Quais são os 3 pilares de um bom treinamento de vendas?

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Construir um programa de treinamento pode ser algo extremamente complexo. Quando você está começando com apenas alguns representantes de vendas, é fácil fazer com que eles descubram, por conta própria, ao invés de construir um programa. 

No entanto, para ter uma precisão tão milimétrica quanto a de uma balança industrial digital, é preciso seguir três pilares fundamentais e, desta forma, essas pessoas se tornarão líderes incríveis em sua empresa.

Quanto mais tempo ficar sem criar um programa, mais difícil será desenvolvê-lo, porque relutaria em dedicar tempo e recursos a ele. Vem com a gente que explicaremos sobre tudo isso e muito mais.

1- Produto

Durante a primeira semana de treinamento, ajude os novos contratados a se tornarem especialistas em produtos. Ensine a eles coisas sobre o que irão falar sobre o produto e apenas garanta que eles realmente o conheçam por dentro e por fora. 

Esse tipo de treinamento será diferente de empresa para empresa, mas abrirá uma espécie de porta de enrolar, apresentando um novo mundo de possibilidades a todos os colaboradores.

Vale, também, apresentar o produto aos trainees como faz para um cliente. Diga a eles para não fazerem anotações ou perguntas (ao menos por enquanto). A ideia é que coletem o contexto do que está sendo passado ao longo da primeira semana.

Em seguida, monte sessões ministradas como um curso universitário. Cada palestra é acompanhada por material de leitura, que eles leram antes de entrarem para a palestra. Desta forma, fica mais fácil para que eles façam perguntas inteligentes, dando a certeza,  aos gestores de que estão retendo as informações e descobrindo onde enfrentam dificuldades.

Comparativamente, isso é tão fundamental para a sua marca, quanto uma central de alarme de incêndio para grandes comuns.

2- Processo de vendas

Isso pode ser algo óbvio, mas com que frequência você está realmente treinando seus colaboradores em seu processo de vendas? Caso isso não entre em seu cronograma, pode até perder lucros e clientes.

Aprender e passar por um rigoroso treinamento de vendas é valioso, pois você deseja que seus funcionários se preparem para tudo. As pessoas não retém tudo o que aprendem, então é por isso que ensinamos a elas mais do que precisam saber. 

Estabelecemos grandes expectativas, tanto para nós mesmos ao treiná-los quanto para os próprios ‘alunos’ – isso é importante para o sucesso deles e suas futuras carreiras.

3- Cultura

As pessoas sempre falam sobre cultura e garantir que alguém esteja bem adaptado, mas os funcionários precisam estar muito bem integrados para que isso realmente aconteça. Em última análise, esses serão os futuros líderes. 

Ou seja, treinarão outras pessoas e se tornarão o rosto que será visto em primeiro lugar quando os clientes forem até você. Esteja ciente de estabelecer a missão e a visão de como você alcançará os objetivos de sua empresa e, além disso, é imprescindível que todos saibam disso.

Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções industriais. Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenham gostado, comentem e compartilhem em suas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

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