05 motivos para fidelizar um cliente

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Ter ações que irão fidelizar os clientes é algo importante para todas as empresas, especialmente porque é por meio desse relacionamento que será feito entre consumidor e negócio que surgem os benefícios para ambos os lados. 

Contudo, antes de começar a apresentar meios para fidelizar os clientes, é importante ter conhecimento do que é fidelização para que as estratégias possam ser feitas de um modo mais assertivo. 

A fidelização de clientes é quando se mantêm fiéis os consumidores após um processo de compras, tanto se já houve mais de uma ou então, é a primeira vez do cliente adquirindo os produtos ou serviços da empresa. 

Por exemplo, um fornecedor cosméticos de salão pode oferecer aos seus clientes fidelizados um melhor desconto por estarem sempre comprando produtos com ele, e com esse ato, o cliente pode sair em grande vantagem do que com outro profissional. 

Para que um consumidor se torne um cliente fiel, tudo o que envolverá sua experiência de compra acaba sendo considerado válido, sendo esses pontos:

  • Preço;
  • Logística de entrega;
  • Atendimento;
  • Suporte. 

Se o consumidor de sofá sob medida de canto possuir uma boa experiência com os aspectos práticos e humanos da empresa, a fidelização se torna até mesmo algo natural por ter criado uma confiança durante o processo.

Por isso, uma empresa pode usar o marketing de fidelização não somente como uma forma de gerar mais valor ao empreendimento como também, um meio para fazer com que o consumidor também acabe confiando mais na empresa. 

E até mesmo possa divulgá-la de modo informal para amigos e familiares por possuir uma confiança no empreendimento e na sua fabricação de uniforme para limpeza hospitalar

Portanto, quanto mais uma empresa criar meios para fidelizar os clientes durante a jornada de compra com boas experiências, melhor e maiores serão as chances de uma boa e duradoura fidelização. 

Os motivos de ter clientes fidelizados

A importância e os motivos de fidelização para uma empresa que está no mercado de fachada de loja adesivada, pode fazer uma grande diferença dentro do segmento, especialmente com os avanços cada vez mais constantes que o mercado vem sofrendo. 

Por isso, quanto mais as empresas souberem e colocarem em prática estratégias para fidelizar seus consumidores, maiores são as chances de se destacar no mercado. 

01. Divulgação

Quando se tem um bom relacionamento com o consumidor e este acaba se tornando um cliente fidelizado, a divulgação da empresa acaba ocorrendo de um modo mais natural, como se o indivíduo fosse um “porta-voz” da marca.

Embora muitas empresas acabam investindo em estratégias de marketing como anúncios e impulsionamento de postagens em redes sociais, algumas também acabam recorrendo ao famoso boca a boca. 

Por meio dele, outros consumidores acabam ouvindo as experiências de compras e até mesmo se tornam um fator que pode contribuir para a decisão de comprar uma cortina em lona ou não.

Por meio de um consumidor fidelizado, as indicações costumam ser mais assertivas e com isso, pode contribuir até mesmo com a empresa na redução de custos com algumas propagandas para conquistar novos leads. 

Permitindo que o capital que iria para essas áreas, possam ser destinados para outros setores como uma melhora no canal de atendimento para manter os consumidores fidelizados. 

02. A fidelização é mais fácil que a conquista de novos clientes

Os processos que uma empresa pode usar de fidelização para seus clientes são mais baratos do que um processo para converter um grande número de consumidores, sendo em algumas vezes até cinco ou seis vezes mais barato. 

Por isso, manter os clientes que já possui se torna mais vantajoso, porque as necessidades e o comportamento de vendas já foram identificados anteriormente e com isso, a empresa já sabe como percorrerá o funil. 

Ao contrário de novos consumidores, que por estarem no estágio da descoberta ou então, na identificação das suas necessidades que a empresa pode satisfazer, acabam exigindo mais recursos que os leve até o funil de compras.

Outro ponto que faz com que a fidelização seja mais fácil é porque a empresa pode criar um histórico do atendimento anterior dos consumidores, e por meio deste, saber o que fazer e acompanhar se os problemas voltaram a acontecer. 

03. Aumento de lucro

Quando se investe em estratégias de fidelização, as chances de um cliente comprar mais de uma ou duas vezes acabam sendo maiores, de acordo com alguns estudos, devido a confiança que foi criada. 

Portanto, com isso, acaba aumentando os lucros de uma empresa, podendo até mesmo não se importar com alguma mudança pequena no preço devido a confiança e as boas experiências que teve anteriormente. 

04. Feedback de qualidade

A fidelização não gera somente uma maior confiança da empresa para o consumidor, mas também, do consumidor para a empresa, especialmente quando se trata de pesquisas de satisfação. 

Sendo uma tática usada desde empresas de toldo fachada de loja até uma indústria de cosméticos, as pesquisas de satisfação de consumidores que têm as maiores frequências de compra fazem com que o negócio saiba como está sendo a opinião do público-alvo. 

E quando feita por um consumidor fiel, a empresa acaba interpretando suas respostas como um feedback mais honesto, devido a relação que foi estabelecida e por isso, sabe que o consumidor deseja somente o melhor para os produtos e serviços da marca. 

As respostas das pesquisas dos consumidores mais fidelizados também contribuem para a montagem mais assertiva das personas, que posteriormente, ajudarão a criar campanhas de marketing que saibam falar diretamente com o público-alvo. 

05. Redes sociais

As redes sociais passaram a ganhar mais e mais força dentro do mercado ao longo dos anos, especialmente por serem um recurso bastante popular entre a sociedade, o que acaba contribuindo para dar uma presença digital ao empreendimento. 

Com as redes sociais, não somente uma empresa pode achar os seus consumidores como estes podem se relacionar ainda mais com o negócio, de modo que a fidelização fique ainda mais firme. 

Se uma empresa utiliza as plataformas das mídias como uma das estratégias para o marketing de conteúdo sobre tenda balcão, são os consumidores fidelizados que acabam engajando os conteúdos e fazendo com que eles sejam entregues ao seu público-alvo. 

Por isso, interações em redes sociais com os clientes que são fidelizados, podem contribuir para que as páginas cheguem a outros usuários que possuem o mesmo perfil que a empresa busca.  

Como fidelizar?

Para que uma empresa possa começar a fidelizar seus consumidores, é importante que haja um monitoramento do comportamento de compras antes de iniciar uma estratégia mais direta com conteúdos e atendimentos personalizados. 

Se um cliente de telhado galvanizado embutido tem o comportamento de comprar de modo semestral, a empresa pode usar esse dado para saber como será a jornada de compras em momentos posteriores. 

Para saber como fidelizar, é importante que a empresa guarde as informações de compras para contribuir com um entendimento e táticas mais assertivas que fará com que o relacionamento com o consumidor se torne mais fortalecido. 

A personalização também contribui para essa ação, porque o consumidor acaba sabendo o quão importante ele é para o empreendimento, e não se tratando somente de mais uma venda.

Um atendimento humanizado por meio dos canais de comunicação também colaboram para uma fidelização mais longa dos consumidores, principalmente se a empresa demonstra que está aberta para ouvir suas opiniões e também, as reclamações. 

Esse atendimento pode ser realizado tanto durante a jornada como também, no pós-venda, etapa da qual transforma a fidelização em algo mais efetivo e duradouro se for bem planejada.

Com isso, a empresa e o cliente podem criar um relacionamento e nutri-lo por meio de mensagens personalizadas, bônus e divulgações, de modo que ambos sejam beneficiados dentro dessas ações.

Considerações finais 

Portanto, a fidelização de um cliente para uma empresa pode trazer vários benefícios para ambos os lados, de modo que o relacionamento possa se tornar mais fortalecido com as compras posteriores e os feedbacks que são coletados. 

Sendo uma estratégia que leva menos capital a ser gasto do que para converter novos leads, é a fidelização dos clientes que pode fazer a empresa ganhar uma notoriedade dentro do mercado em que atua.

Devido ao feedback desses consumidores por meio do boca a boca ou então, nas redes sociais engajando os canais de comunicação da página e as estratégias de marketing de conteúdo, fazendo com que haja uma notoriedade dentro do segmento. 

Fidelizar clientes pode ser um processo do qual ambos os lados encontrem benefícios e por meio deles, acabem prolongando as relações devido a boa experiência que um possui com o outro. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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