Protetor solar: como devemos utilizar corretamente no dia a dia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Prevenção de manchas, doenças e envelhecimento precoce são alguns dos benefícios do uso regular do produto

O protetor solar é um item indispensável na mala de viagem quando o destino fica no litoral. A associação é tanta que o cheiro de praia e o cheiro do produto se confundem no imaginário popular. Mas afinal, esse é o único momento em que é importante usá-lo? 

Cada vez mais, a conscientização sobre o uso do protetor solar no dia a dia ganha espaço. São profissionais das áreas da saúde e da estética que apontam a importância do produto e relembram que a exposição ao sol pode ser constante no dia a dia das cidades.

Porque usar o protetor solar no dia a dia?

O protetor solar, como o próprio nome indica, é um produto desenvolvido para que a pele seja protegida dos raios UV, que podem prejudicar a saúde a curto, médio e principalmente, a longo prazo. 

É importante lembrar que os raios UV não estão presentes apenas nas praias e nas viagens de verão. A presença constante do sol faz com que eles atinjam a pele também no dia a dia: no caminho do trabalho, durante o almoço, na caminhada até o metrô… a exposição acontece com frequência em uma rotina comum.

Introduzindo o protetor solar na rotina

Uma vez compreendida a importância da proteção solar, é hora de introduzir o hábito na rotina. Algumas dúvidas referentes à escolha do produto, a frequência da aplicação e os locais mais expostos podem surgir durante o caminho. Abaixo, é possível tirar essas e outras dúvidas.

Escolhendo o protetor solar

Os protetores solares possuem diferentes graus de proteção, medidos pela sigla FPS, que pode ser conferida na embalagem do produto. Na hora de escolher qual protetor comprar, a regra é simples: quanto maior o FPS, melhor! O indicado é utilizar a partir do 30 FPS.

Fazendo a aplicação do protetor solar de forma adequada

Com o produto escolhido, é possível avançar para a próxima etapa: a aplicação. Não existe uma medida exata da quantidade que deve ser aplicada na pele, porém, é importante que ela seja compatível com a área que receberá o produto. A dica é ficar atento se é possível visualizar a camada de produto, o indicado é que no momento da aplicação, o indivíduo consiga perceber a diferença entre as áreas que receberam o protetor solar e as áreas que ainda não foram cobertas.

Ao longo do dia, também é importante fazer a reaplicação, garantindo que a proteção permaneça. Passar o protetor solar novamente após o almoço já é suficiente para quem trabalha em escritórios ou ambientes fechados. Para aqueles que ficam diretamente expostos, a indicação é reforçar as camadas de produto de 3 em 3 horas.

Em quais áreas devo aplicar o protetor solar?

A aplicação do produto deve se concentrar na área do rosto, que fica mais exposta devido à ausência das camadas de roupa que cobrem o resto do corpo. Para quem trabalha em ambientes fechados, o uso do protetor solar facial já é o suficiente. Agora, se o indivíduo fica exposto diretamente durante o dia, é indicado aplicar o produto também nas áreas que não estiverem cobertas por roupa.

Quais os benefícios de usar o protetor solar no dia a dia?

Seguindo as recomendações acima, é possível aproveitar os principais benefícios da proteção solar que vão desde a estética, com a prevenção de manchas e do envelhecimento precoce, até a saúde, com a prevenção de doenças graves causadas pela exposição ao sol, como é o caso do câncer de pele. Dedicando alguns minutos por dia para a aplicação do protetor solar, é possível conquistar uma maior qualidade de vida a curto e longo prazo.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies