De estagiário a gerente: profissionais contam sua trajetória e orientam como se destacar na carreira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Dia do Estagiário é comemorado em 18 de agosto; quatro líderes da Fundatec iniciaram sua carreira como estagiários na instituição

Em agosto é comemorado o Dia do Estagiário (18/08), uma data que convida a pensar na importância das primeiras experiências de trabalho. O estagiário possui um papel fundamental dentro de uma empresa, contribuindo principalmente para o desenvolvimento e crescimento da mesma, colocando em prática o que aprendeu em sala de aula e também trazendo a sua visão sobre os processos. Ser estagiário é um dos primeiros passos na vida profissional, a porta de entrada para uma carreira e sua realização.

Como foi o caso do atual Gerente de TI da Fundatec, Felipe Kunsler, que iniciou como estagiário na instituição quando havia apenas um colaborador na área e poucas máquinas para uso. Ele conta que naquela época tinha em torno de 10 a 15 equipamentos desmontados em um depósito e a partir do seu conhecimento e proatividade, conseguiu disponibilizar mais 5 máquinas para uso dos colaboradores.

“Conto essa história, que fez muito bem para mim, porque senti desde os primeiros meses que precisava ser o responsável pelas melhorias, que ninguém faria por mim e agi desta forma desde então. Com o crescimento da Fundatec e das necessidades tecnológicas a TI foi crescendo e se tornando peça fundamental para evolução dos serviços de cada área de negócio, e nesse processo de evolução surgiu a oportunidade de me tornar gerente. E acredito que existem dois principais fatores que me fizeram chegar aonde cheguei. O primeiro: mindset de responsabilidade e de resolver problemas. O segundo: me capacitar para estar pronto quando surgisse a oportunidade de crescimento com a Fundatec”, relata.

Assim como Felipe, para muitos estudantes, o estágio é a primeira oportunidade para ser inserido no mercado, podendo posteriormente ser efetivado e iniciar uma carreira na empresa evoluindo para grandes cargos como o atual Coordenador da TI da Fundatec, Guilherme Lauxen, que teve sua primeira experiência na área da informática em 2006 quando entrou como estagiário de TI na Fundação. “A minha trajetória para chegar até o cargo que eu estou hoje foi um caminho bem percorrido. Foi de muito estudo, dedicação, comprometimento e aplicação no dia a dia. Me manter atualizado também sempre foi importante para chegar até onde eu estou hoje”, conta.

Guilherme Lauxen – Coordenador de TI

Multifunção, inquietação e responsabilidade são alguns dos requisitos que um estagiário deve ter para conquistar o tão aguardado sucesso, segundo a Gerente de Concursos da Fundatec, Josiane Salgado, que iniciou sua carreira na empresa e após seis meses de estágio, assumiu primeiro o cargo de assistente institucional e em seguida as atividades de liderança na área de Concursos. Ela relembra a sensação de ser reconhecida pelo seu trabalho em pouco tempo: “Sentimento de felicidade misturado com os receios de assumir diversas responsabilidades e desafios. Mas foi motivador e realizador”.

Para se destacar como estagiário e chamar atenção de forma positiva, o estudante precisa estar sempre bem-informado sobre as atualidades da área que quer seguir, além de manter os estudos sempre em dia, como aconselha o ex-estagiário e atual Coordenador de Concursos da Fundatec, Marcelo Pontin: “Você deve se engajar o máximo possível. Aprender nunca é demais. Conhecimento nos eleva a alturas imensuráveis. Busque sempre a excelência naquilo que você escolheu para fazer”, orienta.

Marcelo Pontin – Coordenador de Concursos

De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Estágios (Abres), quase 8,8 milhões de alunos do ensino médio e técnico aptos a estagiarem, mas apenas 260 mil conseguem uma vaga, o que representa 2,96% dos estudantes brasileiros. O Dia do Estagiário também tem o objetivo de demonstrar a importância dos estagiários para as organizações, para que sejam abertas mais vagas e incentivado o desenvolvimento destes estudantes a serem profissionais.

A Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – Fundatec, sabendo da importância dessa modalidade, além de dar a oportunidade para os estudantes dentro da empresa também possui o programa “Fundatec Estágios” que integra instituições de ensino, estudantes e organizações públicas e privadas, através de um sistema operacional ágil e dinâmico, onde disponibiliza um banco de currículos atualizados, consulta de vagas e informações sobre o funcionamento do processo de estágios, de acordo com lei específica.

Fundatec – Fundada em 22 de novembro de 1973, a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – Fundatec é uma organização privada sem fins lucrativos e de utilidade pública federal, estadual e municipal. Atua na aplicação do conhecimento através de pesquisa, desenvolvimento e inovação e há mais de 45 anos realiza ações de interface na aplicação do conhecimento e da tecnologia tendo como foco o cliente – pessoas e organizações – que buscam na Fundatec oportunidades para seu aprimoramento. Os serviços prestados pela Fundatec incluem: capacitação profissional com cursos de formação Técnica e também de Aperfeiçoamentos, oferecimento de oportunidades de estágio, realização de consultorias técnicas para empresas públicas ou privadas e a realização de concursos e processos seletivos. Saiba mais em www.fundatec.org.br. 

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies