Atendimento ao cliente para lojas de veículos

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Atendimento ao cliente bom em uma loja de veículos é essencial para que haja o melhor desempenho nas taxas de venda e para gerar novos consumidores. Isso é importante para que o setor de venda da empresa consiga ter um volume grande de leads e vendas.

É preciso de que as empresas tirem um investimento para contratar uma boa recepcionista administrativa, pois uma recepcionista que tem uma formação melhor em habilidades de atendimento pode fazer com que o cliente opte por voltar mais vezes à empresa.

Uma loja de veículos não tem de fazer diferente. Ter uma funcionária dentro da empresa que, além de conseguir fornecer um bom atendimento, pode treinar os outros é muito importante.

Hoje, fachadas em acm 3d atrativas não são o suficiente para persuadir e convencer um cliente a comprar e recomprar em uma empresa. Por isso, contar com bons funcionários de atendimento é essencial.

Sabe-se que atender de forma atenciosa é quase uma obrigação, mas como exatamente fazer um bom atendimento e como considerar um atendimento bom são algumas dúvidas que as empresas de carro têm.

Os atos de atrair, decidir e fidelizar são alguns dos pontos mais sensíveis nessa gestão e o líder necessita ficar atento para realizar um bom trabalho no quesito atendimento. O cliente é o ativo final, ele deve ser tratado com cuidado, gentileza e uma maior atenção.

Então, se uma empresa que vende brindes criativos para eventos corporativos quer aumentar o seu número de retenção de clientes, é no atendimento que ela deve ver se não há algo a ser aprimorado. 

Esse negócio deve investir para que esses eventuais descasos nunca mais aconteçam e para que o atendimento seja o melhor entre todas empresas da região em que ela está atuando.

Visada toda essa situação, este artigo tem a intenção de fornecer, aos leitores, dicas relevantes para o aperfeiçoamento do atendimento ao cliente.

Conceito de qualidade no atendimento ao cliente

Entender como realizar um bom atendimento ao cliente é, de fato, essencial para se destacar da concorrência e também para ser um diferencial competitivo no mercado. 

Isso pois o público procura mais que um produto e um serviço de qualidade, visto que viver uma ótima experiência durante as fases de interação com a empresa é importante.

No Brasil, os níveis de satisfação do cliente ainda necessitam de um aprimoramento. Uma pesquisa feita pela Benchmark Zendesk, em mais de 35 países, mostrou que o Brasil está na 23ª posição no ranking do mundo. 

Ainda assim, as métricas globais se desenvolveram nos últimos anos, visto que elas estão em torno de 94,94% de acordo com este mesmo estudo.

Em se referindo ao ramo automotivo, a experiência do cliente torna-se um fator ainda mais essencial, uma vez que se trata do uso de um produto de alto valor que vai agregar mais valor à oferta de certos serviços. 

Por isso, o cliente que não tiver um ótimo atendimento nas primeiras fases de venda, certamente, não vai confiar no negócio.

Algumas práticas devem fazer com que o atendimento da loja de veículos seja feito de modo realmente eficaz. Ao longo do artigo, serão dadas dicas que são mais que fundamentais para garantir um atendimento de excelência,

A experiência do cliente

A experiência do cliente é um plano estratégico que, a partir de um vasto conhecimento sobre o cliente, busca lhe oferecer melhores situações de relacionamento.Para fazer esse planejamento, deve-se perguntar:

  • O que o consumidor espera da organização;
  • Por que ele adquire da empresa;
  • O que a concorrência está oferecendo;
  • De que modo o produto conversa com o cliente;
  • Quais são as opções à solução;
  • Por que as pessoas precisam fechar com a empresa.

Respondendo a essas perguntas, com base em pesquisas e em muita escuta, a empresa entende o valor do produto ou de seu serviço e que modo de experiência ele de fato proporciona. 

A partir disso, a empresa pode pensar, com mais profundidade, em estratégias mais viáveis para surpreender de modo positivo os clientes dela.

O conceito de experiência do cliente conversa com o conceito da experiência do usuário que se fortaleceu nos últimos anos na procura pela evolução de plataformas e de soluções digitais mais interessantes para o público-alvo. 

Além do visual, é necessário considerar a simplicidade com que a pessoa completa as suas tarefas e acha o que busca sem se sentir muito ruim no processo.

A experiência do usuário se faz sobre 5 pilares, que são a estética, a usabilidade, a estrutura de dados, os fluxos de conexão e o conteúdo. Esses pilares devem, facilmente, ser utilizados para pensar na experiência dada em uma loja de carros. 

A importância do atendimento ao cliente

O atendimento é essencial, porque ele interfere de modo direto na percepção que o público-alvo tem sobre o negócio. Ele é, por vários motivos, dito como o rosto do negócio.

É a equipe de atendimento que tem o contato mais próximo com todos os clientes. Tendo isso em vista, é de muita importância dedicar-se a atender aos clientes da melhor maneira.

O atendimento é essencial não só às etapas de prospecção, mas também às de qualificação, negociação e finalização do processo de vendas. 

Depois da finalização de uma compra, o atendimento tem um papel importante para fidelizar os clientes e garantir que eles voltem.

É como se fosse um endereço comercial pessoa física empresa. Os clientes passam a ver e lembrar da marca por causa desse ponto tão positivo para eles.

Sua importância também está no fato de que clientes bem atendidos tendem a fazer a propaganda positiva do negócio se tornando verdadeiros anunciantes da marca. E em geral leads que chegam por meio de indicação tem uma boa taxa de conversão.

Como ajustar o atendimento ao cliente?

Para melhorar  o atendimento que a loja de carros oferece aos seu clientes, ela deve procurar sempre:

  • Empatia e se pôr no lugar do cliente;
  • Diminuir a burocracia do processo de atendimento;
  • Ter rapidez para resolver as demandas;
  • Fazer estudos de satisfação para saber a perspectiva do cliente;
  • Dar treinamento a todos os atendentes.

Assim, a loja vai poder fazer todos os seus processos sem se preocupar com a primeira fase da venda, que é o atendimento.

Dicas para fazer um bom atendimento

Então, essas dicas de um bom atendimento são bem interessantes e pode ser que uma loja de carros esteja precisando:

Ser ágil e não deixar os clientes esperando

Uma das maiores reclamações dos clientes é a demora para solucionar um problema ou finalizar a venda pendentes dele. A empresa deve investir para evitar isso.

A agilidade é essencial a todas as etapas de um processo de venda ou de compra, independentemente do setor ou do processo em que o cliente se situa.

Ter estratégias de abordagens por telefone

Os funcionários que fazem o atendimento telefônico na concessionária necessitam de estar preparados para lidar com algumas situações.

Contemplado o número de imprevistos ou eventuais problemas, é necessário que eles estejam adeptos a essas situações.

Investir bem no pós-venda

Quando se trata de concessionária, a experiência do atendimento não acaba na hora que a compra é feita. O atendimento é separado em etapas e uma delas é o pós-venda. Em uma empresa que vende rastreador espião para carros também é assim.

Treinar a equipe

Ao ter novos funcionários em uma concessionária, o treinamento precisa ser feito para que eles sejam capazes de fazer as tarefas. O profissional vai passar por várias situações com os clientes e ele deve estar bem preparado para isso. 

Considerações finais

No artigo, foi mostrado como o atendimento ao cliente é um tema bem amplo e que exige um olhar minucioso do gestor. Principalmente em um negócio que vende cartão de visita confeitaria, visto que é um ramo que trabalha mais com os desejos das pessoas.

Neste artigo, os donos de lojas de carro puderam compreender as melhores práticas para realizar um ótimo atendimento ao consumidor, pois foi também visto que fazer um ótimo atendimento pode gerar mais vendas no futuro.

Fazer um bom atendimento, é como tirar uma carteira carro e moto. Assim, a empresa vai estar habilitada a investir mais em trazer os clientes até a empresa de modo que agora vai existir a certeza de uma venda fechada.

Por fim, os empresários agora entendem que para que a empresa cresça de verdade, é preciso capacitar a equipe com as habilidades humanas. Com isso, uma empresa de auto peças caminhão mercedes, por exemplo, pode ter uma maior credibilidade no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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