Principais plataformas de e-commerce do mercado

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Descubra sobre essa plataforma que cresce a cada ano e conquista cada vez mais espaço no mercado

Se você já tem uma loja virtual e utiliza as redes sociais para vender produtos ou ganhar dinheiro de alguma outra forma no ambiente digital, você tem que saber o que é uma plataforma de e-commerce, o que ela faz e quais as vantagens. 

No texto abaixo, vamos esclarecer tudo sobre o e-commerce e quais as maiores plataformas no mercado. Fique ligado!

O que é e-commerce?

Você já tentou criar — ou ao menos se imaginou criando — uma loja virtual? Certamente, a maioria das pessoas responderão que essa parece ser uma tarefa bem difícil de ser realizada. Afinal, nem todo mundo é bom em design, comunicação e afins.

O e-commerce é uma plataforma que visa facilitar esse tipo de negócio, ou seja, são plataformas já projetadas, que facilitam todo o processo da criação de uma loja virtual. 

Geralmente, as plataformas de e-commerce possuem fácil personalização, integram os canais de venda, os processos de venda, e muito mais.

Quais os tipos de plataformas de ecommerce?

O e-commerce se divide em dois tipos de plataforma: a open source (software de código aberto) e a SaaS (software as a service). Essas duas plataformas possuem grandes diferenças.

Open Source

Primeiramente, a plataforma open source é um software disponibilizado mediante o pagamento de uma assinatura.

Após a assinatura ser realizada, o download da plataforma fica disponível e, assim que é baixado, o software vem com algumas configurações básicas.

As partes voltadas à manutenção e personalização ficam encarregadas pelo comprador. Por isso, é importante ter um conhecimento de TI ou possuir algum profissional da área para auxiliá-lo.

SaaS

O modelo software as service possui dois exemplos muito populares entre as pessoas, o que facilita o entendimento, são eles: a Netflix e o Spotify.

Como sabemos, essas plataformas são disponibilizadas através de pagamentos mensais.

Diferentemente do open source, o modelo SaaS é mais indicado para quem não sabe programar. Por exemplo, tanto na Netflix quanto no Spotify, qualquer pessoa consegue, de forma tranquila, customizar, integrar contas e muito mais. 

Quais as principais plataformas de e-commerce?

Por ser um mercado em grande ascensão, hoje em dia nós temos um número vasto de opções, e cada uma pode servir de formas diferentes.

Listamos abaixo 7 das principais plataformas de e-commerce. São elas:

  1. Wix;
  2. Shopify;
  3. Adobe Commerce;
  4. Jet;
  5. Dooca;
  6. Weebly;
  7. Loja Integrada.

Como escolher a plataforma de e-commerce?

Claro que não basta apenas conhecer as principais plataformas de e-commerce. Qualquer investidor, seja ele iniciante ou experiente, deve estudar e analisar os fatores que envolvem todas essas plataformas e, assim, escolher a melhor para o seu negócio.

Existem diversos fatores que devem ser considerados na hora da escolha da plataforma. O mais importante deles é a segurança que essa plataforma te passa.

Quem lida com a internet sabe o quanto essa ferramenta é favorável e revolucionou o mundo inteiro, mas também conhecemos o perigo da internet. Por isso, as plataformas que oferecem soluções antifraude são as mais indicadas no quesito segurança.

A usabilidade também é muito importante, pois a facilidade de navegação e clareza na comunicação, sem dúvida, são um dos itens mais importantes no e-commerce.

Por fim, três itens importantes são a integração com as redes sociais, a facilidade de customização e os recursos para SEO.

A integração entre redes sociais é vital, visto que, atualmente, tudo está conectado, seja no YouTube, Instagram, Facebook, TikTok. É importante que um empreendimento esteja presente na maioria das redes para atingir o maior número de pessoas.

Quanto à questão da customização, devemos estar atentos, pois não adianta ser um iniciante em design, investir em uma plataforma de e-commerce e não possuir um suporte ou páginas já projetadas para facilitar o trabalho do empreendedor.

Já os recursos de SEO são importantes para manter a sua página sempre no topo das pesquisas, pois não adianta muita coisa investir em um negócio, sendo que poucas pessoas conseguem chegar nele.

Fonte: Redação

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