Quanto tempo dura o curso preparatório militar?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

No Brasil é extremamente comum ver jovens com o desejo de ingressar na carreira militar. Além é claro de existir um desejo patriótico ali, muito do motivo das pessoas procurarem esse emprego, é por suas condições.

Dependendo do cargo, uma pessoa nessa área pode receber um salário que passa dos R$10 mil, isso sem contar todos os benefícios que vem com a área.

Mas para muitos, entrar nesse meio pode ser um pouco complexo, principalmente porque a pessoa deve escolher também qual área da carreira militar deve seguir.

Além de ter que escolher entre Marinha, Exército e Aeronáutica, a pessoa ainda pode escolher cargos lá dentro que não são apenas soldado, como mecânico, por exemplo.

Cada cargo tem seu salário, sua função, seus próprios desafios, então é muito importante que a pessoa pesquise muito bem como isso tudo funciona antes de escolher o que quer fazer, e se realmente quer seguir carreira militar.

Mas o que todos esses cargos e áreas da carreira militar têm em comum, é o começo. No começo todos passam pelo mesmo lugar: o curso preparatório militar

Através dele, todo militar, homem e mulher, independente do que vão fazer no futuro, são preparados para esse mundo, por isso a importância desse curso.

Mas exatamente por ser um curso tão importante, muitas pessoas têm curiosidades sobre ele, sobre sua importância real e o seu tempo de duração. E hoje estamos aqui para falar justamente sobre isso.

Vamos falar um pouco sobre o curso, o seu tempo de duração e também o quanto ele pode ajudar um militar aspirante no resto de sua carreira.

O que é um curso preparatório?

Apesar do salário alto e dos benefícios, temos que lembrar que a trajetória dentro do ramo militar é bem árdua. Algumas das provas mais difíceis do Brasil são justamente para ingressar em certas escolas militares, e por conta disso as pessoas precisam se preparar.

A ideia é simples, quando você quer fazer um vestibular muito importante o que você faz? Você estuda, porém se você tem condições, você não só estuda em casa ou pela internet, você faz um curso preparatório para isso.

No caso dos vestibulares tradicionais isso se dá através dos tradicionais cursinhos. Se pararmos para pensar, um cursinho nada mais é do que um curso que você faz para se preparar para uma prova importante que vai te colocar em outro curso.

A ideia do curso preparatório é a mesma, porém ele é capaz de te preparar de forma mais eficaz. Isso porque um cursinho normal te prepara para um vestibular, mas não te prepara para o curso em si.

No curso preparatório militar você é preparado para a vida de militar, o que é muito importante. Sabemos que muitas vezes a vida de militar é sacrificante, e pode acontecer de uma pessoa entrar nesse mundo sem saber a real extensão desses desafios, e acaba se desiludindo lá dentro.

No curso preparatório, ela vai saber exatamente como as coisas funcionam nesse ramo, todos os críticos que precisam ser feitos, o que ali já vai servir praticamente como um filtro, já que quem sente que não serve para isso, vai desistir ali mesmo.

Isso significa que o curso honra o seu nome como “preparatório”, não apenas ajudando o soldado nas matérias que lhe deve estudar para as futuras provas, mas também mostrando para ele como esse mundo é, e o preparando para isso também.

Quanto tempo dura o curso preparatório militar?

Isso vai variar um pouco de curso para curso, e da forma com que o aluno prefere abordar. Existem cursos que servem como um ensino médio comum. Ou seja, a pessoa vai cursar 3 anos e vai ver as mesmas matérias, mas com aulas relacionadas ao exército em conjunto.

As pessoas podem inclusive escolher fazer esse curso ao invés do ensino médio civil, que vão ter o mesmo valor no currículo. 

Existem outras variações mais intensas do curso preparatório que podem durar cerca de 4 anos, e também é mais voltado para quem quer começar cedo na carreira militar.

Existe ainda a sua versão mais curta do curso, que é voltada para aqueles que já concluíram o ensino médio completo, e querem começar na área militar. Nesse caso, o curso tem duração de 1 a 2 anos, e acaba focando mais na área militar mesmo, apenas revendo algumas questões do ensino médio. 

Em resumo, a carreira militar segue sendo muito prestigiada no Brasil, e a prova disso é que toda prova militar é extremamente concorrida e difícil de se passar, por isso a recomendação para todos que querem seguir na área é muito estudo e muito foco.

E com um curso preparatório, as chances de conseguir entrar onde você deseja sobem muito, já que ele não te prepara apenas para as provas, mas sim para a realidade que você vai enfrentar dentro.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies