5 dicas para criar um ambiente confortável

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Um ambiente confortável deve ser acolhedor e ter a alta capacidade de deixar todas as pessoas que o frequentam e que passam um tempo nele a vontade.

Depois de um longo dia de trabalho, por exemplo, não há nada como chegar em casa e encontrar um lugar altamente aconchegante para relaxar.

O lugar deve ajudar também a diminuir a ansiedade e a fortalecer os sentimentos de pertencer a aquele ambiente, sem falar do conforto que traz um lugar convidativo.

Mas, para que o ambiente seja confortável e agradável é necessário seguir algumas dicas, pode ser preciso mudar apenas uma pequena coisa do closet planejado com penteadeira e colocar detalhes nele.

Para ajudar com isso, o artigo a seguir apresentará a importância de deixar um ambiente confortável, algumas dicas para deixá-lo assim, e os benefícios que isso proporciona.

Entenda a importância de um ambiente confortável

Tanto a mente quanto o corpo humano de uma pessoa, podem ser afetadas por uma série de coisas, até mesmo o ambiente em que essa pessoa vive.

Por isso, um ambiente agradável e pacífico é importante pois cria uma sensação de bem estar extremamente maior do que chegar em um lugar bagunçado e caótico.

Um técnico em Reparo de impressora que chegou em casa depois de um dia cansativo, por exemplo, preza muito por estar em um ambiente confortável e aconchegante.

Vale ressaltar que até mesmo a cor das paredes e dos móveis pode acabar influenciando se um lugar é confortável ou não, até porque as cores podem até afetar o humor das pessoas. 

Para entender melhor a importância de um ambiente confortável, faça o teste e preste atenção em como se sente ao passar de um cômodo para o outro.

Do ambiente mais usado por você, ao menos usado, perceba as diferenças dos locais e o que te atrai a ficar mais em um do que no outro.

Quando as pessoas estão em ambientes confortáveis, sua produtividade, intimidade e eficiência podem aumentar significativamente.

Como deixar um ambiente confortável?

Seja com um belo piso vinílico apartamento ou poltronas com assentos macios, é possível deixar um ambiente confortável de maneira simples segundo algumas dicas, são elas:

  1. Aproveite bem a iluminação

Além de aproveitar ao máximo a luz natural para prevenir o ambiente, é indicado se atentar às inúmeras possibilidades de usar luzes artificiais para produzir um espaço harmonioso.

No geral, as luzes brancas tendem a ser mais agressivas aos olhos humanos, e por isso são usadas em locais onde a concentração precisa ser mantida.

Já as luzes mais amareladas, passam uma sensação de aconchego e conforto por serem menos agressivas aos olhos das pessoas.

O indicado é usar abajures com luzes amareladas (quentes) e uma outra boa dica a fim de otimizar os espaços é remover as luzes de teto.

A iluminação de chão, seja iluminação para beira de piscina para leitura, para cozinhar, ou qualquer outra atividade, é melhor para garantir visibilidade em áreas específicas.

Uma boa iluminação é peça fundamental de uma decoração confortável, desde a valorização das luzes naturais, até os pontos com luzes artificiais que precisam de mais iluminação.

Uma boa luminosidade, é de ser muito útil no dia a dia de qualquer pessoa, ela é totalmente responsável por deixar espaços mais confortáveis, convidativos e bonitos.

Por isso, faça um bom uso das janelas e use tecidos leves e bonitos para as cortinas, elas deixarão a luz natural entrar e o ambiente ficará melhor ventilado.

  1. Adote molduras e outros elementos visuais

Colocar em uma moldura alguma boa lembrança é algo que ajuda muito a estabelecer um ambiente agradável e confortável para qualquer pessoa.

E essa boa lembrança pode estar no formato de muitas coisas, não precisando ser exatamente uma foto, como:

  • Um bilhete de alguém que ama;
  • Conchinhas do mar;
  • Rolhas de vinho;
  • Folhas secas.

A preservação desses itens para lembrar dos bons momentos, ajuda a aumentar a sensação de conforto que um lugar pode trazer.

Além de belas molduras, o uso de tapetes e outros objetos são essenciais para um projeto moderno, pois esses elementos ajudam a dar personalidade ao ambiente.

Seja uma cortina romana motorizada ou outra coisa que deseje colocar, tudo é válido, pois o que importa é começar e terminar o dia em um ambiente confortável.

  1. Aproveite as diferentes texturas

Algumas texturas ajudam a deixar os ambientes com uma pegada mais natural e com um toque de sofisticação e de conforto. Podendo ser usadas em:

  • Jarros;
  • Tapetes;
  • Esculturas;
  • Objetos decorativos (como os já citados).

O uso de peças de cerâmicas cruas em palha fixas na parede de uma sala, por exemplo, podem remeter a um clima mais praiano, e um galho ao jovem das palhas ajuda a lembrar da natureza.

Um belo diferencial na decoração também pode ser o uso de móveis de madeira, como belos móveis de vime para varanda pequena.

As madeiras, além de serem resistentes e durarem por muito tempo, podem se adaptar à uma infinidade de estilos, desde um que seja mais rústico, ao mais contemporâneo.

O aspecto natural que ela traz, é um grande impacto visual do ambiente e ajuda a aumentar a sofisticação e o conforto do lugar.

Assim como o vime, existem muitas opções de madeiras no mercado, de muitos tons, espessuras e texturas, e o seu uso deixa o espaço  mais aconchegante.

Seja uma madeira mais escura, ou uma de tons mais naturais, ajuda muito a criar um clima mais rústico, já aquelas com tons mais claros, ajudam a manter a elegância e leveza do local.

  1. Aproveite os outros sentidos

Seja aromatizantes, incensos ou vidros de perfume com essências agradáveis, todos são opções ótimas para garantir um bom cheiro do espaço.

Fragrâncias valorizadas ajudam a levar sensações positivas para quem o frequenta, até porque bons cheiros são como um efeito calmantes para o cérebro.

Ou seja, ajudam a diminuir o estresse, a ansiedade e traz mais um monte de benefícios à saúde, inclusive ajuda no sono.

Ao lado de uma boa música, um ambiente perguntado é a garantia de que ele está confortável e harmonioso para as pessoas que o frequentam.

Além disso, a visão como vimos é algo muito importante para um lugar confortável, mas isso vai muito além do aspecto visual.

Explore os vários sentidos no projeto feito para deixar um espaço mais confortável, a audição, o olfato e o tato, também podem ajudar na criação desse tipo de espaço.

Lugares com pouco barulho, tranquilos e com elementos com boas executasse, como mantas com relevo, ajudam a criar uma sensação leve para o cérebro.

  1. Mantenha a organização

Um lugar bagunçado é sinal de que algo está errado, e a desordem atrapalha muito a manter o ambiente confortável e relaxante para as pessoas que o frequentam.

A principal dica para isso é estar sempre buscando se desfazer de itens que não são mais úteis, se for preciso comprar novos que tenham utilidade e ser muito criativo.

A harmonia e o equilíbrio de uma decoração são a peça-chave para manter um ambiente confortável, e o que se deve fazer é usar itens neutros para tudo se combinar.

Em uma área de lazer gourmet, o indicado é adicionar nichos para área de churrasqueira, com eles é possível manter tudo organizado e melhorar a experiência visual de todos.

Principais benefícios de um ambiente confortável

Um lugar limpo, bem organizado e confortável pode trazer uma série de benefícios para as pessoas que o frequentam, a seguir alguns dos principais.

Dá disposição e favorece a criatividade

Estar em um ambiente confortável, pode ajudar uma pessoa a ter mais criatividade e se inspirar mais na realização de suas atividades.

Quando se está em um ambiente que traz paz e conforto, novas ideias, seja para o trabalho ou para resolver outros tipos de problema como projetos sociais, podem surgir.

Otimiza seu tempo e dá praticidade ao dia a dia

Não existe nada pior do que ter que procurar um objeto que precise por horas e horas, e um lugar bem organizado a fim de ser confortável ajuda a manter a organização.

Um espaço organizado pode ajudar uma pessoa a economizar tempo procurando por coisas que nunca acha e traz mais praticidade para ela.

Em uma casa, o ato simples de arrumar a cama ou retirar os lixos do local, pode fazer com que os itens sejam achados mais facilmente, melhorando muito o dia a dia das pessoas.

Reduz a ansiedade e baixa os níveis de estresse

Um ambiente caótico aumenta os níveis de ansiedade de alguém, pois a falta de ordem e de conforto podem fazer essa pessoa se sentir sufocada e estressada.

Por isso, manter o local organizado, ajuda a dar uma sensação a mais de conforto, o que baixa muito os níveis de ansiedade de alguém e os níveis de estresse também.

Promove a integração

Estar perto de pessoas que ama faz muito bem para qualquer um, sejam familiares ou amigos, passar tempo de qualidade ao lado deles é bom para o bem-estar e para a saúde mental.

Por isso, um ambiente confortável com uma bela churrasqueira de alvenaria com forno na área de lazer, ajuda essas pessoas a se sentirem confortáveis em estar no ambiente.

Considerações finais

Depois de conhecer as melhores dicas e ótimos benefícios que alguém consegue por buscar deixar um espaço mais confortável, fica mais fácil aderir a isso também.

O uso de boa texturas, fragrâncias, decorações e móveis controláveis, ajudam a promover uma paz interna para quem frequenta o ambiente e promove a integração com amigos e familiares.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies