Como investir em educação financeira: entenda a importância

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Muitas pessoas já sabem o quanto é importante economizar dinheiro, bem como entendem que ter um planejamento financeiro é necessário para não sofrer tanto com imprevistos econômicos que possam surgir, pois todos sabem o quanto é frustrante precisar de dinheiro, e não possuir uma reserva de emergência. 

Nos últimos anos os preços dos produtos básicos e necessários do nosso dia a dia subiram muito, alguns até mesmo tornaram-se completamente inviáveis para algumas famílias de baixa renda, como os produtos derivados de leite e a carne vermelha, por exemplo. O que só mostra o quanto o poder de compra do cidadão decaiu.

Por mais que pareça um cenário desesperador e impossível de ser revertido, não é bem assim que funciona. Existe algo chamado “educação financeira”, que é capaz de ajudar todos os brasileiros a se organizarem melhor financeiramente, para que não sofram tanto com a situação econômica atual do país. 

A educação financeira vem acompanhada do planejamento financeiro, que por mais que muitas pessoas saibam o que é, e até tentem fazer, nem sempre conseguem executá-lo de forma eficiente e acabam pensando que nada disso realmente funciona. Mas acredite, funciona sim (quando feito da maneira certa).

Inclusive, apesar do nome até parecer um pouco complicado, a educação financeira em si, assim como o planejamento financeiro, não é nenhum bicho de sete cabeças, e toda pessoa que possuir disciplina e organização, consegue colocar em prática com muita facilidade.

E se você quer entender melhor qual é a importância da educação financeira e o que você deve fazer para, finalmente, conseguir ter sucesso financeiramente, este artigo é perfeito para você. Aqui vamos te explicar um pouco mais da importância dela, e por onde você deve começar a desenvolvê-la, para que assim, consiga fazer seu planejamento, e chegue ao sucesso financeiro que tanto almeja.

Entenda a importância da educação financeira

A educação financeira permite que todas as pessoas melhorem suas qualidades de vida, basicamente. Isso porque quando você aprende a gerir suas finanças, consegue entender melhor como o mercado funciona, quais são os melhores investimentos a se fazer e os riscos que cada um deles possui. 

Ela permite que você se arrisque na medida do possível e aproveite as melhores oportunidades que existem dentro do mercado financeiro. Além disso, você fica mais focado e disciplinado, e é capaz de economizar dinheiro para atingir todas as suas metas e objetivos, sendo capaz de alcançar seus sonhos. 

Imagine, por exemplo, que você foi demitido e não possui nenhuma reserva de emergência. O desespero sem dúvidas irá tomar conta de você neste momento, o que não acontece com quem tem educação financeira e entende a importância dela. 

Mas a educação financeira não é importante apenas por conta disso. Veja outros exemplos que podem te ajudar a entender melhor a diferença que ela pode fazer na sua vida:

  • Conforto durante a aposentadoria;
  • Independência financeira;
  • Capacidade de solucionar problemas financeiros imprevistos que podem atingir não somente você, mas toda a sua família;
  • Garantir muito mais qualidade de vida para todas as pessoas da sua família;
  • Capacidade de pagar, sem nenhum tipo de problema, a faculdade dos seus filhos.

Como você deve ter observado, os motivos que explicam a importância da educação financeira são realmente muitos, e você não deve esperar mais nenhum segundo para investir na sua.

Como começar a investir na sua educação financeira

Agora que você já sabe a importância da educação financeira, confira algumas dicas que vão te ajudar a começar investir nela de forma simples, mas muito eficiente:

  • A primeira coisa que você precisa fazer para investir na sua educação financeira, é fazer um curso que te ajude a entender melhor sobre ela, como os cursos que a Monway oferece, onde você aprende mais sobre educação financeira, planejamento e mentoria;
  • Além disso, é preciso que você quite todas as suas dívidas, pois antes de economizar dinheiro, é preciso estar com qualquer tipo de conta completamente quitada, para que você fique com o orçamento mais livre e consiga, finalmente, guardar uma quantia de dinheiro por mês, mesmo que pequena inicialmente;
  • Outro fator importante, é pedir um aumento ao seu chefe, caso você seja assalariado. Se você acredita no seu trabalho, merece que ele seja reconhecido, então, não tenha medo de pedir o quanto você considera que ele vale. É como dizem: o não você já tem, agora precisa trabalhar no sim;
  • Quando você faz o curso de educação financeira, também aprende a analisar melhor o mercado, suas oportunidades e riscos, o que é muito importante. Sendo assim, agora você precisa ficar de olho no mercado e escolher a dedo onde deve investir e de quais tipos de “oportunidades” deve passar longe.

Basicamente, se você seguir todos estes passos, conseguirá investir na sua educação financeira de forma bem rápida, e antes que você perceba, terá uma qualidade de vida muito melhor.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies