Home office: 12 dicas para tornar seu escritório mais confortável

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O trabalho home office tem sido uma das principais tendências empresariais nos últimos anos, porém, essa modalidade à distância precisa ser elaborada de uma forma bem estruturada, pois exige que o espaço de trabalho seja organizado e agradável.

É no ambiente doméstico que todas as atividades são realizadas, inclusive o acompanhamento online de lavagem de cadeiras, caso o trabalho seja direcionado para esse segmento, por exemplo.

O teletrabalho é uma das variações do home office e algumas das opções mais comuns, que se destacam ultimamente, são as seguintes:

  • Marketing e propaganda;
  • Designer gráfico;
  • Autor e editor;
  • Consultor;
  • Assistente virtual;
  • Decorador de festas.

No home office o colaborador exerce suas funções como se estivesse presente na empresa, portanto as regras são as mesmas, assim como o pagamento e a única diferença é que elas podem ser realizadas em um escritório planejado moderno.

Vantagens e desvantagens do home office

Para que o trabalho de home office seja bem-sucedido é necessário investir em estratégias que possam superar as dificuldades que aparecem tanto nas empresas como entre os colaboradores.

O negócio online precisa ter um atendimento ao cliente o mais eficiente possível, pois o fato de não estar em sua presença, onde a manifestação verbal é mais facilitada, pode impactar na qualidade do serviço prestado.

Vantagens

Portanto, segue para conhecimento, a lista de algumas vantagens deste sistema, indicado pelas empresas de fibra óptica e funcionários:

  • Economia para o funcionário e a empresa;
  • Qualidade de vida;
  • Privacidade;
  • Escalas de trabalho mais flexíveis;
  • Aumento da produtividade;
  • Conforto.

Muitas empresas indicaram que a redução na manutenção de um prédio é uma das vantagens encontradas.

Por parte dos funcionários há redução de gastos com o deslocamento diário, não sendo necessário o transporte para a empresa de instalação de internet e caso seja este o local do desempenho das atividades.

Ocorre, também, a diminuição dos gastos com alimentação, pois as refeições podem ser feitas dentro de casa, sem a necessidade, inclusive de depender dos sistemas de entrega de alimentos.  

A qualidade de vida dos colaboradores melhora por poderem aproveitar mais o dia, sem perda de tempo no trânsito diário ou com as burocracias internas da instituição, que desfavorece o desempenho.

Especialmente para os colaboradores, ter um espaço exclusivo, com divisória de parede de madeira permite que possam ser feitas pausas, quando necessário, para um alongamento com total privacidade.

Para funcionários e empresas as escalas de trabalho podem ser mais flexíveis, permitindo um bom atendimento aos clientes e mesmo que o trabalho seja feito no período noturno, é necessário adequações nas leis vigentes, facilitando a atividade.

Importante ressaltar que nem todos os colaboradores são produtivos no mesmo horário de trabalho para prestarem o serviço de locação de scanner de mesa. Por isso, é totalmente possível a criação de escalas diferenciadas.

Com escalas diferenciadas que se adequam às necessidades dos colaboradores, eles aumentam a sua produtividade, otimizando o tempo de trabalho de forma mais eficaz, pela comodidade oferecida no sistema home office.

O conforto produzido pelo trabalho feito a partir de casa permite ao colaborador mais horas de sono, gerando facilidade quando a atividade é iniciada e os momentos de descanso têm mais qualidade.

Desvantagens 

A lista abaixo mostra que alguns pontos vantajosos para o trabalho remoto, podem se tornar desvantajosos, se forem mal administrados, tais como:

  • Distrações;
  • Dificuldades na infraestrutura;
  • Segurança nas informações recebidas para o trabalho;
  • Excesso de trabalho;
  • Isolamento social;
  • Controle de desempenho.

O trabalho a distância, online, se mal administrado provoca distrações do colaborador com filhos, tarefas caseiras, animais de estimação ou com qualquer outro tipo de entretenimento, como a televisão.

Caso a empresa não preste atenção que a colocação de armário suspenso para escritório é necessária para a infraestrutura, isso pode ser uma grande dificuldade do home office.

Os equipamentos utilizados devem ser de qualidade e se houver dificuldade na velocidade da internet e as conexões forem lentas, os colaboradores estarão em desvantagem quando acessarem os clientes.

Quanto à segurança nas informações recebidas, quando o compartilhamento das mesmas não é garantido, torna-se desvantajoso trabalhar remotamente. Investir nessa área é uma forma de capacitar constantemente os funcionários.

Com a separação da vida pessoal e profissional, pelas atividades serem realizadas em casa, o trabalho pode aumentar excessivamente e o gestor responsável precisa definir limites para isso, a fim de não prejudicar a saúde e a ansiedade dos colaboradores.

Outro fator negativo é o isolamento social, principalmente, para a pessoa que mora sozinha. A falta de interação com colegas de trabalho pode dificultar a comunicação e comprometer a atividade.

Por fim, dentro das desvantagens, o fato do funcionário estar em casa dificulta o controle do seu desempenho por parte do gestor. Contar com ferramentas adequadas para este controle é fundamental.

Foi abordada a necessidade de uma infraestrutura adequada no ambiente de trabalho home office, tornando o local funcional e confortável, por exemplo, a colocação de mesa plataforma escritório.

Esse ambiente funcional reduz custos para a empresa e afasta o estresse dos colaboradores e é importante atentar para os itens colocados e peças versáteis são totalmente indicadas por serem modernas e charmosas.

O ambiente de trabalho funcional gera funcionários mais felizes, satisfeitos e seguros com as suas atividades e as organizações que investem em cursos ou palestras motivacionais contribuem para o seu crescimento.

Essas atitudes são fundamentais porque despertam o desempenho profissional das equipes despertando um sentimento de pertencimento, quebrando a sensação de isolamento social, que é prejudicial no aspecto psicológico, por exemplo.

Dicas para melhorar o ambiente de trabalho 

O objetivo das dicas é manter o ambiente de trabalho harmonioso e agradável, e elas vão desde a gestão de pessoas, passando pela decoração e infraestrutura, até a comunicação interna. São elas:

  • Mantenha um local divertido e inspirador para as atividades;
  • A iluminação deve ser adequada, nem pouca nem excessiva;
  • Defina a mobília, para que ela seja esteticamente agradável;
  • Utilize acessórios criativos na decoração do ambiente;
  • Estimule a integração entre as pessoas;
  • Incentive os colaboradores nos processos de comunicação;
  • Promova cursos, palestras e workshops para capacitação profissional;
  • Faça treinamento nas habilidades necessárias;
  • Mantenha a flexibilidade de horários e de espaço;
  • Defina metas claras e alcançáveis, dentro da realidade;
  • Promova trabalhos voluntários entre os colaboradores;
  • Comemore todas as conquistas.

Um grande número de pessoas apreciam o trabalho home office e o espaço das atividades realizadas em casa, deve proporcionar conforto e funcionalidade, mesmo que algumas desvantagens ocorram.

O design e o mobiliário utilizados geram sensações de bem-estar e acolhimento e essas sensações, quando captadas pelo cérebro, aumentam o desempenho dos funcionários. 

Importante frisar que o que existe não é um escritório produtivo em casa, mas pessoas produtivas que trabalham em ambientes caseiros organizados, limpos e atraentes.

Algumas ideias podem ajudar a criar um escritório mais confortável, inclusive dentro de casa, para que o trabalho remoto possa ser realizado com mais alegria. 

Por exemplo, espalhar muitas plantas verdes para melhorar o nível de oxigênio, dedicar um dia para a limpeza e organização do local, escolher uma cor pacífica para a decoração do ambiente, diminuir o excesso de luzes, e escolher móveis confortáveis.

Considerações finais

Durante a pandemia, as atividades remotas tornaram-se uma opção importante para manter o trabalho, já que muitas empresas tiveram que dispensar seus funcionários por causa das dificuldades financeiras. 

As pessoas que puderam abraçar essa nova realidade, conseguiram adaptar dentro de casa, seus escritórios, adequando o ambiente o mais favoravelmente possível, para que o desempenho das atividades não fosse interrompido.

Mesmo com o isolamento social, o fato delas terem um trabalho garantido, já proporcionou uma sensação de segurança, mesmo que esse mundo novo trouxesse modificações nunca antes imaginadas.

A concentração do estilo home office foi mais forte nas regiões mais ricas e urbanizadas, justamente pelo fato do fornecimento da infraestrutura necessária ser mais qualificado, como por exemplo, os vários pacotes de internet.

De qualquer forma, esse novo estilo tornou-se o preferido, pois as pessoas podem ao mesmo tempo acompanhar as atividades dos filhos com mais atenção, sem deixar de exercer suas funções profissionais, justamente por terem horários mais flexíveis.

Existem vantagens e desvantagens, como em qualquer modalidade de trabalho, inclusive o presencial. 

No entanto, pode se verificar que tanto as empresas como os funcionários arranjaram formas adequadas de manter a produtividade diante dos negócios.

É importante que o ambiente de trabalho remoto seja funcional e agradável, pois somente desta maneira o entusiasmo não se perde, justamente pelo fato de poder estar em casa e conciliar a vida pessoal e a profissional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies