideia de que a presença de plantas reconecta os moradores à natureza pode parecer clichê, mas é a realidade. Um dos benefícios do uso de plantas é que ele vem associado com mais presença de luz natural.

Com uma escolha mais harmônica de luzes e plantas, é possível trazer calmaria para o ambiente. As plantas ainda fazem a função de purificar o ar sempre pesado da cidade e também podem ser facilmente mudadas para que sejam renovadas de tempos em tempos.

Por que a decoração é importante?

Investir na decoração da sua casa vai muito além de tornar o lugar em que você vive mais aconchegante e bonito. Ao comprar uma persiana painel para sala, o morador faz com que todo o ambiente se valorize.

O ambiente bem decorado não é apenas bonito, a estética é a ferramenta utilizada para agregar harmonia, equilíbrio, praticidade e funcionalidade entre todos os elementos de um mesmo espaço.

Se você decora a sua casa com o seu próprio gosto, tirando as ideias da sua cabeça e de quem mora com você, faz um exercício do design que expressa o repertório e a personalidade de quem pensa o espaço, de forma muito parecida com uma pintura.

Quando a harmonia de um ambiente é alcançada pela decoração, o espaço passa a proporcionar sensações intencionais para quem convive naquele ambiente, como conforto, leveza, alegria, foco, energia, entre outros sentimentos que podem surgir.

Além de deixar o ambiente mais bonito, a decoração interfere em outros pontos, como:

  • Organização do ambiente;
  • Funcionalidade plena do espaço;
  • Harmonia entre os elementos;
  • Maior sensação de conforto.

O design pode ser alterado tanto com pequenos detalhes no espaço, quanto com grandes transformações, como a instalação de uma divisória de gesso para sala. Cada uma dessas mudanças causam um impacto no espaço.

O projeto de decoração ideal é aquele que consegue abranger as necessidades de um cômodo. Uma cozinha não pode ser bela e pouco prática ou mal iluminada, por exemplo. É preciso entender as demandas de cada ambiente e como é possível solucioná-las.

A decoração, ou o design de interiores, utiliza uma série de técnicas diferentes para otimizar o espaço e maximizar o conforto do ambiente: jogo de cores, de luzes, de formas e de texturas. Elas são utilizadas para melhorar a experiência das pessoas naquele lugar.

Impacto da decoração na qualidade de vida

Algumas pessoas pensam que a decoração de sua sala planejada apartamento é uma questão de pouca importância, pois elas não levam em conta que o design de interiores está relacionado diretamente com o bem-estar dos moradores da residência.

Cada item de uma decoração tem a sua função que pode ser chamada de primária, seja um sofá para sentar, uma mesa para apoio, bancadas para aparar aparelhos eletrônicos, entre outros. Mas outra função também pode compor o ambiente.

A partir dessa composição, é possível impactar as sensações e emoções que as pessoas sentem dentro de um espaço. Ao gerar sentimentos mais positivos, a casa toda ganha com um ambiente mais leve, harmonioso e confortável.

Seja com a mudança de cores, de móveis ou com a instalação de pedras decorativas para parede de sala, todas as alterações propostas por um novo design de interiores geram alterações tanto no dia a dia, quanto no lado emocional e afetivo das pessoas.

A decoração reforça a identidade e a personalidade das pessoas que convivem naquele espaço no cotidiano. Mesmo que sem muito conhecimento de design, as pessoas viajam o mundo e coletam itens decorativos que vão utilizar em sua casa por anos.

Assim como a tatuagem para o corpo, o uso de decorações de cunho afetivo marcam por muito mais tempo um momento positivo na memória dos moradores. Fotos de eventos e parentes que são mais distantes também dão esse toque personalizado ao espaço.

É dentro de casa que acontecem os maiores períodos de descanso, seja durante as horas de sono ou durante a rotina. Por isso, é importante fazer um esforço para reduzir consideravelmente o estresse gerado no ambiente ou trazido para ele a partir da decoração.

Considerações finais

O conforto de uma casa não está necessariamente relacionado a quanto espaço os moradores têm à disposição ou ao valor de cada móvel ou decoração. O bem-estar está diretamente ligado a gatilhos sensoriais e físicos que podem ser movidos pelo design.

Mesmo sem gastar muito, uma sala de TV planejada pode ser totalmente repensada e apresentar em seu novo design uma versão muito mais prática, elegante e adequada a personalidade e estilo dos moradores. Essa questão também vai muito além da estética. 

O novo visual é capaz de otimizar o conforto do ambiente e gerar uma melhoria significativa na vida das pessoas naquele espaço. Essas vantagens não surgem do mero achismo, mas sim de uma série de uma série de técnicas que existem para possibilitar tais vantagens.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies