Como aumentar a capacidade de armazenamento em rede para empresas?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

A maioria das empresas faz uso de software e processamento de dados. Por isso, cresce a necessidade de garantir o armazenamento em rede desses dados e outros arquivos em nuvem. Mas como aumentar esse armazenamento em rede para empresas?

Uma alternativa para garantir acesso remoto e com segurança, além de aumentar o armazenamento em rede, é o uso de cloud computing, consultoria em nuvem.

Caso você não saiba o que é cloud computing e deseja aumentar o armazenamento em rede, continue lendo esse texto, pois pode ser a solução ideal para você.

Por que aumentar o armazenamento em rede para empresas?

O armazenamento de rede vem se tornando uma ferramenta cada vez mais usada por muitos empreendedores e empresas para armazenar e compartilhar informações, dados e arquivos importantes.  

A procura por essa ferramenta aumentou devido ao crescimento das empresas, pois, conforme elas crescem, maior se torna a necessidade de espaço para guardar tantos dados. 

Além disso, nos dias de hoje, o volume de informações é cada vez mais veloz, e o tempo tem feito muitas empresas e funcionários a buscarem por um meio que fosse possível armazenar, de forma segura e sigilosa, todos os dados fruto dos próprios negócios.

Assim, surge a onda de deixá-los em servidores dedicados, que têm máquinas muito mais potentes e protegidas.

Quais são os principais tipos de armazenamento de rede? 

Como falamos anteriormente, esse serviço tem como principal função conseguir manter de forma segura vários dados e arquivos de empresas.

Agora, você vai entender quais são os principais tipos de armazenamento de rede e como podem ajudar a sua empresa a crescer no meio digital.

Os principais tipos de armazenamento são:

  • NAS – Network Attached Storage;
  • SAN – Storage Area Network;
  • DAS – Direct Attached Storage.

NAS – Network Attached Storage

NAS é um tipo de armazenamento de rede que, em resumo, acontece como uma rede de servidores que estão conectados a um disco rígido. 

Esse disco possui uma ótima capacidade de armazenamento. 

A NAS é um tipo de armazenamento de rede muito bom, especialmente para você que depende de um processamento rápido e que tenha uma boa segurança. 

Além disso, esse armazenamento em rede tem uma potencialidade de ser escalável, o que torna mais fácil de se conseguir mais espaço.

Outro ponto interessante que esse armazenamento oferece é o de não precisar ficar realizando upgrade ou trocar de servidor para adquirir mais espaço de armazenamento.

O armazenamento em rede é um recurso  de alto desempenho, que foca em veiculação de dados e se responsabiliza por toda a parte de armazenar e compartilhar arquivos.

SAN – Storage Area Network

O que é SAN, afinal?

Se trata de um tipo de armazenamento de rede que é desenvolvido e aliado a vários discos rígidos que estão ligados a uma unidade de controle.

Essa unidade de controle é a responsável por compartilhar todos os dados e arquivos armazenados para todos os usuários habilitados.

Para que as empresas possam ter mais espaço de armazenamento com a rede SAN, é necessário ter uma consultoria em nuvem para realizar isso, adicionar mais discos rígidos e switches que possam ser acessados pelo sistema principal, como se fossem tudo no mesmo local e no mesmo drive.

DAS – Direct Attached Storage

O tipo de armazenamento DAS não é um armazenamento em nuvem e funciona por meio da ligação de forma direta de unidades de armazenamento com servidores.

Por exemplo, o uso de HDs externos ligados a uma CPU é uma forma de fazer o armazenamento DAS.

Logo, fica claro que esse tipo de armazenamento é um tipo mais simples comparado aos outros, pois é utilizado por pessoas comuns, não somente grandes empresas, e também é mais barato.

No entanto, diferentemente do NAS e do SAN, esse tipo de armazenamento em rede não permite a criação de compartilhamento.

Desse modo, a sua principal vantagem é oferecer um custo mais baixo e acessível, sendo uma alternativa para empresas que estão começando, mas não é a mais avançada.

Assim, o uso de HDs externos, pendrives ou cartões de memória são exemplos de forma de armazenar sem ter uma necessidade de alto investimento, mas isso não fica na nuvem, vai ficar dentro de um hardware em que você precisa sempre levar junto.

E a grande desvantagem é que você pode perder ou quebrar esse hardware e, caso isso aconteça, os dados também se perdem, o que é uma grande desvantagem em relação ao armazenamento em nuvem.

Como aumentar o armazenamento de rede em empresas?

Uma forma alternativa de garantir acesso remoto e com segurança, além de aumentar o armazenamento em rede, é o uso de cloud computing, um armazenamento em nuvem que apresenta também consultorias.

O que é um serviço de cloud computing?

O cloud computing é um armazenamento de dados que fica na nuvem.

Ele permite acesso a softwares, arquivos e processamentos, basta você ter internet, mas de qualquer lugar você consegue ter acesso a tudo isso.

Isso significa que, ainda que você não esteja em sua empresa ou lugar de trabalho, ainda pode ter acesso de forma remota a todos os dados que estão armazenados na nuvem.

Quando contratar uma consultoria em nuvem? 

A partir do momento em que você ou sua empresa necessitar de um meio seguro para manter todos os dados e arquivos guardados.

A maioria das empresas que faz uso de algum dispositivo e precisa de processamento de dados deve se certificar de que o armazenamento de arquivos está seguro, pode ser acessado de qualquer lugar e ainda de forma segura.

Conclusão 

Existem vários tipos de armazenamento em rede e até consultorias em nuvem que você pode contratar para que o processo de armazenamento dos seus dados sejam sempre bem organizados, fiscalizados e sigilosos.

O armazenamento em nuvem é uma forma segura e que você pode acessar sempre de qualquer lugar, basta ter internet e um dispositivo para o acesso.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies