Mudança à vista: iPhone pode lançar aparelhos com entrada USB-C em 2023

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

A informação ainda não é oficial, mas foi divulgada pelo analista Ming-Chi Kuo, famoso por antecipar os lançamentos da Apple

Os usuários do iPhone sofrem com um inconveniente, que só quem conhece sabe. É que o carregador só é compatível com outro iPhone, e, quando o aparelho descarrega, às vezes, dá trabalho para encontrar o acessório emprestado. Então sair sem o carregador é uma missão que pode trazer um pouco de desgosto para os donos deste aparelho tão cobiçado. Parece que essa situação tem prazo de validade para acabar; ao que tudo indica, o iPhone 15, que será lançado em 2023, pode ser o primeiro a abandonar a porta Lightning e usar a conexão USB-C.

A informação ainda não é oficial, ela foi divulgada pelo analista Ming-Chi Kuo, famoso por antecipar os lançamentos da Apple, mas já deixou os usuários em polvorosa esperando ansiosamente a novidade. Os smartphones de muitas marcas já utilizam a entrada USB-C, que é muito resistente e duradoura, fabricada para suportar 10.000 conexões, e rápida, capaz de carregar a bateria de alguns aparelhos em 100% em apenas 50 minutos. 

Fim de uma era

Se a mudança ocorrer mesmo, representará o final de uma era do iPhone, que manteve a porta  Lightning desde o iPhone 5, apesar de grande parte da indústria utilizar a entrada USB-C, tanto em celulares como em tablets e computadores.

Mais novidades vêm por aí

Ming-Chi Kuo deixou escapar também mais uma novidade que vem por aí: além da mudança no carregador, o novo modelo deve melhorar a velocidade de transferência e carregamento nos próximos hardwares. Novos acessórios com entrada USB-C também devem ser lançados no ano que vem, pelo menos foi o que ventilou o analista da marca.

Atualmente, grande parte dos acessórios oficiais da marca utiliza a entrada Lightning. Para contornar a situação, fontes seguras indicam que a Apple irá lançar um adaptador que permitirá que futuros iPhones com porta USB-C funcionem com estes acessórios antigos.

Os smartphones são o único produto da Apple que ainda utiliza a entrada Lightning, além do iPad mais acessível da marca. Todo o restante dos produtos já adota a porta USB-C, incluindo os computadores, que também utilizam o conector universal para carregamento e transferência de dados.

Tendência mundial

Em abril deste ano, o Comitê de Mercado Interno e Proteção do Consumidor do Parlamento Europeu aprovou com maioria esmagadora dos votos, 43 favoráveis e apenas dois contrários, a proposta de tornar a conexão USB-C universal em todos os dispositivos vendidos no bloco. Os parlamentares europeus também definiram que até 2026 o carregamento sem fio deverá ser padrão entre todos os dispositivos vendidos no bloco.

A União Europeia foi pioneira na decisão, mas logo depois foi a vez do Senado dos EUA, que solicitou a padronização através de uma carta enviada para a secretária de comércio do país. No mês de junho deste ano, foi a vez da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fazer uma consulta pública a respeito da proposta de padronização de carregadores de celular. A Índia, onde a Apple é líder em vendas de smartphones, também avalia a adoção de uma medida que exija a padronização a partir de 2024 para dispositivos móveis da porta USB tipo C.

A tendência do mercado mundial apressa a Apple a fazer mudanças, que deixarão seus produtos ainda mais competitivos. O iPhone é disparado um dos melhores celulares do mercado, rápido e intuitivo, que ganha o coração da maioria dos usuários. Com os ventos da mudança que sopram a seu favor, promete ficar ainda mais valorizado e desejado.

Crédito: istock

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies