Quer trocar o seu carro? Saiba como investir em um bom financiamento

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Alguns fatores precisam ser considerados, como os juros, a entrada e até mesmo o orçamento familiar

Dentre as maneiras de comprar um carro novo estão o pagamento à vista, o consórcio e o financiamento veicular. As duas primeiras opções exigem esperar um tempo para ter o automóvel em mãos, já o financiamento pode acelerar o processo. Ainda assim, você deve se planejar.

Que tal investir em um bom financiamento e realizar o sonho de trocar de carro? Veja informações sobre o assunto.

Tente vender o veículo antigo primeiro

O veículo antigo pode render uma boa entrada e até mesmo um dinheiro extra para cobrir algumas das parcelas. Antes de ir atrás do financiamento, veja se consegue vender seu carro atual.

Para isso, procure sites especializados, converse com revendedoras e, se tem alguma pendência, como IPVA ou multas, resolva imediatamente.

Junte um dinheiro para a entrada

Quanto maior a entrada, menor o preço das parcelas. Assim, vale a pena dar um bom valor no financiamento de veículos. Você pode juntar esse dinheiro, separando parte de sua renda ou usar a venda do carro anterior.

O essencial é ter esse valor em mãos — ou guardado em uma conta — quando for negociar com o banco, pois as chances de conseguir um valor mais acessível são bem mais altas.

Esteja com suas dívidas em ordem

Financiamento e dívidas pendentes são dois itens que não combinam. Antes de assumir essa responsabilidade o ideal é quitar todas as pendências. Veja se você tem parcelas atrasadas, inclusive de cartão de crédito, e resolva logo isso.

Quando não existe nenhuma conta atrasada, é válido analisar como estão os gastos corriqueiros do dia a dia, que podem aumentar e gerar alguma dívida.

Organize suas finanças

As finanças organizadas vão te ajudar a lidar mais facilmente com as parcelas do financiamento. Coloque no papel (ou no computador) todos os gastos mensais, sejam eles indispensáveis ou ocasionais. Depois, veja o que pode ser reduzido e até eliminado.

Para não prejudicar o orçamento familiar, o valor das parcelas nunca deve ultrapassar 30% da sua renda. Por isso, vale muito a pena estudar como estão as finanças da casa.

Veja como está o seu score

O score é um valor definido pelo Serasa, vai até 1 mil reais e indica se você é um bom ou mau pagador. Quanto mais alto seu score, maiores as chances de você conseguir o financiamento e fazer uma boa negociação. Isso acontece porque você passa a imagem de um cliente confiável e o banco vê que você pode arcar com a dívida.

O jeito mais fácil de aumentar seu score é não ter muitos cartões de crédito e pagar todas as contas em dia. Além disso, quanto menos consultas feitas no seu CPF, menos pontos você perde.

Tente negociar o valor do automóvel

Antes de ir atrás do financiamento, você pode negociar o valor do automóvel, em busca de promoções ou descontos. Também é indicado fazer uma boa pesquisa, pois você pode encontrar modelos semelhantes com valores diferentes, sem contar que, a cor influencia no preço.

Busque pela opção que melhor cabe no seu bolso e, após a negociação, apresente a solicitação de financiamento ao banco ou fintech.

Preste atenção nos juros

Os juros dos financiamentos variam, conforme a taxa Selic. Então, quando a Selic está em alta não é um bom momento para financiar, inclusive, você pode, no final, acabar pagando o equivalente a dois carros. 

Isso acontece porque o cenário econômico é inseguro ou instável e os bancos tendem a se proteger aumentando os juros. Por outro lado, com a Selic em baixa os juros caem e esta é a melhor época para financiar seu veículo novo.

Com essas dicas você já pode aproveitar um bom financiamento e dar entrada no seu carro novo. Aproveite para realizar o seu sonho!

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies