Técnicas de SEO para aplicar em conteúdos de blog

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Utilizar técnicas de SEO para otimização de conteúdos pode melhorar o ranqueamento no buscador de pesquisas

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de buscas de sites, blogs, e páginas, visando melhorar o posicionamento nos resultados que aparecem nos buscadores de pesquisas.

A otimização dos mecanismos de pesquisas é uma parte importante para o marketing. Utilizar técnicas e conteúdo de SEO torna o blog ou site mais visível para quem está procurando sobre o assunto.

Para destacar o que é importante e manter a otimização com práticas atualizadas, confira algumas técnicas que você pode utilizar.

Técnicas de SEO para utilizar em blogs

Velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento da página é um dos principais elementos de SEO para blogs. Para a experiência do usuário ser a melhor possível, os primeiros resultados apresentados serão aqueles que carregam mais rápido.

Conteúdo adaptável para diferentes dispositivos

Cada vez mais os usuários utilizam o celular no lugar do desktop para navegar na internet. Por isso, ter uma página compatível com diferentes dispositivos vai gerar melhor posição na busca. 

O redimensionamento deve ser automático na tela do dispositivo, de forma a facilitar a leitura e a visualização.

Tenha palavras-chave de cauda longa

Uma boa técnica é utilizar uma ou duas palavras-chave por post do blog, não mais do que essa quantidade para não causar confusão nos mecanismos de busca.

O uso das palavras vai ajudar a alcançar a meta do post, de preferência as de cauda longa, ou seja, as que contenham mais termos explicativos, pois os termos utilizados são menos concorridos e os usuários que pesquisam termos de cauda longa são considerados mais qualificados. 

Use as palavras-chave em partes específicas do post

Existem quatro locais que você pode incluí-las para ter melhor resultado:

Título

É a primeira etapa que vai determinar a relevância do conteúdo, onde ocorre a classificação do conteúdo mais adequado para a busca. Tecnicamente, os primeiros 65 caracteres do título indicam onde se tem o corte nas páginas de resultados. Desse modo, o ideal é colocar a palavra-chave no início, para garantir que seja vista.

Corpo do texto

Nessa parte do texto, a palavra-chave deve ser incluída de forma natural e de fácil leitura para o leitor. O foco deve ser o interesse do público, respondendo a perguntas e oferecendo informações úteis.

URL

A URL é uma das primeiras coisas a serem examinadas pelos mecanismos de busca, para descobrir sobre o que se trata o conteúdo do post. 

Deve ser curta, fácil de lembrar e de ler para facilitar a compreensão do conteúdo que está sendo buscado.

Incluir palavras-chave na URL é uma boa técnica para otimização.

Metadescrição

O objetivo da metadescrição é esclarecer aos leitores e aos mecanismos de pesquisa o conteúdo do post do blog. Deve ser atrativa e envolvente para mostrar que esse material é o que o usuário procura.

Utilizar palavras-chave de cauda longa nessa parte vai trazer mais clareza sobre o assunto e deixá-lo mais convidativo para o clique.

Ter links internos nos conteúdos para outras páginas do site vai ressaltar a relevância do conteúdo. É uma forma de unir páginas e torná-las valiosas. Ao permitir que o leitor encontre a outra opção, isso faz com que as duas apareçam em melhores posições no ranqueamento dos mecanismos de busca.

Mantenha um conteúdo otimizado e atualizado

Os mecanismos de busca se baseiam em palavras-chave utilizadas pelos usuários quando procuram informações, por isso elas merecem atenção.

Além disso, relacionar o uso delas com termos semelhantes nas buscas ajuda na apresentação dos resultados exibidos. 

Assim,  os conteúdos precisam estar em constante atualização para manter um bom posicionamento nas pesquisas. 

A técnica consiste em fazer análises do desempenho dos posts já publicados e pesquisas sobre os assuntos procurados, de maneira a possibilitar a adaptação das mudanças de conteúdo e temas para que continuem relevantes para o usuário.

Utilizar todas essas estratégias e técnicas de SEO para blog é prática essencial para ter o conteúdo otimizado e, dessa forma, aparecer nos melhores resultados de busca. 

Fonte: Redação

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