Contas digitais e sua tecnologia avançam em 2022

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Consumidores e empresas se estabeleceram em novos padrões bancários digitais que estão interrompendo o status financeiro primário de bancos e cooperativas de crédito herdados, impactando o crescimento e os relacionamentos duradouros. Para responder, às instituições financeiras devem considerar novas alternativas de direcionamento e desenvolvimento de produtos que podem incluir uma presença nacional. Uma das novidades é utilizar o meio digital em suas compras muitas pessoas não sabem o que é CVV do cartão mas ele serve para compras digitais on-line.

Um dos principais impactos da pandemia é o aumento do nível de conforto que os consumidores têm com as interações digitais e a diminuição da dependência das agências bancárias. Isso impactou significativamente a variedade de instituições financeiras que um consumidor considerará quando desejar uma solução financeira e onde estiver abrindo novas contas. O resultado é um aumento dramático no número de consumidores que têm sua conta bancária primária em uma grande organização de tecnologia. 

Para responder a essa mudança nas lealdades bancárias, as instituições financeiras tradicionais devem diminuir sua dependência da pegada das agências e considerar uma estratégia de aquisição de contas digitais muito mais ampla para gerar novos depósitos, empréstimos e crescimento de pagamentos. Para organizações menores que os maiores mega bancos, também haverá a necessidade de atingir segmentos específicos de clientes em escala, construindo ofertas diferenciadas.

Bancos tradicionais

As instituições financeiras estão percebendo que o aumento do uso do banco digital não é um fenômeno temporário causado pela pandemia, mas uma mudança sísmica e permanente na maneira como consumidores e empresas realizam operações bancárias diárias. Essa mudança está afetando a maneira como as experiências do cliente devem ser aprimoradas e o envolvimento do relacionamento aumentado. A diminuição no uso de agências físicas começou muito antes da pandemia, com consumidores de todas as faixas etárias adotando alternativas digitais para economizar tempo. O que é diferente hoje é que esse voo para o digital também está começando a impactar as organizações com as quais os consumidores estão escolhendo fazer negócios. Mais do que nunca, a fidelidade do cliente existente está sendo desafiada por opções agnósticas de canal, onde dados e análises aplicadas permitem que um cliente obtenha soluções mais personalizadas quando e onde desejar.

Provedores alternativos

Na última década, instituições financeiras não tradicionais entraram no ecossistema bancário, oferecendo soluções especializadas exclusivamente digitais. A pandemia serviu para acelerar a mudança dos bancos tradicionais baseados em agências para os bancos digitais, sugerindo um maior nível de confiança e conforto geral com alternativas de tecnologia, o banco digital de seu principal provedor de conta corrente. Para aqueles que pensam que apenas os consumidores mais jovens estão fazendo a mudança, a porcentagem de consumidores da geração X (42 a 56 anos) que têm sua conta principal em um banco digital cresceu de 8% para 22% desde 2020.

O impacto dessa mudança não é igual em todos os tipos de instituições financeiras. Curiosamente, o impacto negativo mais significativo está sendo sentido pelos maiores bancos tradicionais. Enquanto os principais mega bancos dominaram as atribuições de contas correntes primárias dos consumidores em 2020, a porcentagem de consumidores da Geração Z cuja conta corrente principal está em um dos cinco principais bancos caiu de 35% para 25% . Entre os consumidores da geração do milênio e da geração X, as porcentagens caíram quase pela metade.

Banco primário sendo redefinido

Houve um tempo em que a definição da relação bancária primária era fácil. Um consumidor tinha uma conta corrente, uma conta poupança e uma relação de empréstimo. Enquanto alguns consumidores mantinham todos esses relacionamentos em uma única instituição financeira, a conta corrente geralmente era considerada a conta financeira principal se várias organizações atendessem às necessidades financeiras do consumidor.

Ao longo dos anos, a definição de uma conta financeira primária evoluiu, à medida que os consumidores abriam várias contas à ordem, poupança, empréstimo e investimento e à medida que a competição pela fidelização aumentava. Hoje, não é incomum que um consumidor tenha cerca de uma dúzia de relacionamentos financeiros servindo a múltiplos propósitos.

Fonte: Redação

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