Conheça as principais regiões cafeeiras do Brasil

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Veja no artigo abaixo quais são as principais regiões de cultivo de café no Brasil

Se você é um apaixonado por café e não consegue iniciar seu dia sem ele, ou talvez beba para estudar, trabalhar e até mesmo jogar até altas horas da noite, provavelmente você deve ter uma curiosidade sobre a produção do café.

Como sabemos, o café nacional é um dos produtos mais consumidos pelos brasileiros, e até mesmo por estrangeiros que importam o nosso café, fazendo dele, o nosso produto de maior exportação.

Para entender como começou esse cultivo, a história, e como tudo isso impacta nas nossas vidas, leia o texto abaixo.

História do café no Brasil

Primeiramente, para entender como tudo começou, precisamos voltar para o século XVIII, período em que Brasil e Portugal ainda estavam unidos.

Foi por volta do ano de 1720 que o café chegou ao Brasil, e devido ao nosso clima tropical, esse grão não encontrou dificuldades para crescer e ser cultivado no nosso território.

O crescimento e plantação do café no Brasil foi de tão grande sucesso que se tornou um pilar da economia nacional e também parte da cultura e sociedade brasileira.

Inicialmente, o café foi introduzido na região do Rio de Janeiro, mas devido ao seu grande sucesso, rapidamente se espalhou pelo litoral e também em regiões de São Paulo e Minas Gerais.

Dessa forma, em meados do século XIX, o café já era o maior produto do Brasil, sendo também o de maior exportação.

No entanto, décadas mais tarde, as plantações de café tiveram uma crise inimaginável, quando num período de geada, fenômeno raro no Brasil, atingiu as plantações, devastando muitas delas. 

Esse foi um golpe muito duro na economia brasileira, assim para aqueles que plantavam café.

Atualmente, pode-se considerar que essa crise já está no passado. Sendo assim, o Brasil hoje é o que mais exporta café e um dos que mais consome. 

Quais são os tipos de café no Brasil?

Podemos dividir o café brasileiro em dois tipos principais, o café robusta e o café arábica. Vamos as suas diferenças:

O café robusta tem seu cultivo na Região Norte, Centro-Oeste e também no Sudeste. 

Falando de sabor, o café robusta é mais amargo e o seu aroma é considerado mais denso.

Por sua vez, o café arábica tem o seu cultivo feito principalmente nas Regiões Nordeste, Sudeste e Sul, possuindo mais destaque em São Paulo e Minas Gerais.

Quais são as principais regiões cafeeiras do Brasil?

Pudemos ver acima de forma mais superficial algumas das regiões em que o café é plantado no Brasil.

Veja abaixo quais são as principais regiões produtoras de café.

1- Rio de Janeiro

Conforme vimos durante o texto, o estado do Rio de Janeiro foi pioneiro na plantação de café no Brasil. Esse é um dos motivos pelo qual a Região Sudeste é tão forte na questão do café.

Atualmente, o Rio de Janeiro é responsável por movimentar quase R$90 milhões de reais na indústria do café.

2- Minas Gerais

Por conta de sua extensão territorial, fazendo de Minas Gerais o quarto maior estado do Brasil, a produção do café nessa região é repleta de variedades.

Primeiro temos o café da Serra da Mantiqueira, cultivado a cerca de 1400 metros acima do nível do mar.  O café dessa região é conhecido por seu sabor um pouco mais cítrico e também pela densidade que apresenta.

Por outro lado, Minas Gerais também produz café da região do cerrado mineiro. O café do cerrado é levemente adocicado e a acidez que é apresentada no café da serra é bem mais delicada.

3- Bahia

O estado da Bahia também é um dos grandes produtores de café do país. Como destaque, podemos mencionar o café cultivado na região da Chapada da Diamantina, onde é produzido o café arábica.

Uma das características do café baiano é o sabor adocicado, mas com certa acidez, além de também possuir um tom mais encorpado.

4- São Paulo

Por fim, o estado de São Paulo é conhecido pelo seu café há séculos. Muitas pessoas vão se lembrar da época de escola em que sempre era falado sobre a política do café com leite, com o café sendo representado por São Paulo.

O norte do estado paulista é uma das principais veias produtoras de café no Brasil.

Já por conta do clima tropical que é característico da região Sudeste, o café produzido por lá é o arábica.

O corpo cremoso, a acidez delicada e os leves sabores de chocolate e nozes são as características mais fortes do café paulista.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies