Como aplicar estratégias de inbound marketing para aumentar as vendas do seu negócio

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O inbound marketing é uma das estratégias de marketing que cada dia mais estão sendo utilizadas pelas empresas, principalmente, por ter uma conquista mais efetiva do público-alvo.

Tendo como base a criação de conteúdos e o compartilhamento destes para um público específico, o inbound marketing permite que a empresa possa se comunicar com seus consumidores de um modo mais direto, iniciando assim, um relacionamento. 

Por ter essa mensagem mais direta, o relacionamento entre uma empresa que vende uniformes executivos masculinos com seus clientes pode ser mais duradouro, o que acaba gerando benefícios para ambos os lados.  

Uma boa estratégia de inbound marketing faz com que os consumidores se sintam atraídos pela mensagem que a empresa passa, tanto pelo nome da marca em si ou então, seus produtos e serviços, de modo que acabam se tornando clientes fidelizados. 

A empresa por intermédio do inbound, pode mostrar de diferentes modos que pode dar a solução aos seus consumidores sobre aquilo que eles buscam e anseiam em um produto e serviço.  

O que acabou levando a técnica a ser conhecida como novo marketing por alguns especialistas ou também, como marketing de atração.

Mesmo já sendo uma estratégia utilizada há bastante tempo pelos profissionais do ramo, o inbound marketing começou a ganhar ainda mais força quando a internet passou a ser uma das ferramentas utilizadas pelas empresas para conquistar consumidores. 

Podendo até mesmo ter crescido e se fortalecido de uma forma paralela ao marketing digital, devido a comunicação online que passou a ser usada dentro do mercado com os recursos que cada vez mais iam sendo buscados na sociedade. 

Funcionando como uma espécie de ímã, se a estratégia do inbound marketing for bem planejada, é possível que somente com uma busca sobre auto escola para iniciantes, o consumidor se sinta atraído por um negócio e comece sua jornada de compra.

As vantagens em utilizar o inbound marketing

Dentro das vantagens que o Inbound marketing proporciona a uma empresa, podem ser incluídos pontos como:

  • Alcance do público-alvo certo;
  • Deixa mais próximo dos clientes;
  • Poder de persuasão;
  • Ciclo de vendas mais curto;
  • Menor custo;
  • Resultados em tempo real.

Saber qual é o público-alvo certo que um empreendimento deve alcançar pode proporcionar que boa parte dos objetivos e metas da empresa sejam concretizados, e quando se utiliza o Inbound marketing, as chances podem aumentar em grandes porcentagens. 

Principalmente, porque os conteúdos que forem sendo criados sobre kit cerveja brinde não atrai o público em geral, mas sim, aqueles que estão buscando dar o produto em algum evento, ou seja, quem já possui um bom potencial de compra. 

Essa estratégia pode fazer com que a empresa se torne mais próxima dos clientes, especialmente se eles começarem a ouvir recomendações e também, acompanhar os conteúdos que estão ligados aos seus desejos. 

Por ter o que é considerado uma comunicação aberta, uma empresa pode saber sobre a opinião do consumidor em tempo real, tendo deste modo, bons feedbacks que logo apontam sobre os problemas que podem ter passado despercebidos. 

Principalmente, porque com o forte poder de persuasão que as empresas acabam criando em suas campanhas de marketing, o ciclo de vendas se torna mais curto do que o habitual de outras empresas que não utilizam o Inbound. 

Ciclos de vendas longos podem trazer um desinteresse ao consumidor, que acaba desistindo no meio do processo do funil de compras de um piso laminado eucafloor prime carvalho ao notar que está sendo estendido para muitas áreas. 

Quando uma empresa adota um ciclo de vendas mais curto do que o habitual, o aumento das vendas e a diminuição de custos para elaborá-los, cresce de uma forma significativa, principalmente porque para conquistar novos leads, acaba exigindo um bom orçamento. 

Um dos pontos vantajosos do inbound marketing é que as estratégias possuem custos menores em comparação a outras do mercado, o que pode fazer com que empresas que estão começando a se fortalecer possam adotar as estratégias. 

E com isso, não tenha um desperdício de recursos caso não tenha dado certo, permitindo que o investimento possa ir para outras áreas que necessitem de uma melhora, como a compra de novas tecnologias para instalar cerca elétrica para a segurança.

As estratégias do inbound marketing permitem também que os resultados sejam acompanhados em tempo real, assim como outras estratégias do departamento de marketing e com isso, contribui para saber como está o relacionamento com o cliente. 

Quanto mais uma empresa se preparar dentro de um mercado concorrido, maiores são as chances de ganhar uma presença e ter a atenção de um bom público-alvo, o que as estratégias do inbound podem proporcionar se forem bem aplicadas.

Como aplicar?

Para um empreendimento de pergolado de madeira para corredor utilizar o inbound marketing, é necessário alguns passos para que a sua aplicação possa obter um bom resultado com os seus clientes. 

O primeiro passo é ter uma atração para o negócio, o que acaba levando a união do inbound com o marketing de conteúdo para se criar a presença digital que atrai consumidores e mostrará a concorrência uma presença no mercado. 

Variando de empreendimento para empreendimento, as opções para chamar a atenção do consumidor podem ser por meio de blogs, sites, redes sociais ou e-mail, devendo ter conteúdos relevantes para que a relação com o cliente seja estabelecida.

Porque isso acaba fazendo com que, não somente uma união com o consumidor seja estabelecida, mas também uma credibilidade acabe sendo conquistada dentro do mercado, aumentando ainda mais as chances de venda. 

Posteriormente, é necessário que sejam aplicadas técnicas de conversão, mas diferentemente das demais estratégias das quais haja uma mensagem explícita, no inbound marketing a mensagem acaba sendo uma demonstração do que a empresa pode fazer.

Por exemplo, se um consumidor deseja comprar açaí revenda para o seu negócio, com o inbound, a empresa mostra quais são os problemas que o cliente tem e como ela pode resolver, dando opções de escolha das quais a equipe oferece.  

Isso faz com que a empresa mostre os meios que o cliente pode ter para chegar ao seu objetivo, não apresentando-o diretamente mas sim, por meio de conteúdos que possam fazê-lo escolher seus serviços. 

A próxima etapa da qual uma empresa deve planejar bem e alinhar com o inbound marketing são as vendas, no qual toda a estratégia irá levar o cliente a um ponto de fechamento que consumirá o produto ou o serviço.

Para algumas empresas, a opção para se ter uma conclusão mais sólida está ligada a um contato direto com o consumidor de forma que a abordagem possa ser mais leve devido ao conhecimento que já foi apresentado durante a jornada do funil de vendas. 

Esse contato mais direto também pode apresentar momentos que o consumidor acabou com alguma dúvida final, por isso, é importante que as equipes que ficarem responsáveis por esse setor saibam atendê-los de modo que não restem mais questionamentos. 

A fase final do Inbound marketing é a fidelização, sendo esse um ponto chave que pode fazer com que todos os planejamentos anteriores concluam o objetivo principal da empresa. 

A conclusão de uma compra não indica que é o fim do processo e do funil, mas sim, o começo para se iniciar o relacionamento com o consumidor por meio do processo de pós-venda. 

Nesta etapa, cativar o cliente de modo que o feedback possa vir de um modo natural, acaba fazendo com que o indivíduo considere boa a experiência e retorne a repeti-la em algum momento, chegando até mesmo a ser um divulgador da marca. 

Pois, ao aprovar os produtos ou os serviços, de um modo natural acabará fazendo as campanhas para amigos e familiares que precisarem, além de compartilhar os conteúdos que foram criados nas redes sociais, fazendo com que a página seja engajada. 

Se um cliente for fidelizado, o inbound marketing pode criar conteúdos personalizados de forma que valorizem essa parceria entre empresa e consumidor, sendo possível para que o empreendimento possa criar um programa de fidelidade.  

Considerações finais 

As estratégias de inbound marketing podem ser um bom modelo que gerará grandes vendas para o negócio, especialmente se bem aplicadas e se o que for produzido conseguir se comunicar com os clientes certos. 

Sendo uma das estratégias que não exigem tanto orçamento para serem feitas, como outras do marketing, o inbound também faz com que o ciclo de vendas de uma empresa seja curto, de modo que não tire a atração do cliente pelo produto ou serviço. 

Podendo ser utilizado nos mais diferentes modelos de empreendimentos, desde uma fabricante de insulfilm janela quarto até uma loja de cosméticos, o inbound marketing ganha cada vez mais força no mercado conforme a tecnologia cresce. 

Devido aos conteúdos que são criados, esse modelo de marketing acaba estando presentes dentro dos veículos online, fazendo com que as empresas busquem cada vez mais formas de se destacar dentro do mercado e assim, gerando uma movimentação dentro do nicho.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies