O que é Machu Picchu: saiba o significado e a história dessa cidade sagrada

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Você sabe o que é Machu Picchu? A cidade sagrada do Peru respira natureza, muita história e mistérios. Isso porque existem várias teorias por trás da sua construção, assim como sobre o que motivou o seu abandono

De toda forma, conhecer o seu significado faz toda a diferença para quem deseja conhecer a cidade perdida dos Incas. E com um bom seguro viagem, vale a pena conferir de perto suas paisagens de tirar o fôlego. 

Por isso, continue a leitura e aprenda o que é Machu Picchu e a história por trás da sua construção. Além disso, demos dicas de roteiros para fazer na cidade, e ainda falamos qual a melhor época para ir até lá. Acompanhe!

Afinal, o que é Machu Picchu? 

Na língua quíchua, Machu Picchu significa “Velha Montanha”. Esse é o nome dessa cidade antiga do império Inca, localizada no Peru, construída entre vales e montanhas. Devido a esse fato, é conhecida como “cidade perdida dos Incas”.

Esse destino turístico é visitado por turistas do mundo todo, seja para percorrer as trilhas da região, ou mesmo para admirar suas famosas ruínas. De toda forma, a cidade encanta pela mistura de cultura, natureza e misticismo.

Para se ter uma ideia, em 1983, o local entrou para a lista de Patrimônio Cultural da Humanidade. Além disso, em 2007, em uma votação popular que reuniu mais de 100 milhões de pessoas de todo o mundo, foi eleita uma das 7 maravilhas do Mundo Moderno. 

Suas ruínas estão situadas na Cordilheira dos Andes, em uma montanha a 2,5 mil metros acima do nível e é margeada pelo rio Urubamba. De toda forma, a cidade, que recebe mais de 500 mil turistas durante o ano, é cercada de uma natureza exuberante e muita história, e é sobre isso que vamos falar a seguir. 

Qual a história de Machu Picchu? 

Entendi o que é Machu Picchu, agora é o momento de conhecer a sua história. A cidade teve a sua construção datada no século XV pelo imperador Pachacuti. Há a crença de que o objetivo era que esse fosse um local para realizar cultos, já que o povo Inca era bastante religioso.

Porém, existem diversas versões quanto à finalidade da sua elevação. Isso se deve ao fato de que alguns historiadores cogitam que o motivo da sua erguição foi para servir como rota de fuga para Pachacuti e os seus leais.

Outra hipótese considerava a sua utilização para monitorar outros territórios do império. Fato é que Machu Picchu tem bastante poder e misticismo, e possui grande importância para o império Inca. 

Por muito tempo, ela era conhecida somente pelo povo local que tinha conhecimento das suas ruínas. E devido ao fato de ligar os Andes e o Rio Urubamba, ou Rio Amazonas, Machu Picchu sempre foi considerado uma região sagrada.

Seus degraus, pirâmides e calendários solares, encaixados de forma tão precisa sem a presença de qualquer material para uní-las, chamam bastante atenção. Além disso, a presença de alpacas e lhamas embelezam ainda mais a paisagem. 

O que é Machu Picchu e como ela foi construída?

Há várias curiosidades que envolvem a construção de Machu Picchu e que são importantes para quem deseja saber o que é Machu Picchu. Entre elas, há algumas crenças das características utilizadas para a sua elevação.

Isso porque é possível que, no momento da sua edificação, foram considerados os eventos astronômicos e características geológicas, como os horários de nascer e pôr-do-sol, assim como os solstícios.

Além disso, a cidade conta com 129 canais de drenagem e, ainda, sistemas de irrigação, tudo isso pensado para o setor agrícola. O mapa do local, por exemplo, possui uma divisão entre esse setor e o urbano, que consistia nas praças, parques e templos.

Hoje Machu Picchu possui apenas 30% da sua forma original. O restante precisou passar por restauração ou foi reconstruído. De toda forma, a sua construção não teve um fim. Por isso, ela permaneceu por muitos séculos abandonada e só foi descoberta em 1911.

Qual o motivo do abandono de Machu Picchu?

Não há de fato um registro histórico que fale o motivo do abandono. Ainda assim, existem diversas suposições que descrevem o motivo de o êxodo ter acontecido. Algumas teorias dizem que foi pelo aparecimento de doenças.

Há ainda, a suposição de que houve uma inundação em Machu Picchu, devido a uma grande tempestade. Com os estragos causados pelo fenômeno da natureza, como diversos incêndios, o povo Inca passou a acreditar que o local era amaldiçoado. 

Porém, ela foi descoberta após séculos de abandono, por meio de uma expedição à região, feita pelo arqueólogo americano Hiram Bingham.

O que é Machu Picchu: principais roteiros para fazer 

Saber o que é Machu Picchu é essencial para quem deseja passear por lá. Isso porque o local oferece roteiros com vistas paradisíacas, seja para quem gosta de fazer trilhas, ou mesmo para conhecer somente a parte cultural da cidade.

Por isso, separamos os principais roteiros de Machu Picchu. Veja:

  • Vale Sagrado do Rio Urubamba: Os sítios arqueológicos de Moray, as Salinas de Maras fazem parte da região que vale o passeio. Além disso, é possível passar pelas paredes e vielas de pedra de Ollantaytambo;
  • Trilha Inca Tradicional: esse é um passeio que exige preparo físico, já que serão 4 dias de caminhada que exigirão bastante do corpo. De toda forma, a paisagem pelo caminho e a chegada na cidade pela Porta do Sol, fazem vale a pena o esforço;
  • Trilha Inca Salcantay: apesar de não ser um sítio arqueológico, os campos de altitude seguidos por montanhas nevadas são de uma exuberância sem tamanho. Essa trilha leva até a floresta onde Machu Picchu está localizada. 

O que é Machu Picchu e quando ir à cidade sagrada

É recomendado ir para Machu Picchu entre os meses de maio e setembro. Isso porque esse é um período em que não há tanta incidência de chuvas. Além disso, as chances de visitar a cidade com sol são maiores.

Acontece que, junho, julho e agosto são meses de alta temporada. Por esse motivo, os pontos turísticos se tornam concorridos, e há filas grandes para adquirir ingresso e até mesmo para utilizar o ônibus.  

Sendo assim, os meses de maio e setembro, chamados de intertemporada, ou seja, nem tão cheio e nem tão vazio, são as épocas ideais para conhecer a cidade. Desse modo, o fluxo de pessoas não é tão grande e o tempo aberto colabora para uma experiência inesquecível. 

Conclusão

Agora que você já sabe o que é Machu Picchu e todos os mistérios que envolvem a sua belíssima arquitetura, é possível compreender porque essa é uma cidade que atrai tantos turistas. 

Afinal de contas, meio milhão de pessoas passam pela cidade perdida dos Incas todos os anos. E se você também deseja entrar para essa estatística, anote todas as informações que demos durante esse artigo e boa viagem!

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies