Como organizar e otimizar um apartamento com pouco espaço

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Hoje em dia está cada vez mais comum comprarmos apartamentos mais compactos. Com a economia brasileiro atual, é praticamente uma tendência apartamentos de 40m2. Com isso, surge um problema que vem sendo muito comum na vida das pessoas: como otimizar os principais cômodos da minha casa?

Pensando nisso, e querendo sanar tal dúvida, resolvemos escrever esse post de hoje. Vamos ensinar você a otimizar o quarto pequeno do seu apartamento.

Vamos então para as nossas super dicas.

Quarto principal – A integração é a sua melhor arma

Quando falamos de integração aqui, estamos querendo dizer que você deve optar por integrar alguns móveis. Uma boa ideia é você fazer um guarda roupas sob medida, onde no meio, possa integrar a sua cama. 

Dessa maneira, você terá duas portas do guarda roupa de cada lado da cama, e em cima da cama as portas suspensas. Pode reservar um espacinho de cada lado para fazer criadomudo embutidos com duas gavetas cada um.

Nesse cenário, você já tem tudo o que precisa dentro do seu quarto, e ainda possui três paredes disponíveis. 

Tente integrar na parede que fica de frente para a sua cama um rack suspenso para colocar a sua televisão e também objetos de decoração. Na parede que possui janela, opte apenas pelas cortinas, e na outra, se fizer questão, instale algumas prateleiras.

Esta dica é uma das melhores para otimizar o espaço, deixando o ambiente confortável e aconchegado.

Segundo Quarto – Escritório ou para hóspedes? Os dois!

Se você mora sozinho ou é um casal, pode ser que já tenham se deparado com o seguinte dilema: o segundo quarto preparamos para hóspedes, ou fazemos um escritório?

Bom, o fato é que você pode ter os dois ao mesmo tempo. A solução é simples: coloque um guarda roupa pequeno de duas portas em uma das paredes. Ao lado dele, você pode optar por colocar um porta tênis personalizado. Hóspedes geralmente não ficam muitos dias, então um guarda roupa pequeno basta para receber alguém por alguns dias.

Para a cama você pode optar por um sofá, colocando-o na parede abaixo da janela. O sofá precisa ser daqueles que você abre e vira uma cama. Dessa forma, enquanto não tiver um hóspede, ele não ocupará muito espaço.

Na parede ao lado da porta você pode optar por colocar uma escrivaninha que caiba um computador ou notebook. Dessa maneira você já possui o seu quarto de hóspedes/escritório.

Sala de estar/jantar – Menos é mais

Se você não tem muito espaço, não tem motivos para querer colocar sofá grande ou racks extensos. Dê prioridade para o espaço de circulação. Nada de mesinha de centro também. Elas são bonitas e dão um charme, mas acabam ocupando um espaço valioso.

Opte por um sofá de no máximo três lugares, retrátil, e de frente para ele na outra parede, instale uma rack suspensa. Abaixo da rack você pode deixar alguns Puffs, pois quando precisar de uma mesinha ou acomodar mais pessoas, você pode puxá-los e utilizá-los.

Usufrua de espelhos, pois eles passam a sensação de profundidade para os ambientes, fazendo com que se pareçam maiores.

Cozinha compacta e sob medida

A cozinha é o cômodo do seu apartamento que não tem como escapar de gastar um bom dinheiro. Para utilizá-la ao máximo, é preciso fazer sob medida.

Tente fazer uma grande pia de mármore, que cubra a torneira da pia até a torneira do tanque de lavar roupas. Onde fica o tanque, abaixe-o e integre com a pia. Quando não estiver usando ele, encaixe uma tampa para que no lugar do tanque, fique a extensão da pia, dando mais espaço para você trabalhar na hora de cozinhar e mexer com alimentos.

Geralmente estes apartamentos você tem que se virar nos trinta para encaixar uma máquina de lavar roupa, e nesse caso recomendamos que você utilize aquelas máquinas de modelo novo, quadradinhas que lava e seca. Elas são ótimas por serem compactas, e por você não precisar de varal para estender as roupas.

Banheiro – Algumas ideias de integração

Os banheiros destes apartamentos realmente são pequenos. Então você precisa integrar os móveis ao máximo. Peça uma pia sob medida, onde você consegue embutir o rolo de papel higiênico.

Outra ideia é utilizar utensílios como prateleiras removíveis. Hoje é possível encontrar estes itens  com os mais diversos tamanhos e qualidade na Shopee, Amazon, etc. 

Geralmente estes utensílios são presos por fita dupla face. O que é prático por não precisar perfurar a parede do seu banheiro, não correndo risco de furar um cano.

Conclusão

Mesmo com pouco espaço é possível otimizar o seu apartamento e deixá-lo moderno, aconchegante e agradável. 

Se você seguir as nossas dicas, provavelmente terá um apartamento que não falte nada para sua comodidade.

Recomendamos integrar sua casa com tecnologia, tipo Alexa. Dessa maneira você pode dar vários comandos por voz, como por exemplo ligar e desligar luz, ar condicionado, TV, aparelho de som, e outros.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies