Câmera digital mais potente do mundo equivale a 266 iPhones 13

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Equipamento possui 3,2 gigapixels e será usado em observatório no Chile

Foi revelado nos Estados Unidos o desenvolvimento de uma nova supercâmera que equivale à potência de 266 iPhones. O equipamento possui 1,65 de altura e 1,67 de diâmetro, e é tão potente que será usado para catalogar galáxias.

O equipamento fará parte do projeto Large Synoptic Survey Telescope (LSST), que foi desenvolvido pela Universidade de Stanford, no estado norte-americano da Califórnia, e será usado para registrar e catalogar, por um período de 10 anos, 20 bilhões de galáxias espalhadas pelo nosso universo.

Com isso, a expectativa dos cientistas envolvidos no projeto é compreender melhor como se deu o surgimento do nosso universo e a chamada “matéria escura”, que ainda é uma incógnita entre os pesquisadores, e é responsável por 95% da composição do universo.

O funcionamento do equipamento é como o de qualquer outra câmera digital. A diferença está no seu tamanho e poder de captura; contando com 189 sensores, ela é capaz de coletar a luz de objetos como as estrelas e convertê-los em sinais elétricos, para que possa formar as imagens digitais.

Cada um dos seus sensores tem o tamanho de cerca de 16 milímetros, que somados equivalem a 3,2 bilhões de pixels. Sua lente, de 1,56 metro, é a maior já produzida até então pela humanidade. A lente é tão potente que será possível capturar o deslocamento de poeira sobre a Lua.

O aquecimento previsto para o funcionamento da supercâmera é tão grande que o dispositivo contará com um mecanismo de resfriamento capaz de reduzir sua temperatura em -100 graus.

Antes de ser instalada no observatório de Vera Rubin, que fica no topo do Cerro Pachón, no Chile, ela ainda passará por diversos testes rigorosos nos Estados Unidos. Eles são necessários para fazer ajustes antes de ser fixada no topo da montanha, local onde os ajustes são muito mais complexos de serem realizados.

A previsão é que, se tudo ocorrer conforme o planejado, sua instalação deverá ser em 2024 no observatório chileno, que fica a uma altura de 2.715 metros acima do nível do mar.

Esse tipo de equipamento mostra o quanto a ciência é capaz de aprimorar os equipamentos como conhecemos. Ainda não temos acesso a câmeras tão potentes, porém existem celulares com câmeras excelentes e que podem ser adquiridos na Black Friday com preços ótimos, como iPhone 13, Samsung S22, Xiaomi 12, entre outros.

Crédito: LSST Corporation

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies