CNC aponta avanço de 2,8% para o setor de turismo neste ano

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a partir do portal da CNN, foi revisado para cima o crescimento do ano no setor de turismo, que deve terminar 2022 com aumento de 2,8% ante 2021. Na projeção que antecedeu, a estimativa era de 2,4%. A investigação da CNC é realizada a partir do cruzamento de informações da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levando em conta o potencial do mês da geração de receitas do setor.

O economista-chefe da CNC considera que o turismo vem diminuindo as perdas sobre as fases mais agudas da pandemia de Covid-19, com tendência de que o setor volte a apontar, na ocasião, em cerca de dois meses, um patamar semelhante de volumes de receitas que possuía em fevereiro de 2020, momento pré-pandemia de Covid-19. “Essa recuperação tem sido robusta. Obviamente que ela é justificável pelo desenrolar da pandemia, pela queda do número de casos e pelo avanço da vacinação”, disse o economista. “Observamos também esse aumento recente no número de casos, mas, ao que tudo indica, a gente ainda está muito longe daquelas situações mais críticas da primeira e da segunda onda. Então, a tendência é que o setor, nas férias de julho, por exemplo, já registre um número de volume de receita semelhante àquele que se tinha em fevereiro de 2020”, completou.

Desde o começo da pandemia, o setor de turismo reúne R$ 515 bilhões em perda de receita. No mês de abril, a diferença entre a geração de receitas do setor e o seu potencial mensal mostrou perda de R$ 6,3 bilhões. Além disso, as contratações formais no setor também revelam a sua retomada. No primeiro semestre de 2020, o recuo da atividade levou o setor a despachar 526,5 mil empregos, o que representa 15% da força de trabalho. Nos meses seguintes, o setor apresentou grande retomada, reavendo 290 mil vagas eliminadas no período, essencialmente bares e restaurantes (+220,5 mil) e serviços de hospedagem (+61,2 mil).

Setor de turismo espera criar 190 mil novas vagas de emprego em 2022

Ainda sobre turismo, que pode exigir tradução simultânea em determinadas situações, segundo a CNC, a partir do portal Agência Brasil, o setor pode gerar mais de 190 mil empregos até o final de 2022 caso a retomada das atividades de turismo permaneça no Brasil. A reação nessa área também causa impacto na abertura de empresas. Na ocasião, já haviam sido criadas 79 mil organizações em 2022, essencialmente bares, restaurantes e empresas de aluguel de veículos. No faturamento, o setor mostra recuperação. Em abril, apenas 3% permaneceram abaixo do patamar analisado às vésperas da crise sanitária, descontando a inflação.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies