Dicas para monetizar seu blog

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A produção de conteúdos para a internet há tempos deixou de ser um simples hobbie, sendo hoje uma atividade de cunho profissional, permitindo até mesmo que algo possa criar uma carreira em cima disso, através da monetização das suas produções digitais.

Um conceito que vem crescendo na mesma medida em que os influenciadores digitais se tornam pessoas populares, muitas vezes saindo até da internet para marcarem presença em outros canais de destaque, como a televisão, o cinema, até mesmo em campanhas.

Crescimento que está associado à procura do público por conteúdos de perfis diferentes, segmentos exatamente para um grupo específico de audiência. Um tipo de flexibilidade que a internet apresenta, diante do fácil acesso, para ambos os lados dos canais digitais.

Pois assim como um usuário pode facilmente pesquisar pelos serviços de uma empresa de içamentos, um produtor de conteúdo pode também também se conectar a esse ambiente para falar sobre qualquer tipo de assunto de interesse, incluindo serviços de mudanças.

Criando assim uma conexão entre o produtor de conteúdo e o público que ele pretende atingir, todos podendo interagir de dentro de uma só plataforma, aumentando assim o valor dos conteúdos disponibilizados na rede, o que aumenta a possibilidade de monetização.

Ou seja, existe a chance de ganhar dinheiro com algo que você gosta, transformando os seus perfis na internet como algo profissional, que permita obter uma certa quantidade de dinheiro. Investimento que pode ajudar até mesmo na produção de outros conteúdos.

Tudo por meio dos diversos assuntos que podem ser abordados dentro do seu canal, tal como um blog de viagens, que além de dicas turísticas pode falar de outros temas que sejam de interesse do leitor, como desembaraço aduaneiro bagagem desacompanhada.

Apresentando uma espécie de guia sobre o que fazer caso a sua bagagem seja extraviada ou algo do tipo, sendo um conteúdo útil também para quem opta por apenas enviar algum tipo de pacote para outro país, sem estar acompanhado de tal mala.

Mas antes de se falar sobre as possibilidades de monetizar os seus conteúdos, antes é importante conhecer um pouco melhor sobre um dos formatos mais importantes nesse sentido, que é a manutenção de um blog autoral.

Blogs ainda são valorizados?

Em um período de popularização da internet, os blogs eram plataformas de conteúdo bem populares, servindo como um canal de contato entre um usuário com outros que também estejam disponíveis na internet, tudo por meio de alguma linha editorial.

Entre os modelos mais populares de blog, era possível citar aqueles voltados a temas como:

  • Receitas culinárias;
  • Dados esportivos;
  • Críticas literárias;
  • Dicas de filmes e séries;
  • Informações sobre novas tecnologias.

Junto de todas essas possibilidades, um formato específico de blog tornou-se bem popular, que eram aqueles que se apresentavam como diários pessoais. Uma forma do usuário falar sobre sua vida na internet, conquistando a atenção e proximidades de outros indivíduos.

Um reconhecimento que fez com que muitos desses canais pudessem ampliar as suas possibilidades, como os ditos “blogueiros”, conseguindo usar dessa plataforma até mesmo como uma forma de se ganhar dinheiro através de diversas ações de monetização.

Isso em um ponto no qual até mesmo as empresas passaram a ter seus próprios blogs, com uma agência de finanças podendo usar desse tipo de plataforma para falar de assuntos que possam ser de interesse do seu público.

Tal como dicas de consultoria contábil para abertura de empresa, para conseguir estabelecer uma relação mais profunda com seus clientes e assim alcançar melhores oportunidades no mercado.

Mas assim como a tecnologia avança, o comportamento dos usuários também passou por algumas modificações, com os blogs dando um espaço maior para as redes sociais, canais que se destacaram também pela presença de conteúdos focados no meio audiovisual.

De fato os blogs perderam parte da sua popularidade, mas esse formato está longe de ser menosprezado, ainda mais no cenário atual, onde todos os usuários podem se tornar produtores de conteúdo, o que acaba por tornar as redes sociais em um espaço inchado.

Como resposta a isso, se mostra necessário também contar com uma plataforma somente sua, que dê liberdade para quem administra esse canal de poder falar sobre assuntos que interessem ao seu público, trabalhando com diferentes formatos de conteúdo.

Trazendo possibilidade até mesmo para o setor comercial, onde uma empresa de administração de condomínios comerciais pode usar de um blog para apresentar conteúdos que estejam associados ao seus serviços sem as limitações das redes sociais.

E já que os blogs continuam a ser valorizados, segue sendo possível monetizar os conteúdos postados via tal formato em particular, existindo diversas maneiras de lucrar com esse tipo de investimento.

Como funciona a monetização de um blog?

Para ganhar dinheiro com o seu blog é importante saber que não há uma fórmula mágica, até porque existem diversas estratégias que podem ser adotadas, para assim abrir caminhos para lucrar com os conteúdos apresentados, monetizando assim o seu blog.

Entre as maneiras de se conseguir isso, é possível citar estratégias como:

Parcerias

Ao conquistar um grande número de visitantes, torna-se possível para o gestor de um blog dar início a possíveis parcerias, apresentando sua plataforma como algo digno de se investir, mostrando assim outras maneiras de se lucrar com tal canal.

Conteúdos patrocinados

Além de ganhar algum tipo de investimento a partir de parcerias comerciais, é possível também trabalhar com conteúdos patrocinados, ou seja, matérias em um blog culinário que possa citar o serviço de uma distribuidora de carnes para restaurantes SP, por exemplo.

No entanto é importante destacar que se trata de um conteúdo patrocinado, para assim manter uma relação de confiança com os seguidores do seu blog.

Anúncios

Esse é o principal método de monetização de um blog, no qual é possível disponibilizar diversos anúncios, sendo então recompensado pelos informes publicitários que estejam presentes ao redor dos conteúdos ali publicados.

Para se conquistar isso, antigamente só era preciso inscrever o seu blog no sistema Adsense do Google, passando a exibir anúncios publicados na própria rede do site de buscas, com tal endereço sendo recompensado por cada visualização de um anúncio.

No entanto essa plataforma passou a contar com novas regras, visando proteger a experiência do usuário, sendo preciso configurar bem o seu blog para que ele possa ser visualizado corretamente e assim seja possível monetizá-lo.

Baseado nisso é preciso estabelecer algumas estratégias para o seu blog, seguindo o mesmo tipo de conceito associado à busca por um termo, como sistema de automação comercial preço, e assim ser levado a um endereço em particular.

Práticas que podem aumentar a sua visibilidade e, ao mesmo tempo, ampliar a sua possibilidade de monetização.

Ações que tornam seus conteúdos rentáveis

Para se certificar de que o seu blog possa ser monetizado, sendo um canal lucrativo para quem o gerencia, as práticas a seguir se revelam importantes:

Definição de um nicho

A internet é um ambiente muito amplo, então é importante trabalhar com um nicho específico, que facilite para um produtor otimizar a qualidade dos seus conteúdos, os direcionando para uma audiência em particular.

Entre as opções é possível, por exemplo, criar um blog voltado a dar dicas sobre o cenário empresarial, podendo se destacar assim um serviço de assessoria contábil para abertura de empresa ou qualquer assunto que ajude tal blog a ser monetizado.

Aumento de tráfego

Para que o seu blog conquiste a atenção dos anunciantes é preciso que ele contenha um número de tráfego chamativo, o que envolve tanto o seu índice de visitantes, como as interações que podem ser realizadas dentro dessa plataforma.

Uma maior visibilidade que pode ser alcançada a partir de uma configuração SEO adequada, sistema capaz de garantir um maior destaque nas plataformas de busca, aumentando assim as possibilidades de acesso em seu blog.

Venda de produtos

Outra forma de se lucrar com o seu blog é utilizá-lo como uma espécie de canal de vendas, destacando algum tipo de produto ou serviço que possa ser comercializado por esse profissional.

Tal como um fotógrafo, que pode divulgar seu trabalho através de um blog, deixando ali o seu contato para a realização de diferentes contratos.

Canais associados

Outra forma de monetizar o seu blog é através da associação desses conteúdos com outros canais disponíveis na internet, tal como a sua divulgação dentro do seu perfil no YouTube, por exemplo.

Uma variedade que permita a um produtor de conteúdo falar sobre temas, como assessoria contábil para empresas, de forma mais compacta nas redes sociais, e através de um formato mais complexo através do seu blog.

Ação que permita o alcance de usuários em ambos os canais, sendo assim possível lucrar com anúncios a serem publicados nas duas plataformas, tendo uma visibilidade de destaque nas duas áreas.

Tudo o que permita transformar o seu blog em algo além de um hobby, sendo um canal profissional em que é possível lucrar com o seu destaque a ser alcançado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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