O que é furação na usinagem? Entenda

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Se existe o setor que ajuda o Brasil demais em seu desenvolvimento, criando empregos e também fazendo com que a tecnologia avance cada vez mais, esse setor é o da indústria.

A Indústria aqui no Brasil é um dos setores mais firmes que existe, e mesmo em tempos de pandemia e crise, conseguiram se manter firmes, e até tiveram um belo crescimento em 2021, enquanto outros setores ainda sofriam com os efeitos econômicos do Covid-19.

A razão para isso são várias, talvez seja o quão necessário a Indústria é para vários segmentos, talvez seja pela necessidade de seguir viva dando emprego para tantas pessoas.

Mas o fato é que esse segmento segue forte, atraindo a atenção de diversas pessoas que estão começando a conhecê-lo, e até tendo vontade de investir nele.

Por exemplo, sabemos que os processos de usinagem são complexos, e que são fundamentais para a construção de itens complexos e grandes. Mas você sabe o que é furação dentro do mundo da usinagem?

O nome pode dar a entender que é apenas fazer um buraco, mas isso seria uma simplificação que não diz respeito a tudo o que esse processo pode fazer.

Qualquer processo que envolve usinagem é extremamente complexo, e tem que ser feito de uma forma que seja não só bem feita, mas também eficiente e segura, porque nesse caso estamos sempre falando de máquinas grandes e que consomem muitos insumos.

E hoje estamos aqui justamente para falar desse assunto com você. Nós vamos esclarecer como é feito esse tipo de processo, quais suas variações e sua importância nesse meio.

Então atenção, porque vamos falar tudo sobre o complexo processo de furação na usinagem, e todos os seus fatores.

O que é furação?

Embora dizer que furacão é apenas o ato de abrir um buraco em alguma coisa, como em uma chapa perfurada, por exemplo, a ideia por trás disso está certa. Com a diferença de que isso é feito com um maquinário que custa milhares de reais, às vezes de dólares, e que tudo é feito sobre cálculos milimétricos.

Para garantir que a peça tenha o buraco que ela precisa ter, seja por qual motivo for. Geralmente a ideia é fabricar alguma peça para algum maquinário ainda maior, e os furos feitos vão servir um propósito específico para sua montagem.

Como é o processo de furação?

Primeiramente a indústria tem uma peça que precisa ser perfurada. É analisado onde vai ser esse furo e qual a sua espessura e profundidade. 

Assim que esses detalhes são calculados, eles precisam analisar qual broca vão usar, se o material da broca é forte o suficiente para perfurar a peça. Além disso, precisam também saber qual é o tipo de furo que eles pretendem fazer, e isso tem ligação direta ao tipo de broca.

O jeito mais clássico de se fazer uma perfuração, é usando brocas que consigam fazer rotação e ter um deslocamento linear ao mesmo tempo.

Isso faz com que a broca consiga perfurar o material, mas graças ao seu formato, também faz com que o excesso do material saia naturalmente apenas com o movimento da broca.

Essas brocas são totalmente automatizadas, uma vez que as peças geralmente são bem grandes para serem furadas por mãos humanas.

Pelo fato de automação fazer parte desse processo, os furos tendem a ser perfeitamente simétricos, sem falhas e nem formatos errados, como, por exemplo, buracos com rebarba, cilíndricos, curvos ou inclinados.

Esses aparelhos geralmente são extremamente caros, e possuem computadores que vão garantir através de softwares e cálculos que tudo seja feito da forma mais assertiva possível, não desperdiçando insumos e nem estragando uma peça que já esteja devidamente montada.

Outros erros que podem acontecer nesse processo, e que são evitados pela automação dos equipamentos são:

  • Erros de forma: diâmetro não uniforme;
  • Rebarba: rebarba na entrada ou saída do furo; 
  • Erros de posicionamento: deslocamento do centro do furo;
  • Erros de circularidade: seção circular distorcida ;
  • Erros de dimensão: diâmetro resultante diferente da broca.

Vale a pena dizer que a ideia de furação não serve apenas para abrir buracos totalmente novos em lugares. Existe um processo dentro da duração que se chama alagamento de furo.

Pode acontecer de um buraco já existir, mas ele não ser grande ou profundo o suficiente ou mesmo não ter o formato que é o esperado.

Nesse caso existem aparelhos específicos que servem para modificar esse buraco. Embora não tenha muito como encurtar ou diminuir o buraco, existem brocas específicas para aumentá-los de todas as formas possíveis.

Em resumo, a furação é uma parte importantíssima dentro do mundo da usinagem, e é um processo que avançou muito conforme a tecnologia foi avançando também.

Hoje podemos afirmar que, felizmente, esse processo que é fundamental, também é muito mais seguro, muito mais preciso, e feito de forma bem mais simplificada. E quem agradece são todos os profissionais dessa área.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies