8 vantagens de investir em marketing de conteúdo 

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O marketing de conteúdo é uma estratégia de comunicação com os consumidores, que visa levar informações e construir credibilidade para uma marca, produto ou serviço.

Não se trata da promoção explícita e direta de uma marca de cortina de vidro área gourmet, por exemplo, mas fazer com que o público-alvo seja atraído para comprá-la, por meio da criação de conteúdo personalizado.

O marketing de conteúdo é fundamental após a compra, no momento de fidelização do cliente. 

Por meio desse contato o consumidor passa a entender que sempre poderá contar com a marca em outros momentos em que precisar adquiri-la novamente.

A utilização do marketing de conteúdo é cada vez mais frequente nas empresas de limpeza de fachada, porque os conteúdos personalizados como artigos para blogs, vídeos ou e-books, aumentam as vendas dos produtos ou serviços.

Ele tem papel fundamental em diversas etapas da jornada de compra do cliente, como atrair leads, que são os consumidores em potencial, no momento da conversão e da fidelização.

Portanto, ele consegue atrair e envolver as pessoas, criando uma imagem positiva da marca, gerando mais oportunidades de negócios de curso de NR 1, por exemplo, pois a marca torna-se conhecida, e assim, fica mais fácil o fechamento do negócio.

A maioria dos clientes prefere comprar produtos como rótulo de refrigerante personalizado ou serviços de uma marca já estabilizada no mercado, principalmente se as avaliações acerca dela são positivas.  Eles se sentem muito mais seguros do que investir em algo totalmente desconhecido.

Como fazer marketing de conteúdo?

A lista expõe algumas ideias de como elaborar o marketing de conteúdo digital para a empresa de recepcionista terceirizada, por exemplo:

  • Concentrar-se no cliente e não no produto;
  • Oferecer informações e respostas para o cliente;
  • Utilizar palavras-chave e termos adequados no conteúdo;
  • Investir em conteúdo evergreen, anúncios e resultados orgânicos;
  • Identificar o momento correto de oferecer o produto ou serviço;
  • Descobrir o que os clientes procuram nos momentos de vendas;
  • Fornecer as respostas certas para as perguntas dos clientes;
  • Traçar uma jornada adequada para que o cliente compre;
  • Criar conteúdo para todos os tipos de clientes;
  • Manter constância na produção e veiculação do conteúdo;
  • Desenvolver bons títulos para o conteúdo, para atrair o cliente.

O cliente deve ser sempre o foco mais importante para a empresa, inclusive o que compra organizador de maquiagem de acrílico, por exemplo. Portanto, o conteúdo deve ser elaborado para informar ou influenciar, e não anunciar ou vender o produto.

Quando o visitante tiver alguma dúvida ou problema a ser solucionado, a empresa deve oferecer sempre informações e respostas adequadas e satisfatórias, para que a venda possa ser concretizada, convertendo o visitante em um cliente.

Os clientes buscam as respostas para a sua pesquisa de acordo com o conteúdo que é produzido. Essas respostas estão diretamente ligadas às palavras-chaves que a empresa deve utilizar em seu marketing de conteúdo para que ele seja bem-sucedido.

Entende-se por “conteúdo evergreen”, o tipo de material oferecido que não é perecível, e que vai ajudar o consumidor mesmo que passe 6 meses ou um ano. Esse material sempre dará apoio para que o produto ou serviço seja comprado.

Portanto, esse tipo de conteúdo, ao ser mostrado, pode manter os números de visita em crescimento. Já os anúncios, param a partir do momento que a empresa interrompe o pagamento de sua veiculação.

A empresa de conserto máquina vidro elétrico precisa identificar exatamente qual é o momento certo para oferecer o seu serviço, no caso desse exemplo em específico.

Se o vendedor ainda não está certo quanto a isso, fazer uma pesquisa informal, não só com a equipe, mas também com o cliente é uma ótima maneira de reconhecer a hora correta.

A melhor forma de fazer conexão com as pessoas que pesquisam por algo, é antecipar qual o comportamento que elas adotam, para que as perguntas realizadas se encaixem exatamente naquilo que elas provavelmente perguntariam.

Essas prováveis questões que os consumidores gostariam de encontrar respostas são descobertas no momento das vendas, pois quando a pesquisa é realizada, os buscadores mostram exatamente o que os clientes estão à procura.

Identificadas as perguntas, a próxima conduta é fornecer respostas na forma de posts, vídeos, e-books ou apresentações. Se esse conteúdo de resposta for útil e informativo a chance do cliente comprar da sua empresa é muito boa.

É preciso prestar atenção se o conteúdo responde exatamente as perguntas dos clientes. Apenas isso, porque a ideia não é promover o projeto de revitalização de fachada, mas atrair o cliente.

A partir do momento em que os potenciais clientes foram atraídos, é preciso que a empresa torne a jornada de compra mais fácil. Portanto, é necessário mapear a jornada do cliente.

A equipe de vendas pode fornecer essas informações de mapeamento ou o próprio preenchimento de formulários de contato identifica o caminho do consumidor.

Outro ponto muito importante é que o conteúdo produzido precisa atingir diferentes tipos de clientes.  Eles não são iguais, assim como as necessidades não são as mesmas.

Portanto, é primordial descobrir quais são os segmentos do público-alvo, pois somente assim a empresa vai obter uma boa geração de leads e o desenvolvimento das personas (perfil do cliente ideal) torna-se fundamental nesse momento.

A produção e constância na divulgação do conteúdo servem não só para gerar diálogo com os consumidores, mas também para demonstrar o conhecimento de causa da marca. As redes sociais e o e-mail marketing são ferramentas adequadas para isso.

Eles aumentam a visibilidade e quanto mais a empresa se utilizar desse processo, mais retorno terá das ações voltadas para o marketing de conteúdo.

De todas as explicações citadas de como fazer o marketing de conteúdo, as últimas estão voltadas para o desenvolvimento de bons títulos para que ele (o conteúdo) caia nas mãos do cliente certo.

Afinal, a ideia é aumentar o engajamento do marketing digital e o clique no conteúdo é muito valioso. Ele “conta” pontos nos acessos, desenhando um papel importantíssimo mais a frente, quando é chegada a hora de fidelizar os potenciais clientes.

Quais são as vantagens do marketing de conteúdo?

O marketing assim como outras táticas possui muitas vantagens, como as seguintes: 

  • Flexibilidade;
  • Visibilidade;
  • Tráfego;
  • Captação de leads;
  • Conversão de clientes;
  • Reputação;
  • Fidelização de clientes;
  • Economia.

A flexibilidade é uma das maiores vantagens. A estratégia pode se concentrar na publicação de vários conteúdos para um blog durante a semana, por exemplo. Isso dá ritmo para que a empresa atinja seus objetivos.

E os tipos de conteúdo são diversos. Porém, o importante é que sejam utilizados aqueles que são muito mais valorizados pelo público-alvo.

Outra vantagem também está no ganho de visibilidade para uma marca ou um site. Com ela é possível atingir um número bem maior de pessoas, criando conteúdo nas redes sociais, por exemplo.

Quanto mais relevante for o conteúdo, mais compartilhamento será realizado, captando mais admiradores da marca, produto ou serviço.

O marketing de conteúdo gera tráfego para o site da empresa. Se o site for bem elaborado, pode aumentar de 7 a 8 vezes o número de visitantes, tornando uma marca bem mais conhecida no mercado.

O marketing de conteúdo é primordial para captar leads na internet. Os dados fornecidos pelo visitante promovem um relacionamento mais próximo e com isso ele pode se tornar um cliente mais à frente.

Uma outra vantagem, conforme citado, é a conversão dos clientes. Ela aparece conforme os internautas começam a possuir confiança na marca e pode aumentar cada vez mais de acordo com a produção de conteúdo na internet.

Quando a marca é considerada importante para os internautas, ela se torna uma referência, destacando-se das demais oferecidas pelos concorrentes, adquirindo mais espaço e atraindo mais consumidores.

Portanto, a reputação é mais uma das vantagens do marketing de conteúdo, porque tudo o que é compartilhado acaba educando o público, fazendo com que ele indique familiares ou amigos, aumentando o conceito da marca, produto ou serviço.

Por fim, a fidelização e a economia são outras vantagens muito importantes, quando a empresa investe no marketing de conteúdo. 

O resultado de tudo é que o número de visitantes aumenta, os clientes são conquistados e as vendas aumentam muito mais.

Quais são as estratégias do marketing de conteúdo?

Algumas delas são simples, como criar blog para um negócio, atrair o público nas redes sociais, fortalecer as páginas dos produtos, e realizar parcerias com influenciadores digitais.

Considerações finais

O marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como objetivo trazer credibilidade para uma marca, produto ou serviço. Ele consegue aumentar as vendas e melhorar os resultados financeiros da empresa.

A lista de vantagens é bem extensa e uma estratégia de conteúdo bem elaborada, agrega valores extraordinários para qualquer negócio, em seus diferentes segmentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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