O que é upsell e por que fazer?

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Em algum momento em sua empresa será necessário que ações venham a ser implantadas, pois só assim que se tem um crescimento e evolução. Diante disso, o upsell tem tido grande destaque e deve ser considerado.

O upsell é uma técnica utilizada pela equipe de vendas onde se oferece ao consumidor um produto muito melhor e na maioria das vezes com o valor mais elevado do que o primeiro produto que o atraiu e possibilitou o contato com a empresa.

Para garantir um bom faturamento quando se pensa a longo prazo, é essencial cultivar uma boa taxa de retenção de clientes e principalmente utilizar do upsell para aumentar o ticket médio dos clientes em questão.

Para se ter ideia, as empresas que realizam o upsell geram de 70% a 95% da sua receita, garantindo lucros totalmente consideráveis e que tendem a ser decisivos ao se tratar do crescimento e evolução.

Por isso, para que uma empresa de coleta de lixo reciclável SP, por exemplo, tenha lucros e resultados cada vez mais animadores ao se tratar da sua receita, aplicar o upsell se mostra um movimento necessário e totalmente determinante.

Afinal, o mercado tem sido marcado por estabelecer cada vez mais concorrência e inovação, assim é essencial que a sua empresa não fique para trás e estabeleça estratégias que aumentem suas vendas e gerem um cenário de constante evolução.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o upsell, fazendo com que você entenda a sua significação, em quais momentos utilizá-lo, exemplos de ações nessa área e as principais técnicas. Confira!

O que é o upsell?

O upsell se caracteriza como uma técnica de venda extremamente importante, onde um vendedor convida um cliente a considerar a compra de itens mais caros para gerar mais receita.

Assim, ao ser realizada a sua aplicação, essa técnica tende a envolver o cliente diante da opção de produtos e serviços mais rentáveis, fazendo com que ele estabeleça em mente a necessidade de realizar a compra.

Dessa forma, por mais que o cliente em primeira instância tenha se sentido atraído por um produto, ao aplicar o upsell o intuito da empresa é apresentar produtos que geram mais receita e seja extremamente vantajoso para ambos os lados.

Na prática, essa técnica é aplicada com certa frequência. Quando vamos a um atacadista de peixes, podemos encontrar um item em uma qualidade menor a R$ 3,00, já quando tem uma maior qualidade e quantidade, esse mesmo item é vendido por R$ 15,00.

Isso é um exemplo claro de upsell, pois se oferece uma opção que é mais vantajosa ao comprar uma maior quantidade, estabelecendo na mente do público essa necessidade e fazendo com que ele se sinta totalmente inclinado a comprar essa opção oferecida.

Logo, ao comprar o consumidor está realizando uma boa escolha, pois se tem uma quantidade maior com um preço mais justo, e para as empresas também é fundamental pois se aumenta seu ticket médio vendendo o item mais caro.

Por isso, considerar essa técnica é algo necessário desde uma fabrica de saco de rafia a uma empresa de materiais esportivos, estabelecendo um crescimento e criando condições perfeitas ao público e seu negócio.

Em quais momentos utilizar o Upsell?

Ao acompanhar a significação e ver a proporção que o upsell tem diante da receita das empresas, fica claro que a sua aplicação tende a ser um fator determinante ao se tratar de melhores resultados e um ticket médio mais avançado.

Entretanto, uma dúvida comum e que se estabelece ao pensar na utilização do upsell é qual o momento certo para realizar sua aplicação e garantir os benefícios que essa técnica tende a gerar.

É claro que os clientes são importantes para desde uma empresa de serviço de catering ou até mesmo em uma empresa de tecnologia, assim é um fato que é muito mais fácil vender para um cliente fiel e que confia na sua empresa do que para um cliente novo.

Assim, para que o upsell possa brilhar e garantir os melhores resultados possíveis a sua empresa, é necessário realizar a sua utilização quando o seu negócio conta com uma boa base de clientes fiéis.

Ao contar com essa base estabelecida, sua empresa tende a ter resultados muito mais positivos diante da aplicação dessa técnica, pois os clientes com que a empresa se comunica confiam muito mais no que está sendo dito.

Por isso, assim como o treinamento nr10 básico é algo essencial para executar serviços e instalações elétricas, estar atento ao momento de utilização do upsell também é essencial para que seu negócio execute ações e estratégias precisas.

Exemplos de ações no upsell

Como está sendo visto, essa técnica pode gerar resultados valiosos à sua empresa, garantindo com que os clientes se sintam atraídos e comprem a ideia que está sendo vendida por sua empresa.

Assim, para que você tenha ainda mais noção da aplicação e do quanto essa técnica pode ser estabelecida em diversos meios, confira alguns exemplos de ações no upsell.

Upsell em uma empresa de viagem

Ao considerar o upsell sendo estabelecido em uma empresa de viagem, é importante entender que a sua empresa sempre venderá produtos que resolvam o problema dos seus clientes.

Além disso, também é importante ter em mente que a maioria das pessoas buscam opções mais baratas e que de certa forma atende ao que eles realmente precisam.

Assim, um bom exemplo de utilização do upsell nesse meio é gerando a passagem com vantagens além do voo, fazendo com que o cliente se sinta atraído pela experiência e por todas as vantagens que serão incluídas.

Upsell em restaurantes

Alguns restaurantes ao aplicar o upsell oferecem algumas variações que fogem do tradicional, as chamadas opções premium ou até mesmo variações sem glúten ou vegana.

Além disso, um exemplo bem conhecido do upsell é o buffet a la carte, pois o público tende a comer a mesma quantidade que comeriam normalmente, mas por um valor mais alto.

Por ter à sua disposição uma quantidade ilimitada de comida, essa opção tende a ser vista com bons olhos para o público, e quando se considera a empresa, os resultados são totalmente vantajosos.

Upsell no banco

No setor bancário os representantes do banco tendem a oferecer razões tentadoras para que você atualize seu cartão normal para uma versão premium, gerando de fato todo um cenário que demonstra a importância de realizar essa atualização.

Por isso, ao destacar esses exemplos, fica claro que a aplicação do upsell pode ser realizada desde uma empresa de portaria terceirizada a uma empresa de publicidade, gerando esse cenário único ao se tratar da ação do público e das vendas em sua empresa.

Assim, fica claro que estabelecer as técnicas de upsell tende a ser um passo determinante e que gera resultados e um cenário único através da sua aplicação.

Principais técnicas do upsell

Ficou claro o quanto estabelecer e aplicar as técnicas do upsell é um passo necessário se a sua empresa visa estar diante de um crescimento em seu ticket médio e vendas.

Assim, para que você possa adotar essa técnica e garantir benefícios e vantagens únicas através da sua aplicação, confira as principais técnicas de upsell.

  • Lance um upsell relevante;
  • Forneça valor consistente;
  • Crie um sentimento de urgência;
  • Acompanhe constantemente.

Logo, ao destacar essas técnicas já se tem um conhecimento prévio de como aplicar o upsell, entretanto para que essas informações fiquem ainda mais claras, veja as características aprofundadas de cada um dos pontos.

1 – Lance um upsell relevante

Você precisa conhecer seu público e entender as suas necessidades, pois ao empurrar qualquer atualização ou pacote, o upsell não será relevante, assim é necessário saber o interesse dos seus clientes.

Por exemplo, se em uma empresa de consultoria ambiental o público deseja consumir um produto específico, ao invés de buscar oferecer outros, faça com que o produto que o público deseja se torne ainda mais atraente e único.

2 – Forneça valor consistente

Um dos erros mais comuns que devem ser evitados é somente se preocupar com as vendas e o consumo do público, pois o momento após a compra gera uma fidelização e confiança diante do relacionamento em questão.

Por isso, não espere que os clientes estarão prontos para as atualizações assim que você pedir, é necessário criar um relacionamento e manter o público ativo através de cada momento.

Assim, ao aplicar o upsell estabelecendo uma relação positiva com o público, as estratégias tendem a ser muito mais efetivas e impactantes.

3 – Crie um sentimento de urgência

Ofereça ao seu público ofertas que tenham um prazo determinado, assim os clientes provavelmente vão realizar ações sem considerar a sua necessidade, fazendo com que as decisões venham ser tomadas por impulso.

Um exemplo disso são as ofertas de Black Friday ou até mesmo de Natal, gerando o máximo de urgência diante do upsell aplicado.

4 – Acompanhe constantemente 

O acompanhamento tende a tornar o upsell da sua empresa cada vez mais eficiente e impactante, pois ao reparar os erros e investir no que está dando certo, se estabelece um ambiente perfeito para a realização das vendas.

Por isso, assim como o pabx ip nuvem é algo totalmente moderno quando se pensa em telefonia, o upsell é uma das ações mais modernas ao considerar um aumento do ticket médio e vendas.

Assim, quanto antes o upsell for aplicado em seu negócio, mais cedo sua empresa tende a estar diante de um cenário totalmente positivo e eficaz.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fonte: Redação

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