6 fatos sobre a Indústria 4.0

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Também nomeada de quarta revolução industrial, a indústria 4.0 reluz nos olhos do empresariado do setor como um letreiro de led, forte e impactante, já que vem carregada de características que a tornam realmente revolucionária.

Os aspectos que a tornam um divisor de águas, assim como foram os primórdios da revolução industrial, são diversos, como:

  • Ampla possibilidade de escalar o negócio;
  • Operações mais integradas;
  • Surgimento de novos modelos de negócio;
  • Aprofundamento das relações com stakeholders.

Para deixar claro o potencial da indústria 4.0, produzimos este artigo com 5 fatos sobre ela. Prossiga a leitura.

  1. Cada vez mais automatizada

Se já há espanto com a capacidade de automatizar os mais diversos tipos de processo de produção, desde uma peça, a um equipamento completo, como, por exemplo, uma mangueira de incêndio, a indústria 4.0 fomenta ainda mais esse movimento.

A estimativa de diversas pesquisas é que os investimentos sejam vultosos nos próximos anos, o que dá impulso gigantesco ao mercado de automação.

  1. Processos fabris autogerenciáveis

Com o incremento em sistema de automação e outras tecnologias, como as de telecomunicações e inteligência artificial,  as indústrias praticamente funcionaram de maneira independente, ou seja, terão muito mais autonomia.

Isso significa um aumento exponencial da produtividade, já que diferentes mecanismos de procedimentos de produção estarão operando sem intervenção humana e de maneira mais inteligente, uma vez que as máquinas têm ainda mais poder de aprendizado.

  1. Mais flexibilidade e eficiência

Como citamos, um dos impactos da indústria 4.0 é que por meio dela surgiram novos modelos de negócio. Isso se dá em razão da incorporação de tecnologias de realidade virtual.

A realidade virtual permite criar os mais variados produtos e testá-los, sem que haja a necessidade de investir em projetos, o que gera economia e também possibilidade de inovar, abrindo espaço para novos nichos de mercado para o campo industrial.

  1. Previsibilidade de resultados

Fazendo uma breve brincadeira, os gestores indústrias poderão se apegar em fitas bonfim para ter os desejos realizados, mas se o assunto é previsibilidade, essa fé pode ficar para outros temas,  já que o big data e a evolução dessa tecnologia, o smart data, proporciona informações de alta relevância para a tomada de decisão e para a previsão de cenários mercadológicos e de resultados.

Com isso, as empresas conseguem evitar melhor os riscos e promover o desenvolvimento rápido e de alta performance.

  1. Produtos disponibilizados em tempo recorde

Com a realidade virtual, automação e impressão 3D e outras soluções tecnológicas, inserir um produto novo no mercado será realizado em tempo recorde, permitindo não somente ter retorno econômicos mais rápidos, como possibilita escalar o negócio de forma mais ágil.

O crescimento acelerado é fato na indústria 4.0

  1. Profissionais centrados na estratégia

As extensas possibilidades de automatização de tarefas, muda o mercado de trabalho na indústria, que necessita de mão de obra menos operacional e mais estratégica, focada no aprimoramento do negócio.

Portanto, a quarta revolução industrial não excluirá o fator humano, ao contrário, ele será ainda mais importante para o sucesso e longevidade das corporações fabris.

Esse foi o nosso artigo sobre os 6 fatos sobre a indústria 4.0. Se gostou compartilhe nas suas redes sociais e nos siga para mais conteúdos sobre o segmento industrial.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies