Inverno: Saiba os cuidados necessários para proteger o seu pet

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O inverno é uma época do ano em que muitos donos de animais domésticos ficam extremamente preocupados com a saúde dos bichinhos. 

Pois, apesar da pelagem natural dar conta do essencial, são muitas as doenças que surgem durante épocas muito frias.

Por esta razão, os cuidados relacionados à limpeza e temperatura do ambiente tornam-se tão importantes quanto um procedimento de ultrassom dental veterinário, tendo em vista que a prevenção é a melhor resposta para a garantia de uma maior qualidade de vida.

Sejam cães, gatos, hamsters ou mesmo os coelhos, todos os pets precisam dos cuidados básicos com a sua saúde e bem-estar. E essa garantia deve começar com os pequenos detalhes relacionados ao ambiente, seja varanda ou quarto com rolo carpete.

Assim, para salientar essa necessidade de atenção ao local de convívio e aos hábitos diários, as principais dicas de cuidados e orientações práticas sobre como proteger os animais de estimação do frio serão o tema desta exposição.

Por fim, também serão abordados alguns argumentos em vista da importância por trás da proteção dos pets contra o frio, seja através da mudança nas práticas de limpeza ou mesmo na instalação de aquecedor solar em nível.

Como proteger os animais do frio?

A chegada de uma nova frente fria sempre traz grandes preocupações a muitas pessoas, e sobretudo, com os tutores, a necessidade de uma maior atenção.

Ao contrário do que muitos pensam, a pelagem animal, em algumas espécies e raças, não é o bastante para manter o pet suficientemente quente durante o inverno, de forma que as temperaturas menores podem afetar a saúde e o bem-estar deles.

Para alguns animais, pode acabar sendo necessário até mesmo recorrer a algumas outras formas para conseguir proteger o cão ou o gato no inverno.

Apesar do fato de que os pets se sentem menos abafados e mais dispostos com as baixas temperaturas, ainda sim, se faz necessário tomar alguns cuidados, sobretudo, com os cães e os gatos, nas estações de alto frio.

Isso porque, na grande maioria das regiões do Brasil, os ventos e a baixa temperatura proporcionam grandes riscos de que os bichinhos contraiam gripe, em especial, a traqueobronquite infecciosa, nos cães, acompanhada de muita tosse, entre outras doenças.

Ainda é necessário apontar que, nos imóveis com divisória em vidro temperado, nem sempre a simples troca de cômodos resolve o problema do frio, a depender da temperatura da casa.

Muito pior ainda será se o local de residência do animal se localizar do lado de fora da casa, em uma varanda, por exemplo, onde o frio é muito maior e as chances de adquirir uma doença aumentam bastante.

Animais mais idosos, e até mesmo os filhotes, estão considerados no número dos mais suscetíveis a dificuldades de saúde no inverno, mas isso não significa dizer que os demais não devem merecer atenção. 

Gatos e cachorros não possuem a mesma sensação térmica que os seres humanos, mas eles também sentem o frio. Para possibilitar que o pet passe o inverno com saúde e conforto, algumas cautelas são urgentes.

Dentre o uso de roupinhas, casinhas e camas para cachorros e demais pets, a própria rotina de exercícios e estipulação de uma dieta balanceada estão dentre os critérios que precisam ser observados.

Sem deixar de lado a observância do ambiente, desde as garagens com portão basculante alumínio ou os largos jardins, a primeira coisa a se pontuar, entretanto, é que no inverno os banhos dos bichos precisam ser reduzidos e, se possível, modificados na sua forma.

Diminuir a frequência dos banhos para que os pets não sejam expostos a choques térmicos, nem mesmo percam a sua proteção natural da pele é um cuidado indispensável para prevenir os bichinhos de doenças graves.

Ainda assim, mesmo que seja preciso dar banho neste período de tempo, a água deve ser sempre morna, e o dono precisa secar o bicho muito bem para prevenir a propagação de fungos e outros parasitas na sua pelagem úmida.

O hábito da escovação diária é uma excelente opção para diminuir o número de banhos, uma vez que ela auxilia na higienização, retirando as sujeiras e os pelos caídos, proporcionando um aspecto de brilho e maciez, além de dar carinho ao pet.

Além do mais, mesmo que essa prática seja sempre atribuída à imagem dos cachorros, é preciso lembrar que os gatos também adoram ser escovados.

Ademais, um outro cuidado essencial é em relação ao hábito da vacinação dos pets. As vacinas servem para os proteger de diversos patógenos, extremamente contagiosos e que causam doenças com o potencial fatal, ou mesmo que podem deixar sequelas.

Durante as estações mais frias, é bom evitar locais com aglomerações de outros animais. Para o passeio cotidiano, é interessante buscar sair nos momentos mais quentes do dia. É bom também tomar cuidado com as configurações da automação ar condicionado split.

Local de dormir

Ademais, para os pets que precisam dormir do lado de fora de casa, as casinhas precisam ficar no sentido oposto às correntes de vento. 

Além disso, o dono pode otimizar o conforto do animal com cobertores, panos e colchonetes, ou mesmo almofadas.

Esses itens são muito facilmente encontrados nos principais pet shops e até mesmo em algumas lojas convencionais. Essa orientação também vale para aqueles que dormem dentro da residência.

No que diz respeito às roupinhas, para os cães de pequeno porte, de pelagem pequena ou não muito adaptados ao inverno ainda, elas são uma excelente forma de mantê-los quentinhos.

Os felinos também necessitam de proteção contra o frio, e as roupinhas poderão ser excelentes companheiras na hora de esquentar os bichanos.

É preciso apenas que exista o cuidado na hora de escolher o tecido da roupa, pois alguns animais podem apresentar alergias à lã ou a tecidos sintéticos, por exemplo.

Se for esse o caso, é bom procurar aquelas que são feitas de algodão, e que possuem menos risco de proporcionar essas irritações.

Alimentação

No que diz respeito à comida, nas estações de temperatura mais baixa, são muitas as pessoas que pensam que é necessário aumentar a quantidade de ração, sob o ponto de vista de que os bichos precisam ingerir mais calorias para se aquecerem.

Esse pensamento está certo, pois os cães necessitam permanecer com a temperatura corporal e, com isto, acabam gastando mais energia e precisam de uma maior ingestão calórica, de forma inversamente proporcional a temperatura do ambiente.

Entretanto, o período de inverno, na grande maioria das regiões do Brasil, não é tão feroz quanto em outras localidades do mundo em que a prática pode ser mais necessária. Como consequência, este detalhe minimiza esta necessidade.

Evitar a obesidade e o sobrepeso é o mais essencial, uma vez que elas são prejudiciais ao animal. Além disso, é imprescindível saber quanto o pet precisa comer para manter o equilíbrio do seu organismo. 

9 cuidados necessários

Por fim, de maneira prática e objetiva, existem algumas orientações necessárias, que resumem e acrescentam algumas coisas a tudo o que já foi dito em relação às principais preocupações para com os pets durante o inverno.

Antes mesmo de reformar a casa, colocar o piso laminado fosco na varanda ou adquirir um móvel novo, é necessário se ater a essas questões, para o bem da saúde dos animais.

Assim, esta lista contém nove dentre os principais cuidados necessários para se ter com os bichos. É preciso salientar que, durante o inverno, é de suma importância:

  1. Escolher um bom local para a casinha;
  2. Cuidar bem da higiene da cama;
  3. Manter os materiais secos;
  4. Apostar nas roupinhas;
  5. Higienizar com cautela;
  6. Maneirar na tosa;
  7. Passear durante os dias de sol;
  8. Dar brinquedos para gastar a energia;
  9. Manter a vacinação em dia.

Por meio da atenção à saúde e ao bem-estar dos animais de estimação, os donos podem evitar uma série de dores de cabeça, apenas com algumas práticas simples.

Qual a importância de proteger os animais do frio?

É preciso deixar bem claro que, apesar do volume de pelo ou do comportamento favorável que muitos bichinhos apresentam durante essa época, os cães e gatos podem sofrer bastante com as baixas temperaturas, tal como os seres humanos.

Com a chegada das frentes frias no país, que muitas vezes causam geadas e pequenas nevascas em alguns estados, os donos dos pets precisam tomar cuidado durante o período de inverno.

Conforme aponta o Conselho Regional de Medicina Veterinária, do Estado de São Paulo, a iminência de um ar mais seco pode causar problemas respiratórios nos animais.

Além do mais, os pets com mais idade podem sentir muito desconforto nas articulações por conta dessa temperatura. De forma que, talvez até mesmo a instalação de uma cortina romana sob medida possa melhorar a situação, amenizando a ventania.

Considerações finais

Portanto, é durante o inverno que a preocupação das pessoas costuma aumentar, tanto em relação aos problemas físicos causados pela chuva e pela neve, quanto com a própria saúde.

Entretanto, é indispensável lembrar que, da mesma forma como os humanos sofrem, os bichos também sentem o frio. Dessa forma, a observância das dicas aqui apresentadas pode fornecer grande ajuda quanto a isso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies