Como a indústria 4.0 ajuda um negócio a crescer?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Se você assiste jornal, acompanha as novidades que surgem ou é uma pessoa antenada no mercado, com certeza já ouviu falar sobre o termo indústria 4.0. Esse conceito se refere basicamente a uma fábrica inteligente, tendo sido apresentado pela primeira vez na Alemanha em 2011, e desde então tem se tornado uma verdadeira febre dentro do mercado. 

O principal objetivo dessa manufatura inteligente é tornar a cadeia produtiva das empresas cada vez mais automatizadas, eficientes, descentralizadas e customizáveis, utilizando uma série de artifícios como a coleta, processamento e integração dos dados online, além de outras tecnologias como a famosa IoT e o Big Data. 

A indústria 4.0 funciona como um purificador de ar, assim que implementado, você nem percebe que está lá, mas a qualidade aumenta tanto que percebe o quão importante ela é para qualquer negócio. A atribuição e o uso da tecnologia, podem causar um impacto muito maior do que você imagina. 

No texto de hoje, iremos mostrar para você, como a indústria 4.0 pode ajudar um negócio a crescer e expandir o seu tamanho de maneira eficiente, bora conferir? Então vamos lá!

.

Tomadas de decisões mais rápidas e assertivas

A indústria 4.0 trabalha com a coleta, análise e utilização de dados em tempo real, ou seja, tudo acontece de forma praticamente instantânea, isso faz com que as pessoas tenham acesso aos dados na hora que estão sendo coletados, o que facilita e muito, tomadas de decisões mais rápidas e assertivas. 

Você não precisa mais se basear em achismos ou suposições, ao invés disso, você possui uma cadeia enorme de dados disponíveis para utilizar eles da maneira mais assertiva possível.

Ainda vale destacar a descentralização, onde a própria inteligência artificial combinada com o Big Data pode realizar certas movimentações e escolhas estratégicas sem a intervenção humana, o que acerta ainda mais nas escolhas e torna os processos mais rápidos e com menor chance de erros. 

Aumento da produtividade

Muitos processos são feitos de forma manual, mas grande parte deles pode ser facilmente substituído por uma autonomia maior durante sua execução, claro que colocar e realizar a pesagem de um objeto em uma balança industrial digital, não é uma atividade para se automatizar, porém, existem diversos outros processos que podem se beneficiar disso. 

Operações manuais como preenchimento de planilhas, processos de produção, contagem de estoque e financeira, e muitos outros, podem usufruir da automatização disponível em uma indústria 4.0 para aumentar a produtividade e deixar tudo muito mais facilitado. 

Possibilidade de expansão

O sonho da maioria das empresas é crescer, expandir a sua marca, mas sabemos que essa é uma tarefa muitas vezes complicada, mas graças a tecnologia, é possível customizar os processos em larga escala, e expandi-los de uma forma que, sem ela, seria difícil de fazer. 

Todas as ações podem ser expandidas, representando em uma escalabilidade muito maior, e uma perspectiva de crescimento mais eficiente dentro das empresas, gerando assim, eficiência e grandiosidade de maneira simples e eficaz. 

Não é preciso colocar um letreiro de led enorme na sua porta, a escalabilidade virá de maneira natural com o passar do tempo, quanto mais otimiza os processos, maior sua chance de sucesso. 

Redução nos custos operacionais

Economizar é uma das palavras mais almejadas pelos empreendedores, e acredite, essa redução de custos também é um benefício que ajuda o crescimento de um negócio. 

Com todo o seu sistema operacional e os seus processos funcionando de forma automatizada, a possibilidade de acontecerem qualquer tipo de erro é praticamente mínima, o que evita o retrabalho, e faz com que tudo funcione de forma mais rápida, eficiente, e sem erros. 

Ajudando assim, em uma redução considerável nos custos operacionais, eliminando os desperdícios e fazendo com que todos os processos ocorram de forma eficiente. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies