Aprenda a reformar um banheiro gastando pouco

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O banheiro é um dos ambientes mais importantes do imóvel, e ele está presente tanto nas construções residenciais quanto empresariais, industriais e assim por diante.

Mesmo tendo algumas funções específicas, o banheiro não precisa ser um local negligenciado quando se trata de decoração. Na verdade, ele precisa ser construído e reformado com o mesmo cuidado que os demais cômodos e pode ser bem decorado.

Ao longo dos anos, ele também se desgasta e fazer uma reforma é a melhor maneira de manter seu pleno funcionamento, atendendo a todas as nossas necessidades de uso.

Aliás, a reforma no banheiro é algo bem comum tendo em vista que este ambiente é úmido e precisa do dobro de cuidados. O surgimento de mofos na parede, azulejos quebrados e infiltrações são exemplos de situações comuns no espaço.

A boa notícia é que é perfeitamente possível reformar o banheiro sem gastar muito, respeitando o seu orçamento evitando o acúmulo de dívidas por conta dos reparos.

Neste artigo, vamos explicar como a pintura pode transformar o ambiente, de que maneira você pode usar adornos na decoração do banheiro e dar algumas dicas para reformar gastando pouco.

Como a pintura muda o ambiente?

Além de renovar o espaço, as cores são capazes de mudar absolutamente qualquer ambiente da casa. Dependendo do tom que você utiliza, é possível aumentar ou diminuir os cômodos.

Obviamente, o tamanho real das paredes não vai mudar com a pintura, o que muda é a nossa percepção em relação ao espaço, dependendo da combinação de cores.

Quando alguém faz uma reforma, precisa providenciar vários recursos para o cuidado com a obra, como no caso de locação de caçamba de entulho. Da mesma forma, é importante ter cuidado na hora de escolher as cores.

Tons mais claros transmitem sensação de amplitude e deixam a área com aspecto maior, uma excelente opção para quem tem o banheiro muito pequeno. 

A tinta é um recurso simples, mas pode fazer várias mudanças na área, como:

  • Alongar;
  • Estreitar;
  • Alargar;
  • Encurtar.

Inclusive, é possível dar outra noção de altura do teto, por meio da pintura, por isso, dependendo do tamanho do seu banheiro, é importante ter cuidado na hora de escolher.

Se tiver alguma dúvida, pode simplesmente perguntar para um profissional que entende do assunto, como no caso dos vendedores em lojas de materiais de construção.

Como usar adornos na decoração

Revitalizar o banheiro é tão importante quanto revitalizar qualquer outro cômodo da casa, afinal, ele faz parte do imóvel e é necessário no dia a dia. A boa notícia é que não é necessário fazer muito para que ele fique ótimo. Algumas dicas são:

Utilizar aromas

Quando se trata da estrutura do banheiro, alguns cuidados são importantes, como a impermeabilização de parede, devido ao excesso de umidade presente no espaço. Mas, para que ele fique mais confortável, o uso de aromas é uma boa opção.

Mesmo que o banheiro esteja totalmente limpo, é importante sentir um aroma convidativo e aconchegante, para ampliar a sensação de bem-estar. Utilize difusores, sabonetes e velas aromáticas.

Investir em plantas naturais

As plantas são ótimas para decorar o banheiro, tendo em vista que o verde harmoniza, traz mais sossego e paz.

Pesquise algumas espécies que conseguem sobreviver em espaços com baixa luminosidade e umidade mais intensa, como no caso da violeta e das orquídeas.

Aumentar o armazenamento

O banheiro também precisa de armários de espaços para guardar itens de higiene, como no caso dos sabonetes, creme dental, escovas de dentes, papel higiênico e assim por diante.

Se o seu banheiro for pequeno e não puder receber um móvel maior, prateleiras e nichos são ótimas opções, pois ajudam a organizar tudo sem ocupar espaço.

Mudar o piso

Como falamos, a pintura é essencial e você pode utilizar uma tinta lavavel para banheiro, mas é importante que o piso combine com o tom usado.

Existem várias opções no mercado, como o laminado e o vinílico que imitam madeira, mas não se danificam com a umidade. Se preferir, pode investir nos clássicos azulejos, principalmente se quiser trazer um visual mais retrô.

Decorar as paredes

O banheiro também pode receber alguns adornos nas paredes, da mesma forma como os demais cômodos da casa.

Você pode usar adesivos gráficos, cestos, quadros, dentre outros elementos que ajudam a compor o espaço e trazem mais inspiração.

Cuidar da iluminação

Por fim, cuide da iluminação do ambiente porque ela é muito importante durante alguns usos do banheiro, como na hora de fazer a barba ou se maquiar.

A melhor opção para esse espaço são as lâmpadas de LED, pois são mais eficientes e reduzem o aquecimento. Para combinar, uma boa dica é instalar porta de correr para banheiro de PVC.

Como reformar sem gastar muito?

É perfeitamente possível reformar o banheiro sem precisar gastar muito, a não ser que o espaço esteja realmente precisando de algumas intervenções mais drásticas.

Por exemplo, os imóveis antigos podem apresentar problemas hidráulicos ou necessitam de melhorias para que o espaço seja bem aproveitado. Se você estiver diante dessa situação, existem algumas coisas que precisam ser feitas.

Antes de mais nada, faça um planejamento e crie uma lista com tudo o que precisa ser modificado para ter uma ideia melhor do resultado.

Veja como está seu orçamento e estipule o quanto pode gastar, pois isso evita o acúmulo de dívidas o que pode atrapalhar a saúde financeira. Negocie preços e priorize mão de obra com valor justo.

Por falar nisso, seja para instalar box de vidro em L ou fazer alguma alteração mais pesada, sempre priorize mão de obra qualificada. É a melhor forma de não gastar tanto, uma vez que evita a necessidade de reformar novamente.

O proprietário do imóvel pode fazer algumas tarefas também, como instalar um chuveiro novo, o que ajuda a economizar durante a obra. Outras dicas para reformar sem gastar muito são:

Usar painéis de madeira

Algumas pessoas acreditam que os painéis de madeira não podem ser usados em áreas sujeitas à umidade. Na verdade, isso é possível, desde que o material seja próprio para esse tipo de ambiente.

Trata-se de um elemento muito versátil que quebra a frieza dos azulejos e traz mais sensação de conforto. É uma excelente opção para revestir paredes, planejar móveis e criar divisórias.

Fazer mosaicos

O design moderno e contemporâneo utiliza linhas limpas e perfeitas que trazem um ambiente mais arejado e aberto. 

O mosaico, por sua vez, atrai os olhares por conta de linhas retas e nítidas na bancada, alongando o espaço e “empurrando” a parede para fora.

Faça um teste de tinta para ver o tipo de mosaico que você pode criar posteriormente, mas o ideal é usar cores neutras, caso o banheiro seja muito pequeno.

Usar objetos decorativos

Geralmente, não é necessário fazer uma grande reforma para que o banheiro ganhe um espaço totalmente novo, isso porque mudar a decoração geralmente é o suficiente para que o resultado seja surpreendente.

Um bom exemplo disso é o espelho, que aumenta a sensação de amplitude e você pode usar diferentes formatos.

Os tapetes e quadros, por sua vez, trazem mais estilo, e caso queira uma decoração contemporânea, pode optar por estampas listradas.

Alguns cuidados mais específicos podem ser necessários, como mudar a instalação elétrica exterior, mas caso não seja necessário, outra dica é usar nichos e prateleiras para decorar e organizar o espaço.

Trocar a cuba

Outra dica é que faz toda a diferença sem precisar gastar muito, é trocar a cuba da pia, assim como torneiras e outros acessórios.

Mas, a cuba tem um papel muito importante na aparência do espaço e uma simples troca pode fazer toda a diferença no aspecto do seu banheiro.

Usar papel de parede

Se você não estiver a fim de mudar a pintura e quiser algo mais rápido e prático, uma boa dica é usar o papel de parede, que ainda traz um visual mais clássico para o espaço.

Agora, se você quiser um visual mais moderno para combinar com ducha inox para banheiro, uma dica é usar papel de com desenhos gráficos.

Considerações finais

O banheiro é um espaço necessário e presente em qualquer tipo de construção, mas quando se trata do nosso lar, é muito importante que ele seja bem cuidado e decorado.

Existem várias maneiras de modernizá-lo e melhorar sua funcionalidade e aspecto sem gastar muito. Dessa forma, você sempre terá um ambiente aconchegante e agradável no dia a dia.

Seguindo nossas dicas, com certeza será possível reformar o espaço com pequenos ajustes e ter um banheiro totalmente renovado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies