As propostas de vendas são uma parte vital do fechamento de compras. No entanto, com muita frequência, as organizações não sabem como realizar propostas de vendas vencedoras e perdem diversas oportunidades.
Quando usado de maneira eficaz, pode ser considerado um multiplicador de torque para uma máquina que esteja com peças soltas, já que isso amplificará positivamente o seu dia a dia e de suas equipes. Deseja entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.
1- Faça propostas de venda curtas
Quanto mais longa sua proposta, menor a probabilidade de seu cliente em potencial terminá-la. Para o bem ou para o mal, as pessoas não vão perder tempo com algo denso e cansativo. Portanto, seja direto.
Uma proposta deve ter entre 8 e 20 páginas, no máximo. Enquanto alguns argumentam que uma ou duas páginas são suficientes, esse tamanho pode não ser interessante para muitos negócios. Ou seja, isso tudo vai variar de acordo com o cliente e a oferta (um texto referente a aditivos químicos não será igual àquele referente a materiais esportivos).
A chave é fazer valer cada palavra. Procure trechos para editar, condensar ou cortar. Depois disso, você terá uma proposta mais forte e persuasiva para apresentar.
2- Personalize seu modelo e gere valor ao seu negócio
Os modelos podem ajudar sua equipe a economizar tempo e garantir a consistência. No entanto, se estiver copiando e colando as mesmas informações em todas as suas propostas, está perdendo a oportunidade de se conectar ao seu cliente em potencial.
Boas vendas não são sobre você. É sobre sua perspectiva. Todo mundo quer se sentir ouvido e valorizado. Diferenciar cada um de seus textos é uma maneira simples de mostrar às pessoas interessadas que você os entende.
Embora algumas informações permaneçam praticamente as mesmas, há muitos lugares que deverão ser reorganizados. Mostre a eles que você entende o problema melhor do que qualquer um e, em seguida, explique como resolvê-lo.
Quanto mais adequada for a sua proposta, mais eficaz e persuasiva ela será.
3. Concentre-se na solução de problemas, não nas entregas
Um dos maiores erros que os vendedores cometem é o de se concentrarem demais nas entregas, ao invés de verificarem os problemas do cliente em potencial. Lembre-se, vender não é sobre você. É sobre eles.
Em sua proposta, enfatize sua compreensão disso e, em seguida, demonstre como sua solução é a melhor. Com isso, haverá atração para um comprador em potencial e uma lista de recursos e benefícios.
Se não der o passo extra para aproximar esses pontos positivos dos clientes, será necessário que as próprias pessoas descubram como sua solução os atenderá. E nem todos estão dispostos a isso.
Com tudo isso dito, podemos ressaltar que esse tipo de informação pode ser válido para todos os setores, seja ele venda de peças para empilhadeira, moda e outros. Quando inserido de maneira correta, os benefícios serão gradativos, mas vistos a curto e médio prazo.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais