4 dicas para organizar uma open house

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Open house é um evento que tem como finalidade celebrar algum acontecimento ou data especial. Por exemplo, quando alguém compra um imóvel, pode fazer essa comemoração para celebrar a conquista.

A melhor tradução para open house é casa aberta, portanto, um acontecimento onde o dono abre as portas de sua casa para receber os convidados. Geralmente, esse evento acontece para celebrar uma casa nova.

Ou seja, é uma comemoração específica para inaugurá-la, mas não é só isso. Existem outros significados que podem ser atribuídos a essa prática,e, de qualquer forma, é um evento muito interessante para reunir as pessoas e se divertir.

Ao longo do ano, muitos acontecimentos e datas são motivos para celebrar, e o conceito de open house ajuda a fazer isso de maneira mais agradável e confortável para todos os convidados.

Por ser um termo relativamente novo no Brasil, algumas pessoas ainda não conhecem a prática, mas com certeza ela se encaixa à realidade de qualquer indivíduo.

Pensando nisso, neste artigo, será explicado o conceito de open house, será mostrado como você pode organizar um e dar algumas dicas para que a celebração seja memorável.

O que é open house?

Open house é um evento que pode ser visto como um tipo de comemoração para celebrar a residência nova de alguém, ou seja, é a inauguração da propriedade.

Você pode organizá-lo para celebrar a conquista de um novo lar, embora esse acontecimento não seja uma regra.

Se você está morando em uma nova propriedade e quer reunir as pessoas que são importantes para você, pode organizar o open house, independentemente de ser solteiro ou casado.

O objetivo é decorar o ambiente com cadeira empilhável colorida e comemorar a conquista. É importante lembrar que, quando se fala de uma casa nova, ela não precisa ser especificamente comprada.

Você pode fazer uma reforma e chamar as pessoas para conhecer. Da mesma forma, um jovem adulto que acabou de conquistar a independência alugando um apartamento, também pode fazer essa reunião.

O open house também acontece quando as pessoas são convidadas para comemorar um acontecimento ou alguma data especial na casa de um amigo ou parente, como:

  • Natal;
  • Batizado;
  • Noivado;
  • Despedidas.

Independentemente de qual seja o motivo da celebração, quando alguém convida você para um evento na casa da pessoa, está abrindo as portas para você.

Outro motivo para organizar o open house é a necessidade de apresentar um imóvel para revenda. A imobiliária pode decorar a casa ou apartamento para que as pessoas possam conhecê-lo.

É uma forma de saber qual seria a sensação de viver ali e ainda ajuda a quebrar objeções. O organizador pode fazer um convite em vídeo para chamar as pessoas e a imobiliária cumpre o papel de anfitriã.

Só que, para que o evento seja realmente agradável para todos e faça sentido, é muito importante saber organizá-lo.

Como organizar o open house

Muitas pessoas gostam deste tipo de evento, mas simplesmente não sabem como começar a se organizar. O ideal é seguir um passo a passo com as seguintes práticas:

1. Fazer uma lista de convidados

A primeira coisa que você precisa fazer é criar uma lista de convidados para saber quem vai chamar para a celebração.

Para facilitar ainda mais a comunicação com todos eles, crie uma lista no WhatsApp, pois também é uma forma de evitar a necessidade de gastar com convites impressos.

Sem falar no fato de que se trata de um evento informal, descontraído e que não precisa de convites bem elaborados ou trajes formais.

Depois de convidar todo mundo, combine uma data e oficialize a visita, assim, o evento estará marcado, sendo necessário apenas ajustar alguns detalhes.

2. Pensar nos comes e bebes

Antes de decidir o que vai servir no evento, procure saber se algum convidado é intolerante ou alérgico a algum alimento, se alguém é vegetariano, e assim por diante.

A celebração é algo muito descontraída, então, ao invés de gastar muito dinheiro fazendo um jantar chique, você pode confeccionar camiseta para evento, deixando o ambiente ainda mais divertido e alegre para todos.

Quanto à comida, o ideal é uma mesa com petiscos que podem ser comprados, ou preparados em casa, e espalhados em locais estratégicos do ambiente.

Procure variar muito nos tipos de bebidas servidas, oferecendo os sucos, refrigerantes, drinks e cervejas. Com relação à quantidade de comida, é muito importante saber calcular, com base na quantidade de pessoas que você vai convidar.

Por exemplo, se for servir salgados, calcule uma média de dez salgadinhos por pessoa. Agora, se for churrasco, uma média de 450 gramas de carne por pessoa.

Para as bebidas, um litro de suco para cada quatro pessoas, uma garrafa de vinho para três pessoas e dois litros de refrigerante para quatro pessoas.

Não se esqueça dos doces para eventos, pois eles deixam o ambiente ainda mais agradável, complementam as comidas servidas e as crianças vão adorar.

3. Escolher uma boa playlist

Como você já sabe, o open house é um evento leve e descontraído, por isso, a música precisa ser animada. Existem diferentes gêneros musicais e é muito importante variar para que todos se identifiquem.

Tenha em mente que é impossível agradar todo mundo, mas, por causa dos aplicativos, fica mais fácil misturar diferentes estilos e tornar a festa divertida para todos.

Só não se esqueça de que o volume precisa estar em som ambiente, pois se estiver muito alto, vai incomodar os convidados, por outro lado, se estiver muito baixo, não será ouvido e apreciado.

4. Cuidar da decoração

O objetivo do open house, geralmente, é mostrar o novo lar e todas as suas características, como pinturas em salas residenciais. Mesmo assim, a decoração da festa precisa ser mais específica.

Uma boa dica é espalhar plaquinhas com mensagens de boas-vindas, usar vasinhos de flores que depois os convidados podem levar para casa e saber organizar adequadamente os acessórios, como toalhas.

Não se esqueça de ver como está a organização do lavabo, que precisa de toalha de mão e sabonete líquido.

Como fazer um open house memorável

Se você quiser que o seu evento fique na memória das pessoas por muito tempo, mesmo que ele seja mais íntimo, é possível torná-lo memorável. Algumas dicas para isso são:

1. Ter um espaço para as crianças

Esse evento é voltado para as comemorações que reúnem amigos e familiares e, sem dúvidas, muitas pessoas vão receber crianças em casa.

Para elas, uma festa só com adultos pode ser entediante e os pais acabam tendo que ir embora mais cedo por causa disso.

Independentemente de você ter contratado um buffet de churrasco para 100 pessoas e garantir uma festa maravilhosa, é interessante ter um espaço exclusivo para que as crianças possam brincar.

Se o seu evento for muito grande e a quantidade de crianças for bem extensa, vale a pena investir em alguns itens, como cama elástica e até um monitor para brincar com elas.

Agora, se o seu open house for menor e mais intimista, uma mesinha separada com lápis de cor, papel e alguns brinquedos, é o suficiente para que elas possam se entreter enquanto a festa acontece.

Outra dica é colocar um filme infantil ou um desenho animado na TV, pois elas podem se distrair enquanto os adultos conversam.

2. Distribuir lembrancinhas

Depois de preparar toda a casa, com persiana vertical para sala de estar e outros elementos que vão encantar seus convidados, é interessante agradecer a presença deles com uma lembrancinha.

Sem dúvidas, o evento vai ficar muito mais charmoso e marcante, lembrando de optar por presentinhos que realmente sejam úteis no dia a dia dos convidados.

Dentre as opções que mais combinam com esse tipo de vento estão as velas perfumadas, vasinhos de planta e taças de acrílico. Se preferir, também pode distribuir doces no pote.

3. Cuidar da iluminação

Por fim, mas não menos importante, cuide da iluminação do seu evento, pois o tipo de luz usado faz toda a diferença na celebração.

Para entrar no clima e deixar tudo a caráter, você pode usar um avental cozinheiro personalizado para servir os comes e bebes e pendurar fios de luzes com lâmpadas coloridas nos espaços onde a celebração vai acontecer.

O local vai ficar muito mais bonito, chamar a atenção das pessoas e fazer todos os seus convidados entrarem no clima de festa.

Considerações finais

O open house é um evento que está se popularizando muito entre casais e pessoas solteiras que desejam celebrar um acontecimento importante, principalmente para estrear a nova casa.

Trata-se de uma celebração simples e muito fácil de organizar, mas que tem um significado enorme e permite que você esteja perto de quem realmente importa, nos momentos mais especiais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies