Mercado Livre decide antecipar as promoções de Black Friday para outubro

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A Black Friday acontece oficialmente no fim de novembro e já se consolidou como o principal evento de vendas do segundo semestre. Justamente por isso, muitas empresas já iniciaram o “aquecimento” para a data, como aconteceu com a plataforma de marketplace Mercado Livre, que resolveu antecipar as ações promocionais.

O mesmo movimento de antecipação das ações promocionais está acontecendo nos concorrentes do comércio, como a Americanas, que criou uma campanha com o narrador Galvão Bueno para vendas de TVs, ou as Casas Bahia, do grupo VIA, que criou a campanha Gol de Pix. O Magazine Luiza também lançou a promoção “Troca Tudo no Magalu”, com foco nas TVs.

Segundo pesquisa do Mercado Livre com a Ipsos, 80% dos brasileiros querem comprar online neste ano e também 80% querem gastar até R$ 2 mil, um tíquete médio mais alto do que as edições passadas.

“São duas datas que concentram muita intenção de compra. A Copa traz um desafio adicional, já que existe uma necessidade de se preparar para acompanhar os jogos. Estamos, então, trabalhando para aproveitar todo esse impulso de compras ao longo de outubro já, dado que vamos ter algumas pausas no período tradicional da data”, contou a diretora de marketplace do Mercado Livre, Julia Rueff.

Para atender as exigências dos consumidores, o Mercado Livre investiu no Brasil R$ 17 bilhões neste ano. “Boa parte desses investimentos são em operação logística, com o aumento da frota aérea e o lançamento do primeiro Sortation Center (Centro de Consolidação), que vai consolidar mais de 450 mil pacotes e reduzir os prazos de entrega”, afirma Rueff.

Principais categorias

As categorias de moda e tecnologia são as mais buscadas na Black Friday, com 48% e 44% das intenções, respectivamente. Eletrodomésticos, beleza e cuidado pessoal aparecem logo atrás, com 30% de intenções cada.

Segundo dados de Mercado Ads, plataforma de anúncios do Mercado Livre para promover a visibilidade de produtos na plataforma e aumentar vendas, 80% dos usuários pretendem comprar online na data. “Neste cenário, estamos falando de um consumidor mais exigente, porque ele já teve experiência da última Black Friday. Isso significa serviço de excelência, com sortimento, boas ofertas e entrega rápida. Nós já trabalhamos constantemente ao longo do ano para oferecer a melhor experiência de compra e estamos preparados”, destaca Fabiana Manfredi, diretora sênior de Mercado Ads.

Ofertas de Black Friday

Neste ano, além das faixas de preços mais baixos para a Black Friday, o Mercado Livre criou uma campanha com cupons de descontos, que podem chegar a até 70% do valor do produto. “Os descontos são acumulativos. O consumidor vai ter uma amplitude muito maior de descontos”, diz Júlia. O usuário da plataforma terá uma espécie de carteira virtual que vai concentrar todos os cupons. Também vai ter um espaço para vídeos curtos para avaliação de produtos por influenciadores e consumidores. Mas o selo de Black Friday só começa a aparecer em novembro.

A expectativa do grupo é bater recorde de vendas na edição de 2022, com avanço de mais de 20% ante o ano passado.

Algumas páginas como esta do site Testa pra Mim já estão selecionando as principais ofertas do Mercado Livre para que os consumidores possam checar os descontos.

O que é a Black Friday?

A Black Friday é uma data original dos Estados Unidos. Ela é realizada na primeira sexta-feira após o Dia de Ação de Graças e é considerada o momento que inicia as vendas de Natal. Os lojistas promovem uma série de promoções para atrair compradores.

A Black Friday brasileira é bem mais recente. Inspirada no modelo norte-americano, ela começou dia 28 de novembro de 2010 de forma totalmente online.

Fonte: Redação

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