Saiba como decorar um ambiente pequeno em 5 passos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Um ambiente pequeno dispõe de menos espaço para comportar todas as coisas que uma pessoa e a sua família possuem e, por esta razão, precisa ser melhor organizado pelo seu dono, e os seus móveis necessitam ser melhor distribuídos em cada canto.

Através da decoração bem feita, onde cada detalhe é bem pensado, desde o papel parede até o assoalho, e implementado de maneira a auxiliar no melhor aproveitamento do espaço, as pessoas que moram no imóvel podem desfrutar de um ambiente muito mais confortável.

Dessa forma, através deste artigo, será possível expor um passo a passo de como decorar os ambientes menores para que seja possível sobrar espaço para inserir aqueles itens mais desejados, como uma cortina rolo pé direito duplo ou até mesmo uma televisão nova.

Sendo em um cômodo pequeno dentro da casa ou um apartamento apertado, será possível, no fim de tudo, avaliar algumas considerações a respeito de como otimizar o espaço disponível, com o objetivo de comportar mais coisas em menos espaços.

Assim, desde pequenas reformas até a inserção de um ar condicionado central para casas, será possível remodelar tudo com mais liberdade.

Começando pelo mais simples

Antes de tudo, ao fazer uma decoração para uma residência pequena, é preciso ter consigo as plantas dos cômodos, com todas as suas dimensões registradas.

Logo após, é necessário definir o estilo e as cores que devem prevalecer em cada cômodo. Mas é válido salientar, logo de início, que, para aqueles que querem uma decoração bastante aconchegante, vale muito a pena investir em peças de madeira.

Na decoração de residências pequenas, a escolha dos móveis dentro dos ambientes precisa levar em conta a circulação das pessoas dentro do local. Outro ponto importante é fazer uso de cores claras nas paredes para proporcionar uma sensação de amplitude.

Ainda que haja a necessidade de fazer uma desmontagem de móveis planejados, a combinação da cor vai ajudar muito, de todas as formas.

Os grandes armários, estantes, nichos e até mesmo aqueles puffs que possuem um baú, entre diversos outros elementos decorativos, ajudam bastante na organização e auxiliam a manter o local com mais espaço.

Nos apartamentos pequenos, as estantes funcionam como divisória dos ambientes integrados, sendo, por exemplo, do dormitório até a sala de estar, constituem uma opção para essa redução.

Alternativas de decoração

As decorações para imóveis pequenos podem dispor da combinação do uso de peças, como mesas de vidro transparente, para, dessa maneira, não trazer problemas como o ocasionamento de uma barreira visual no meio do cômodo.

Quanto aos cômodos, sejam cozinhas com armários, bancadas, prateleiras ou mesmo peças maiores, é necessária a atenção quanto ao tom das cores e ao espaço que cada item ocupa.

Uma decoração residencial de imóveis pequenos deve tirar proveito de todos os cantos, para uma maior otimização do espaço. Nesses casos, vale a pena, inclusive, investir em uma persiana para divisão de ambientes.

Na decoração de ambientes simples, torna-se muito mais favorável a utilização da criatividade na implementação de, por exemplo, acessórios e móveis advindos da reciclagem.

Em locais pequenos, como a cozinha, ou um quarto, é possível fazer uma organização com aramados, porta-talheres, ou mesmo comprar espelhos que já vêm anexados em uma banca, com locais para guardar utensílios, entre outros objetos.

Os retoques das casas simples e pequenas devem ser feitos com uma atenção especial, para não colocar móveis de estilos distintos dentro do mesmo local.

Os tons mais coloridos e claros deixam o ambiente com um visual brando e moderno. Por esta razão, investir tanto em móveis, quanto em paredes dessas cores é a melhor opção, seja no sentido de otimização do curto espaço, ou diversos outros critérios.

Independente de se o prédio dispõe de iluminação de corredor de apartamento ou não, a boa escolha desses itens irá beneficiar o dono do imóvel e a saúde da sua família.

Ademais, o estilo mais clean é muito indicado para fazer a decoração de casas pequenas sem precisar gastar muito, bastando apenas que a pessoa opte por móveis modernos, com linhas retas em tonalidades claras.

No caso de surgir o desejo de dar um toque mais personalizado ao ambiente, fazer uso de itens decorativos coloridos, ou mesmo a adoção de alguns vasos de plantas também será interessante.

Outra sugestão para dar um charme na decoração seriam alternativas como as cadeiras em tom palha para salas de jantar, ou de banquetas vermelhas para a bancada da cozinha.

Nos quartos, as camas de casal encostadas junto à parede e próximas da janela podem estar a serviço da decoração simples, nas ocasiões de espaço escasso.

Já os armários, as cortinas, juntamente à todas as paredes, com as colchas brancas da cama clareiam o ambiente, construindo uma atmosfera bem romântica e aconchegante.

Independente do estilo de cada um, é errado pensar que o caráter especial de uma determinada ocasião só possa ser reproduzido em um ambiente rico de espaço e recursos.

Para decorar casas pequenas, é necessário aproveitar todos os cantos possíveis. Neste contexto, até mesmo os móveis multiusos não podem ser deixados de fora. Pelo contrário, eles se constituem como valiosos aliados.

O uso de peças multiuso compõe uma das modalidades mais práticas de formar a decoração de casas pequenas, uma vez que a mesma peça pode ser utilizada de forma diferente de acordo com a necessidade do momento.

Ademais, em todas as localidades da casa é válida também a utilização dos nichos e prateleiras para armazenar os objetos e, ao mesmo tempo, mantê-los próximo sempre, de forma prática.

5 passos para um lar mais bonito e aconchegante

Finalmente, os cinco passos fundamentais para a decoração dos ambientes que dispõem de menos espaço e, de brinde, ainda poder deixá-los mais aconchegantes, consistem no bom planejamento e na sintetização durante a arrumação.

Dessa forma, é válido lembrar que nenhuma lista pode proporcionar, por si só, resultados perfeitos, pois até um rack com painel madeira madeira pode ser encaixado de uma forma mais ideal se houver zelo do dono nos detalhes.

Tendo isto em vista, e considerando os ajustes pessoais, as dicas para uma arrumação elegante e aconchegante são:

  1. Investir em móveis planejados;
  2. Adquirir itens metálicos;
  3. Tomar proveito dos espaços externos;
  4. Optar pela iluminação natural;
  5. Optar por cores claras.

Através do investimento no planejamento dos móveis, de acordo com o diâmetro e a estética da residência, é possível dar o primeiro passo em direção ao objetivo principal que todo dono deseja, que é o conforto e a praticidade.

Mas mesmo que esse investimento não tenha sido possível de se realizar, ainda existem as opções acessórias. Como é o caso dos itens feitos a partir do metal, para modernizar a estética do ambiente.

Por fim, fazendo valer também os ambientes externos, o proprietário pode se beneficiar das luzes vindas de fora e das demais vantagens que a própria natureza, ou mesmo as circunstâncias da localidade podem propiciar.

Por meio das escolhas certas e do investimento inteligente nos móveis que serão comprados para o móvel em questão, ou mesmo para o imóvel como um todo, é possível acertar na decoração de um ambiente feita pela primeira vez do zero.

Como otimizar um espaço pequeno

Para finalizar, é pertinente enfatizar mais cinco alternativas para a sintetização da arrumação, no que diz respeito ao próprio perímetro do local.

Já que, até mesmo um vaso cachepot de vidro espelhado pode ser melhor aproveitado, a depender de onde seja posto, pois vai ser de grande utilidade investir na adequação da área do ambiente.

Assim, é possível pontuar, como forma de otimização do espaço doméstico em vista de receber a nova decoração, as seguintes sugestões:

  1. Buscar usar tons neutros ou claros;
  2. Aproveitar a integração dos ambientes;
  3. Adquirir móveis funcionais multiuso;
  4. Investir no uso de espelhos;
  5. Apostar nos móveis pequenos.

Através de uma arrumação caprichada, todo e qualquer ambiente ganha um ar novo, independente do tamanho que possua e dos recursos que o proprietário tenha.

Considerações finais

Foi possível ver, de maneira especial, durante as dicas fornecidas neste artigo, que a quantidade de espaço livre que um cômodo possui depende muito da arrumação que é feita nele, ainda que isso não tenha sido percebido à primeira vista.

Mas é justamente esse critério que torna a prática da decoração uma preocupação tão grande para um significante número de proprietários.

Por meio da decoração simples, com a combinação certa de cores, texturas e materiais, é possível tornar um lar extremamente mais aconchegante, configurando bem os recursos que se tem em mãos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies