Ensine educação financeira para seus filhos o quanto antes

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Pais podem aprender com cursos de finanças e palestras para incentivar as crianças a terem uma relação saudável com o dinheiro desde cedo

Uma pesquisa deste ano da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) apontou que 78% das famílias brasileiras estão endividadas, e 29% estão com contas atrasadas. Já pensou se todos tivessem recebido educação financeira quando crianças? Com certeza os números de inadimplência diminuiriam.

A educação financeira infantil ensina as crianças a terem uma relação saudável com o dinheiro, a partir de planejamento e gestão. Quanto antes a criança aprende a ter uma visão mais realista do dinheiro, menor a chance de adquirir problemas financeiros no futuro.

Os estímulos não precisam ser complexos, detalhes no dia a dia já fazem a diferença no comportamento da criança. Adultos que desejam ter uma melhor compreensão sobre o assunto, podem buscar cursos de finanças e palestras antes de repassar para os pequenos. Porém, os que já se sentirem seguros, podem iniciar o ensino de imediato.

Veja como iniciar a educação financeira com seus filhos!

O que é educação financeira?

De acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), educação financeira é o processo em que o indivíduo melhora sua compreensão sobre finanças e desenvolve valores e competências para analisar oportunidades e riscos em relação a dinheiro. 

A partir da educação financeira, pode-se tomar decisões mais bem informadas, saber onde procurar ajuda e contribuir para uma sociedade mais responsável e comprometida com o futuro. Quando usada com crianças, visa ensinar os conceitos básicos e moldar a relação dos pequenos com o dinheiro. Dessa forma, desenvolvem maturidade e disciplina.

Além disso, crianças que possuem educação financeira aprendem:

  • O real valor do dinheiro – entendendo que é um bem conquistado e que apresenta limitações e vantagens;
  • A poupar e investir;
  • A diferença entre necessário e supérfluo;
  • Valorizar o trabalho – reconhecendo os esforços da família para se manter.

Como ensinar sobre finanças para crianças?

A educação deve ser recreativa e espontânea, para que o tema não se torne chato para eles. Confira como dar os primeiros passos a seguir!

  1. Explique o básico

Aproveite uma oportunidade em que o dinheiro seja o centro do assunto para iniciar as explicações. Em um mercado, por exemplo, mostre o que é possível ou não de comprar com uma nota de R$5. Comece ensinando com dinheiro físico, pois eles conseguem associar visualmente também. 

Explique também de onde vem o dinheiro, para que eles não achem que é infinito e que se ele acaba antes da hora, algumas regalias também são encerradas. Já é uma forma de falar sobre responsabilidades e trabalho ao mesmo tempo.

  1. Peça que ele faça escolhas e planos

Muitas vezes, as crianças querem muitas coisas de uma vez. Mesmo que se tenha como atender aos desejos, é importante incentivá-las a tomar decisões, como escolher entre um chocolate e um salgadinho. Esse é o primeiro passo para que ela pense como gastar controladamente.

Quando o desejo for de algo mais caro, ajude-o a poupar até ter a quantia certa de dinheiro. Para ele entender que nem tudo é alcançado de imediato.

  1. Ensine-o a doar

Além da responsabilidade financeira, tem a responsabilidade social e a empatia. Dessa forma, ele entenderá que toda quantia tem seu valor para alguém. A doação não precisa ser necessariamente de dinheiro; roupas, livros e brinquedos também são bens materiais e são representações dinheiro.

  1. Inclua-os em decisões financeiras

Muitas vezes, opta-se por deixar a criança de fora das decisões financeiras da casa. Porém, as finanças também os afetam e eles devem ser incluídos, em algumas delas. Como na hora de comprar um carro ou uma casa, leve-o com você. Além de ser uma boa companhia, ele vai entender mais sobre o orçamento da família.

  1. Recreação

Torne o assunto mais atrativo com brincadeiras. Algumas opções são:

  • Jogos de tabuleiro – Monopoly; Banco Imobiliário; Jogo da Vida;
  • Livros – A Formiga que Queria Ser Confeiteira; Coleção Educação Financeira para Crianças; Pra Que Dinheiro?; O Barato da Dona Baratinha;
  • Testes de Conhecimento – jogos de perguntas e respostas; 
  • Cofrinho – dê um cofrinho bonito e alegre para que ele possa guardar moedas e notas.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies