Qual a necessidade de contratar uma palestra motivacional

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Poucas pessoas entendem o que realmente se espera de um discurso motivacional e como medir sua qualidade, principalmente quando se trata de serviços prestados por especialistas.

O que acontece é que a verdadeira função desse tipo de trabalho acaba sendo distorcida pelo grande número de pessoas dando palestras motivacionais (que estão longe de serem profissionais da área).

Os palestrantes motivacionais na verdade preparam muito conteúdo para trazer relevância às palestras, falar publicamente, comunicar, mobilizar e ajudar as pessoas a ganhar novas perspectivas.

Não se trata apenas de pegar o microfone e “falar”. Uma ótima palestra é uma apresentação estratégica que inspira a reflexão e incentiva a mudança com conteúdo prático que se aplica ao dia a dia.

Como escolher um discurso motivacional

Relevância: O conteúdo do palestrante deve ser relevante para o seu negócio e relevante para os objetivos que você busca.

Personalização: O palestrante deve ser capaz de personalizar o conteúdo de acordo com as necessidades dos funcionários da empresa (tema, idioma, etc.).

Praticidade: A forma como o palestrante fala sobre um tema deve ser didática, porém objetiva e clara, levando a uma reflexão relevante durante e após o discurso.

As dicas são assistir a um vídeo, conversar com alguém que contratou o palestrante ou avaliar os depoimentos dos participantes do evento em que ele está presente.

Capacidade de ativação: O conteúdo deve ser de fácil absorção e também aplicado ao final da palestra.

Qual ajuda a palestra motivacional pode trazer?

Contratar palestra motivacional é uma ferramenta educacional corporativa que faz parte do desenvolvimento intelectual e humano de uma equipe.

Nesse sentido, as palestras motivacionais são uma ferramenta de treinamento que deve atender aos objetivos de quem contrata as palestras. 

Por exemplo, seja experiência em vendas ou trabalho em relacionamentos, a apresentação de um palestrante deve interromper e dar aos participantes algo em que pensar.

Palestrantes especialistas realizam um processo de curadoria de conteúdo antes de apresentar uma apresentação, que é analisada e organizada por um coach para se alinhar aos seus objetivos de negócios.

Em que eventos uma palestra motivacional traz resultados?

Congresso: atrai público (o trabalho começa com a criação do título da palestra), aborda o conteúdo de forma fácil de entender para especialistas, adequado também para iniciantes; deixa uma marca positiva na mente dos participantes, fortalecendo a marca do evento.

Engajamentos de vendas: traz uma perspectiva diferente e instigante, se livrando do estresse emocional da equipe de vendas; traz dicas ou truques que você possa aplicar no seu dia-a-dia e, se possível, devem ser fornecidas ferramentas práticas que os participantes possam usar no próximo dia.

Planejamento/alinhamento estratégico: reflexão objetiva sobre o papel das pessoas na execução da estratégia. Inspiração para a ação. Interessante referência a outros conteúdos que podem ser utilizados após a palestra.

Campanha de incentivo: incentiva as pessoas a agirem sobre a proposta principal ou algumas sub propostas específicas relacionadas à campanha.

Importantes adendos sobre a contratação de uma palestra motivacional

Agora que entendemos que os discursos motivacionais são mais do que uma simples ferramenta de treinamento, é imperativo começar a pensar em como as especificidades desse discurso devem ser orientadas para os objetivos da organização no momento. 

O conteúdo apresentado pode (e deve) ter potencial para implementar mudanças e ações diferenciadas no ambiente.

Outro fator importante é a escolha dos palestrantes. 

É importante escolher alguém que seja gentil e descontraído, mas ao mesmo tempo transmita a mensagem de forma eficaz e promova uma boa interação com o funcionário (o público). 

Eles são um fator importante para deixar as empresas com um conhecimento valioso que tem o potencial de desencadear a transformação individual e coletiva.

Procure uma empresa de palestras com grande experiência, boas referências e uma linha de palestrantes diversificada e interessante.

Sugestões de temas para palestras

Obviamente, o tema guarda-chuva é a motivação. No entanto, você pode adotar uma abordagem diferente na hora de dar uma palestra sem esquecer a intenção original, que era motivar os colaboradores.

As suas palestras podem ter os seguintes temas: inteligência emocional, importância do trabalho em equipe, comunicação não violenta, mediação e solução de conflitos, cultura e valores organizacionais, como identificar e explorar seu verdadeiro potencial no trabalho, como se organizar e estabelecer prioridades,

engajamento com as metas, como superar desafios pessoais e profissionais.

Como determinar a necessidade de discursos motivacionais para funcionários?

Para saber se esse tipo de palestra é necessário, observe o desempenho recente de sua equipe.

A necessidade de um discurso motivacional pode ser identificada a partir dos seguintes sinais:

A produtividade da equipe é menor do que o esperado, falta de reconhecimento, muito conflito e barulho nos relacionamentos interpessoais, trabalho cansativo do dia-a-dia, falta de interesse em realizar atividades diárias, erros de comunicação cada vez mais frequentes, insatisfação com a liderança, aumento da rotatividade, queda no atendimento e atrasos cada vez mais frequentes.

Fonte: Redação

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