Como economizar no gás de cozinha?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Com os aumentos nos valores de praticamente tudo nos dias atuais, economizar sempre é uma boa alternativa, seja em alimentos, luz, roupas, ou até mesmo no gás de cozinha. Nesse artigo, confira como economizar gás de cozinha todos os dias.

1. Use um queimador que corresponda ao tamanho da panela

Se você estiver usando uma panela pequena para cozinhar ovos, por exemplo, não a coloque no queimador grande. As chamas sairão para os lados, além de estragar a panela, podem derreter o cabo. 

Essas coisas acontecem por descuido. E um queimador grande gasta mais gás do que um queimador pequeno. Crie o hábito de economizar!

2. Cozinhar a vapor não é apenas uma moda!

Costumamos ler por aí que os alimentos cozidos no vapor conservam mais os nutrientes. E é verdade! 

No entanto, ninguém mencionou que as panelas usadas para cozinhar a vapor podem ser colocadas na horizontal, o que economiza espaço na cozinha e, portanto, usamos apenas um queimador. Assim além de comer mais saudável você economiza no gás.

3. Use a tampa ao cozinhar

Alguns minutos depois de colocar a panela do fogão, levantar fervura e cozinhar os alimentos, começa a formar-se vapor. 

O gás enlouquece em todas as direções, e a temperatura necessária para fervê-lo diminui constantemente à medida que escapa pela panela. 

Se você colocar uma tampa, tudo fica dentro da panela, a temperatura necessária para ferver é atingida mais rapidamente. Até o gás pode ser reduzido (o que é aconselhável), então acaba economizando somente por cozinhar com tampa.

4. Mantenha as panelas em bom estado

Se houver aquela sujeira que não sai nem esfregando, tente trocar de panela. Devido ao acúmulo excessivo dessa sujeira fora da panela, ela usa mais energia para aquecer e, portanto, não ajuda em nada a  economia de gás. Preste atenção ao estado da sua panela. 

5. Ligue o apito da chaleira

É para isso que serve o apito na chaleira para sinalizar que a água está fervendo. Se você não está acostumado a usá-lo, perde muito, mais precisamente a água da chaleira (evapora) e o dinheiro da carteira também. 

Quanto mais tempo você deixar a chaleira no gás, mais você queima e mais gás gasta!

6. Observe o regulador de gás

Se você tem um botijão na sua casa, ou seja, não é gás central como nos apartamentos, é essencial que verifique como está o estado do regulador de gás

Quando há vazamentos, além de gastar mais, pode ser perigoso para sua família e também para os animais de estimação. 

Mantenha os reguladores em bom estado de conservação e troque-os sempre que for necessário, assim como os botijões.

Caso você não saiba mexer ou verificar, é importante chamar uma empresa especializada nisso. Nunca arrisque-se mexendo em gás pois pode ser muito perigoso! 

Quando ocorre um vazamento de gás, ele pode ser silencioso e ocasionar muitos acidentes. Da mesma forma que chegar com algum isqueiro perto do botijão e ele estiver vazando, pode ocasionar uma explosão.

Cuida da sua economia, mas com segurança e atitudes corretas!

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies