Três vezes Campeão!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Soldado do 9° BPM é premiado em torneio internacional representando a Brigada Militar e a Sociedade de Ginástica de Porto Alegre

O soldado Pedro Souza Ximenes, do 9° Batalhão de Polícia Militar, de Porto Alegre, participa do campeonato denominado World Police and Fire Games (traduzido como Jogos Mundiais de Polícia e Bombeiros) que neste ano acontece em Rotterdam, na Holanda. Este é um evento bienal de atletismo aberto ao pessoal de serviços ativos e aposentados da aplicação da lei e combate ao fogo em todo o mundo realizado do dia 22 a 31 de julho.


Ximenes conta que começou a treinar judô com 7 anos e continua até hoje. “Sempre foi um sonho do meu pai que eu praticasse alguma arte marcial, então, ele me levou para conhecer o judô”, relata. Questionado sobre como concilia os treinos com a rotina, Ximenes afirma: “é puxado, porque além de cumprir minha escala como policial, concilio família, estudos e treino; chego a me sentir mal quando não estou fazendo algo”.
“Eu treinava todos os dias. Quando entrei na faculdade precisei diminuir o ritmo um pouco; depois de formado, voltei a treinar mas com uma certa limitação por causa de outros afazeres mas nunca deixei o treino de judô. Faz parte da minha vida e da minha família. É um esporte que a gente tem no coração da família. E, quanto ao no gi é uma modalidade do jiu jitsu, só que sem quimono. Eu sou amador no jiu jitsu e no gi. Mas como tenho uma boa experiência no judo eu acredito que saio bem nas outras modalidades que fiz alguns treinos já”, complementa Ximenes.


Nas três modalidades que Ximenes participou, foi premiado. O soldado representa a Brigada Militar e a Sociedade de Ginástica de Porto Alegre na competição; fato este que também é de grande satisfação e orgulho para ele.
“Pra mim, representar a Brigada é uma coisa muito importante porque por duas vezes já fui nos jogos mas só assistir. Sempre com o desejo de poder participar e agora que sou policial vou poder participar. Lutar lado a lado com meu cunhado. E representar a Sogipa também é um enorme orgulho pois foi lá que me criei, que abriu as portas pra mim, uma segunda casa pra mim, é uma família que tenho muito orgulho”, comenta, emocionado.


O incentivo para a prática do judô vem desde cedo, quando o pai de Ximenes o levou a uma Escola para que tivesse mais contato com a arte marcial, com apenas sete anos, na época.
“Meu pai sempre teve interesse de que eu praticasse artes marciais já que ele nunca pode. Lembro que uma vez ele colocou a foto do João Derli ao lado da minha cama e falou que era pra eu acordar, olhar aquela foto e me inspirar para ser campeão mundial também, um dia” e isso me marcou muito, me motivou para seguir melhorando sempre”, declara Ximenes.
Ximenes ingressou na Brigada Militar em 2018, serviu no 4° Regimento de Polícia Montada e logo após, foi transferido para o 9° Batalhão de Polícia Militar, é fármaco em Biologia e atualmente cursa Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. No batalhão, ele já ministrou algumas aulas para a 1ª Companhia, ensinando os colegas a usarem técnicas de judô para ocorrências em que seja necessário o uso progressivo da força. “Mesmo com a rotina, não deixem de praticar uma arte marcial, aprender a cair, a derrubar, a ter disciplina, esse é meu recado”, finaliza.

Texto e edição: SD Tatiane/Comunicação Social 9° BPM
Fotos: SD Ximenes/Arquivo Pessoal

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies