3 Formas para realizar uma proposta de venda

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

As propostas de vendas são uma parte vital do fechamento de compras. No entanto, com muita frequência, as organizações não sabem como realizar propostas de vendas vencedoras e perdem diversas oportunidades.

Quando usado de maneira eficaz, pode ser considerado um multiplicador de torque para uma máquina que esteja com peças soltas, já que isso amplificará positivamente o seu dia a dia e de suas equipes. Deseja entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.

1- Faça propostas de venda curtas 

Quanto mais longa sua proposta, menor a probabilidade de seu cliente em potencial terminá-la. Para o bem ou para o mal, as pessoas não vão perder tempo com algo denso e cansativo. Portanto, seja direto.

Uma proposta deve ter entre 8 e 20 páginas, no máximo. Enquanto alguns argumentam que uma ou duas páginas são suficientes, esse tamanho pode não ser interessante para muitos negócios. Ou seja, isso tudo vai variar de acordo com o cliente e a oferta (um texto referente a aditivos químicos não será igual àquele referente a materiais esportivos).

A chave é fazer valer cada palavra. Procure trechos para editar, condensar ou cortar. Depois disso, você terá uma proposta mais forte e persuasiva para apresentar.

2- Personalize seu modelo e gere valor ao seu negócio

Os modelos podem ajudar sua equipe a economizar tempo e garantir a consistência. No entanto, se estiver copiando e colando as mesmas informações em todas as suas propostas, está perdendo a oportunidade de se conectar ao seu cliente em potencial.

Boas vendas não são sobre você. É sobre sua perspectiva. Todo mundo quer se sentir ouvido e valorizado. Diferenciar cada um de seus textos é uma maneira simples de mostrar às pessoas interessadas  que você os entende.

Embora algumas informações permaneçam praticamente as mesmas, há muitos lugares que deverão ser reorganizados. Mostre a eles que você entende o problema melhor do que qualquer um e, em seguida, explique como resolvê-lo.

Quanto mais adequada for a sua proposta, mais eficaz e persuasiva ela será. 

3. Concentre-se na solução de problemas, não nas entregas

Um dos maiores erros que os vendedores cometem é o de se concentrarem demais nas entregas, ao invés de verificarem os problemas do cliente em potencial. Lembre-se, vender não é sobre você. É sobre eles.

Em sua proposta, enfatize sua compreensão disso e, em seguida, demonstre como sua solução é a melhor. Com isso, haverá atração para um comprador em potencial e uma lista de recursos e benefícios.

Se não der o passo extra para aproximar esses pontos positivos dos clientes, será necessário que as próprias pessoas descubram como sua solução os atenderá. E nem todos estão dispostos a isso.

Com tudo isso dito, podemos ressaltar que esse tipo de informação pode ser válido para todos os setores, seja ele venda de peças para empilhadeira, moda e outros. Quando inserido de maneira correta, os benefícios serão gradativos, mas vistos a curto e médio prazo.

Gostou do conteúdo sobre como realizar uma proposta de venda? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies