A influência do metaverso no turismo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Entenda as infinitas possibilidades que a tecnologia pode oferecer no segmento turístico

Não é de hoje que se tem conhecimento do quanto a tecnologia influencia na vida das pessoas e como revolucionou o mundo inteiro. Somente com a invenção da internet tornou-se possível se comunicar com as pessoas facilmente sem precisar sair de casa. Através de aparelhos eletrônicos, é possível também estudar e obter conhecimentos sobre qualquer assunto, além de assistir filmes, séries e outras infinitas possibilidades.

O metaverso também é uma tecnologia que aos poucos vem conquistando as pessoas em todos os lugares do mundo. Apesar de não ser uma ideia nova, já vem sendo mostrada por filmes como “Snow Trash”, de 1992, ou o famosa trilogia “The Matrix”, 1999 e anos seguintes, assim como a série “Black Mirror”, lançada em 2005, também bastante conhecida. Mas afinal, o que é metaverso?

Bom, é um conceito de uma realidade em que as pessoas podem estar em lugares reais fisicamente, porém navegar, transitar e interagir com outras pessoas virtualmente. Atualmente, o metaverso tem sido uma grande revolução tecnológica, para quem tem curiosidade sobre o mundo da realidade virtual mesclada com a vida real, esse é um assunto bem interessante e que vale a pena conferir.

Os segmentos onde o metaverso pode ser aplicado

O curioso é que o metaverso pode ser aplicado em qualquer segmento e em qualquer setor do mercado, desde a educação até a medicina. Já existem casos de médicos que participaram de cirurgias através do metaverso, auxiliando e acompanhando o paciente sendo operado à distância, já que por diversos outros motivos o impossibilitou de estar presente fisicamente naquele momento.

No caso da educação, os professores podem dar aulas de uma forma mais didática, interativa, atraente para os alunos, através do metaverso. Possibilitando que o conhecimento seja passado de uma maneira interessante e sem a necessidade de estar fisicamente presente em uma sala de aula.

A plataforma também é usada em eventos como shows, onde os artistas podem cantar, performar e interagir com o público em tempo real. As empresas também podem utilizar o ambiente virtual para inovar e fazerem reuniões e palestras para os seus colaboradores, agregando conhecimento de maneira diversificada e dinâmica.

A nova tendência do metaverso está sendo muito revolucionária também no segmento turístico, pois essa solução tecnologia permite a interação com os lugares e convívio social entre as pessoas

Metaverso e o turismo

O setor hoteleiro e turístico, estão se movimentando no mercado para se tornarem pioneiros no ramo. Afinal, pensar na possibilidade de estar em um determinado local, conhecendo diversos museus, vendo pinturas e obras de arte famosas pelo mundo todo, é uma forma de agregar a experiência para um turista sem que ele precise gastar muito dinheiro e precisar se locomover.

Na Espanha, por exemplo, foi criado dentro de uma plataforma de jogos Steam o primeiro pioneiro do setor turístico com a intenção de explorar o metaverso, o qual se chama “Land of Benidorm”. A intenção é interagir mais com os turistas, fazendo concursos de fotos ou a venda de NFTs.

Desenvolver essa nova forma das pessoas conhecerem e explorarem o mundo com a invenção do metaverso é revolucionário. São plataformas que atualmente vem conquistando as pessoas e alcançado altos níveis de aceitação entre o público, principalmente no setor de turismo.

Outro fator que influenciou muito para um desenvolvimento mais rápido e atraente da realidade virtual para as pessoas, foi que com a pandemia de covid-19, as pessoas que pretendiam comprar passagens aéreas, para poder viajar, conhecer novos países, novas culturas, novas gastronomias, foram impossibilitadas. Por isso, o metaverso teve um papel fundamental para as pessoas poderem explorar de outra forma o que elas almejavam.

A experiência ao adotar a participação do metaverso no turismo começa pelas acomodações no hotel, onde o turista pode criar avatares e transitar no hotel e passear pelo ambiente, corredores e quartos, por exemplo, de forma 3D, imergindo na cultura local do lugar.

Ainda não dá para sentir o cheiro do local ou sentir o toque dos lugares, portanto as pessoas podem não ter uma experiência por completo adotando o metaverso como forma de turismo. No entanto, a Dior e outras marcas famosas, já estão desenvolvendo fragrâncias juntamente com a tecnologia para que o usuário tenha sim uma experiência completa ao adotar a realidade virtual como forma de turismo.

Dá para destacar também outros pontos que o metaverso atinge positivamente o turismo, como, por exemplo: os agentes de turismo mostrarem o local previamente para os seus clientes, para atraí-los a comprarem determinada viagem desejada, facilitando o processo de venda de pacotes de viagem.

Possibilita também que o turista passeie pelas cidades sem precisarem de mapas, com o risco de se perderem ou não conhecerem a língua local. Não existe limitação de pessoas nos pontos turísticos e do mundo todo ao mesmo tempo.

O plano para o futuro a longo prazo é que as empresas tecnológicas adotem o conceito do metaverso no turismo e consigam também passear no tempo, como, por exemplo, viajar a Roma Antiga para conhecer como era em determinada época. Atraindo dessa forma ainda mais os turistas e tornando a viagem muito mais interessante.

Apesar de tanta tecnologia envolvida nesse processo de desenvolvimento em benefício das pessoas, essas questões levam tempo para serem absorvidas pelas pessoas. Além de levar tempo, dedicação e muito estudo para os bastidores de todo esse processo tecnológico.

O mundo está em constante transformação, as pessoas não são as mesmas de 30 anos atrás, por exemplo. Não seria possível imaginar que utilizar um celular, ter internet, um aplicativo e poder falar com pessoas em tempo real, não limitando em questões de distância e tempo, se tornaria algo que é utilizado todos os dias por todas as pessoas do mundo, como é o caso do aplicativo WhatsApp.

Então por que não pensar que o metaverso no setor de turismo não seria algo atrativo? Por isso, as possibilidades que a tecnologia oferece para o ser humano são ilimitadas e basta ter curiosidade e estar aberto a novas experiências que o pode ser possível viajar, conhecer e obter inúmeros conhecimentos a respeito de outros países sem precisar sair de casa.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies