Quais tipos de investimentos existem?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Você sabe investir bem seu dinheiro? Quando falamos em valorização do capital, ao mesmo tempo, estamos pensando em tipos de investimentos e como cada um deles pode satisfazer suas necessidades.

Não basta apenas deixar o dinheiro em uma poupança e esperar os rendimentos. É necessário criar formas de esse valor render e trabalhar para você. A notícia boa é que o mercado disponibiliza diversas opções para valorizar e ter bons resultados, assim como ocorre com a lista de opções para comprar um limpador enzimático, por exemplo.

A poupança não pode mais ser considerada uma forma de investimento, mas sim uma conta apenas para poupar e evitar gastar todas suas economias. O rendimento oferecido mal consegue acompanhar a inflação e, muitas vezes, por conta da crise econômica, pode até mesmo desvalorizar.

Veja 5 alternativas para investir seu dinheiro:

Tesouro direto

Um dos tipos de investimentos mais conhecidos é o Tesouro Direto. Esse programa foi criado pelo Governo Federal e possibilita que as pessoas físicas consigam negociar títulos públicos, tudo de maneira bem simples e virtual.

O mecanismo do Tesouro Direto é simples: o investidor faz uma espécie de empréstimo ao governo que, por sua vez, fornece um título de crédito que possui um vencimento determinado. Assim que chegar nessa data, é devolvido o dinheiro com juros aplicados.

É considerada uma das alternativas mais seguras, como um carrinho plataforma, já que dificilmente o governo pode dar um grande calote.

CDB

Chamado de Certificado de Depósito Bancário, o CDB é uma alternativa de investimento muito parecida com o Tesouro Direto. São títulos emitidos por bancos para que seja possível captar recursos. Funciona como se você estivesse emprestando dinheiro a uma instituição financeira por determinado tempo, recebendo de volta com os juros do período.

Um ponto importante é a garantia, já que essa aplicação é protegida pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), mesmo órgão que protege a poupança. Assim, se você adquirir um CDB e o banco falir, o FGC garante que você receba uma parte ou a totalidade do investimento.

LCI e LCA

O LCI e o LCA são investimentos de renda fixa: aplicações que você conhece ou prevê a rentabilidade dos títulos, antes mesmo de realizar a operação. Esses dois títulos servem para a captação de recursos que serão utilizados nesses dois setores: agronegócio e imobiliário. Também são garantidos pelo FGC e, além disso, são isentos de imposto de renda e IOF para pessoas físicas.

Ações de empresas

O investimento em ações de empresa é uma das principais formas de investir e pode ser uma alternativa muito interessante, já que apresenta rendimentos vantajosos para seu dinheiro.

Quando você compra a ação de uma empresa, acaba se tornando sócio dela. Com isso, vai obter lucros com a valorização de forma mais simplificada, como um multiplicador de torque – mas há risco, já que os rendimentos acompanham o mercado financeiro.

Fundos de Investimentos

O Fundo de Investimento é uma modalidade coletiva para aplicação. Essa modalidade reúne o capital de várias pessoas, chamadas de cotistas, para que seja aplicado em determinado investimento. É uma alternativa para quem não tem tempo para acompanhar e operar no mercado financeiro.

Viu só quantas alternativas interessantes para aplicar seu dinheiro? No entanto, vale a pena pesquisar muito bem todas as possibilidades e consultar quem é do mercado para que você tenha muito sucesso!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies