10 formas de reduzir o estresse

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

É consenso entre o conjunto de especialistas das diversas áreas das ciências da saúde que tanto a ansiedade, quanto o estresse são os maiores males do século XXI. Problemas na vida pessoal, acadêmica, profissional e afins são as principais causas disso.

A dinâmica caótica da vida moderna, fomentada pelo excesso de informações diversas que são bombardeadas contra praticamente toda e qualquer pessoa, é responsável por promover sintomas diversos, como insônia, taquicardia, irritabilidade, dentre outros.

Infelizmente, eliminar por completo o estresse e a ansiedade da vida de quem quer que seja é algo, via de regra, impossível. Ainda assim, é importante atenuar tensões prolongadas, até para mitigar consequências sérias e evitar problemas futuros, advindos dessas tensões.

Assim, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é necessário parar e prestar atenção nos sentimentos e necessidades próprios de cada pessoa, visando a contornar as principais causas do estresse e melhorar eficientemente a qualidade de vida.

Por causa disso, bem como em uma escola de ensino fundamental 1 grau, este texto buscará esclarecer, da forma mais didática possível, os principais aspectos relacionados às consequências e, sobretudo, as diferentes formas de diminuir o estresse.

As maiores consequências do estresse

Antes de qualquer coisa, é pertinente definir, de maneira clara e objetiva, o que é o estresse. De forma geral, esse fenômeno é uma reação bastante natural do organismo humano, normalmente vinculada a situações de ameaça ou perigo.

Com o intuito de se adaptar a incidentes dessa natureza, o corpo promove reações químicas que estimulam a produção de diversos hormônios, dentre eles, a adrenalina. Assim, ele se põe em estado de alerta, o que pode gerar mudanças físicas e emocionais.

Analogamente à contratação de serviços de monitoramento residencial comercial, a manutenção de certos níveis de estresse é fundamental para a segurança e a integridade do organismo, tendo em vista que tal fenômeno é algo perfeitamente natural.

Além disso, é relevante seguir agora para a categorização dos tipos mais comuns de estresse, de forma a compreender as diferenças fundamentais existentes entre eles. Em termos simples e esquemáticos, existe o estresse agudo e o estresse crônico.

Enquanto o primeiro é tipicamente breve e intenso, provocado por situações traumáticas pontuais e efêmeras, o segundo é caracterizado por sua perenidade e constância, uma vez que é causado por doses normalmente diárias e constantes de irritação do organismo.

É fato que o estresse crônico é aquele que acomete, com certa regularidade, a maior quantidade de pessoas ao redor do mundo.

Além disso, é o que mais contribui para o surgimento de problemas como diabetes, depressão, inflamações e doenças cardiovasculares.

Por exemplo, é como se o estresse agudo fosse uma autoestrada cruzada por veículos em alta velocidade, rápida e furiosamente. Por outro lado, o crônico se assemelharia mais ao trânsito através de um controlador de acesso estacionamento, suave, mas constante.

Por fim, em termos de consequências do estresse, é possível destacar, para além das já mencionadas anteriormente, impactos igualmente significativos em termos pessoais, acadêmicos e profissionais, normalmente negativos e, em alguns casos, irreversíveis.

Assim, encontrar formas de reduzir o estresse é uma tarefa que compete a praticamente toda e qualquer pessoa atualmente. A saúde, tanto individual, quanto coletiva, sendo um dos bens mais preciosos da humanidade, depende diretamente disso.

10 dicas para ajudar a diminuir o estresse

Nesta seção, indo diretamente ao que interessa, serão listadas dez dicas simples e práticas de como uma pessoa comum pode diminuir o estresse cotidiano. Evidentemente, há muitas outras que poderiam ser mencionadas, mas serão citadas apenas as centrais. São elas:

  1. Identificar a(s) causa(s) de estresse;
  2. Evitar preocupações com o que não se pode controlar;
  3. Praticar atividade física regularmente;
  4. Reduzir e organizar a atividade mental;
  5. Evitar cobranças excessivas;
  6. Manter a saúde geral do organismo;
  7. Promover conexões sociais;
  8. Prezar pela proatividade;
  9. Evitar sobrecarga de informações;
  10. Praticar gratidão e sentimentos positivos.

Sobre o primeiro tópico, antes de agir de qualquer outra forma para combater o estresse, é essencial identificar a(s) causa(s) fundamental(is) do fenômeno em questão. Para saber onde focar o esforço e obter os melhores resultados, é necessária uma análise qualificada.

A respeito do segundo item, faz sentido direcionar as preocupações que naturalmente permeiam a mente humana para questões em que há margem para agência. Se estressar desnecessariamente pelo que não se pode controlar apenas gera sofrimento em vão.

Da mesma forma como no processo de promoção de saúde ambiental trabalho, é necessário estabelecer focos, prioridades e formas de ação factíveis e eficientes para se aliviar o estresse em praticamente qualquer situação que envolva irritação e ansiedade.

Em relação ao terceiro tópico, é fato, consumado por diversas pesquisas científicas, que atividade física regular tem apenas benefícios a oferecer para a saúde física, mas também para a saúde mental, por meio da liberação de substâncias relaxantes e analgésicas.

Sobre o quarto item, é importante reduzir e organizar a atividade mental, com vistas ao relaxamento da mente, para diminuir o estresse e a ansiedade. Práticas como a ioga e a meditação, por exemplo, operam junto ao cérebro humano, tornando-o mais resistente.

Assim como no caso de uma clínica de psicologia que atende convênio, há atividades terapêuticas ainda mais simples que podem ser executadas cotidianamente tendo em vista não apenas a redução do estresse, mas a melhoria da qualidade de vida em geral.

A respeito da quinta dica, em diálogo com a segunda, é necessário também ter consciência de que algum nível de autocobrança é benéfico, mas em excesso pode apenas gerar ansiedade e frustração de forma intensa e, sobretudo, absolutamente desnecessária.

Em relação ao sexto tópico, faz total sentido, para que a mente humana funcione da melhor forma possível, que também sejam devidamente cuidadas as demais partes do organismo, no que tange à saúde. Sono, lazer e alimentação adequados são fundamentais para isso.

Da mesma forma como em um processo de limpeza e conservação qualquer, é essencial se atentar a todos os aspectos fundamentais envolvidos no processo de assepsia e desintoxicação do corpo e da mente para que os melhores resultados sejam obtidos.

Sobre o sétimo item, da mesma maneira como saúde física e mental estão intrinsecamente conectadas, a saúde social não está fora dessa mesma dinâmica. Manter boas relações com a família, amigos e companheiros amorosos tem seu papel na redução do estresse.

A respeito da oitava dica, é importante prezar pela proatividade tanto na identificação, quanto na resolução de problemas relacionados com o estresse. Tais questões não devem ser negligenciadas e/ou procrastinadas, afinal, com saúde não se brinca.

Diferentemente da prestação de serviços de fonoaudiologia a domicilio, o poder de ação para a superação das causas e consequência do estresse encontra-se muito mais na proatividade de cada sujeito, ao invés de em fatores externos a eles.

Em relação ao nono tópico, é essencial filtrar quais informações são dignas de atenção e quais são descartáveis. E, além disso, é válido equilibrar o foco entre as questões positivas e negativas, tendo em vista o melhor funcionamento da mente.

Por fim, sobre o décimo e último item, praticar sentimentos positivos de gratidão e agradecimento em geral também pode impactar positivamente a saúde mental das pessoas, viabilizando a diminuição do estresse e, por consequência, a melhoria da qualidade de vida.

Considerações finais

Portanto, tendo em vista o conteúdo exposto ao longo das seções deste artigo, foram esclarecidos, da forma mais didática possível, os principais aspectos relacionados às consequências e, sobretudo, as diferentes formas de diminuir o estresse eficientemente.

Sobre as consequências do estresse, foram destacados os impactos mais comuns e prejudiciais da exposição em excesso a situações que promovam irritação, bem como a necessidade de se prevenir tais desdobramentos com vista à melhor qualidade de vida.

E, além disso, a respeito das formas de reduzir o estresse, foram listadas dez dicas simples e práticas para que toda e qualquer pessoa consciente das problemáticas em questão e disposta a solucioná-las possa fazê-lo da forma mais ágil e eficaz possível.

Assim, seja quem for o leitor deste texto, é possível que se encontre, em meio aos típicos desenvolvidos, informações úteis e funcionais no que se refere ao combate ao estresse no dia a dia, identificando suas causas e promovendo ações eficazes para superá-las.

Da mesma forma como no caso de um mini aparelho auditivo, é fundamental ter acesso às ferramentas disponíveis para lidar com obstáculos, mas, sobretudo, estar interessado em utilizá-las da maneira mais correta e eficiente possível para os fins a que elas se propõem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies