Moto elétrica: Conheça quais as suas características e vantagens

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Moto elétrica: Conheça quais as suas características e as principais vantagens de optar por esse tipo de motocicleta.

Uma motocicleta elétrica funciona essencialmente da mesma maneira que uma com motor de combustão interna. Mas se nos perguntássemos como funciona de forma específica uma moto elétrica, a resposta é mais detalhada. 

O século XXI é a era da eco-sustentabilidade e o setor automobilístico tem se voltado para os veículos elétricos como uma alternativa aos motores a gasolina. Por isso, alguns fabricantes começam a lançar no mercado motocicletas movidas a motores elétricos.

Em essência, as motos elétricas usam uma bateria recarregável para alimentar o motor e movimentar as rodas, em vez do motor de combustão interna usual. 

Muitos ainda acreditam que motos elétricas não podem funcionar como os modelos à gasolina. Em termos de velocidade, eles não têm nada a invejar às motocicletas de combustão interna. Basta dizer que as motos elétricas podem atingir uma velocidade média de 200 km/h, com picos superiores a 300 km/h. 

Quais são as diferenças de uma moto elétrica para o modelo à combustão?

Uma motocicleta elétrica tem um motor muito menor do que o convencional, pois não possui um sistema de propulsão que tenha que fazer todas as engrenagens se moverem.

Mais precisamente, um motor de combustão interna precisa de um sistema de refrigeração com óleo e água, então temos uma infinidade de engrenagens em movimento e criando atrito, a câmara de ignição da gasolina/ar, o eixo do motor, entre outras peças. 

Enquanto em uma moto elétrica, temos essencialmente uma bateria que está conectada com um motor elétrico à transmissão. Seja uma moto ou uma scooter elétrica, sempre temos um sistema (transmissão) que transfere a potência do motor elétrico (ou a gasolina) para a roda traseira. 

Uma coisa que não deve ser subestimada é que um motor elétrico tem uma eficiência de 90%, isso significa que apenas uma pequena parte é perdida, o resto vai para a roda traseira. Enquanto em um motor a gasolina mais da metade é perdida na combustão, calor e engrenagens.

Moto de combustão interna:

  • 45% de eficiência , os 55% restantes são perdidos em calor e fricção.
  • Baixo custo inicial (uma motocicleta a gasolina custa muito menos)
  • Alto custo de manutenção
  • Motor muito pesado
  • Muitas partes móveis
  • Muitas peças mecânicas que podem ser danificadas
  • Muito atrito entre as engrenagens
  • Precisa de um sistema de refrigeração

Moto elétrica:

  • 90% de eficiência
  • Alto custo inicial
  • Baixo custo de manutenção
  • Motor leve, mas a moto continua pesada por causa das baterias
  • Baixo custo de manutenção
  • Poucas engrenagens em movimento
  • Poucas peças mecânicas que podem ser danificadas
  • Não precisa de um radiador e sistema de refrigeração
  • Não possui emissão de gases poluentes
  • Mais econômica se avaliar o gasto anual entre consumo elétrico e combustível. 

Onde fica o motor da moto elétrica?

A posição do motor elétrico é praticamente a mesma de uma motocicleta a gasolina, fixada atrás da roda traseira. Na verdade, o sistema de transmissão não mudou, pois temos corrente com pinhão e coroa, ou correia com variador de velocidade (scooter). 

Já que muitos motociclistas reclamam que essas “motos” são muito silenciosas e não possuem câmbio manual.

Bem, alguns fabricantes estão tentando remediar com uma caixa de câmbio manual e com um sistema de som que simula o som de uma motocicleta a gasolina, mas para essas ainda estamos no começo.

Quantos anos dura a bateria da moto elétrica?

Quanto à duração ao longo do tempo de uma bateria, devemos avaliá-la um pouco como os celulares de um smartphone, uma bateria de carro, ou moto para ignição. Sua qualidade e como são usados ​​afetam sua durabilidade.

Geralmente podemos dizer que a linha geral tem um intervalo muito grande que varia de um mínimo de 3 anos a um máximo de 10 anos.

A moto elétrica faz quantos km com uma carga?

Suficiente para o uso diário, mas não recomendado para quem adora longas viagens fora da cidade. É certo que um motociclista pode percorrer até 1.000 km em um único dia, mas o número mencionado acima é apenas estatístico em nível nacional.

Uma motocicleta elétrica, em essência, percorre uma média de 100 km a 250 km com uma única carga. As variáveis ​​são o tipo de moto, bateria e estilo de condução. O fato é que até hoje as motocicletas ainda não ultrapassam essa quilometragem, o que limita seu uso em larga escala.

Por esses motivos, se você está prestes a comprar moto elétrica para usar na cidade, será um ótimo investimento. 

Quanto tempo demora para recarregar a moto elétrica?

Esses dados também são variáveis ​​em relação ao tipo de bateria, carregador e coluna onde estamos recarregando. Geralmente, quanto maior o custo da motocicleta elétrica, maior a qualidade da bateria e do sistema de carregamento. 

Mas sempre falamos em termos gerais, porque há tantos fatores que entram em jogo, a bateria da maioria das motocicletas e scooters elétricas recarrega em média entre 3 a 4 horas.

Vantagens de uma moto elétrica

Embora a motocicleta elétrica precise dos chamados tempos “mortos” devido às longas sessões de recarga, ela contribui em pequena parte para salvar o meio ambiente. Estamos a falar de uma pequena parte, uma vez que a electricidade também tem de ser produzida de alguma forma. 

Mas a vantagem é aproveitada sobretudo para quem a utiliza na cidade, principalmente no trajeto de casa para o trabalho. Porque as distâncias são baixas e temos tempo suficiente para recarregar sempre que voltamos para casa. 

Uma das vantagens de uma motocicleta elétrica é o custo dos reparos, devido à baixa quantidade de peças sujeitas a desgaste. Embora a compra inicial seja mais cara, com o tempo, economizamos dinheiro na manutenção de rotina.

Uma motocicleta elétrica não precisará de trocas de óleo constantes e não estará sujeita a vazamentos de fluido do motor.

Em relação ao custo com recargas elétricas, em um ano você gasta menos do que o abastecimento de motos a combustível. 

Agora que conhece as principais informações sobre esse veículo elétrico, pode definir se vale a pena comprar uma moto elétrica.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies