O que esperar do metaverso nos próximos anos?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Após o anúncio do criador do Facebook, Mark Zuckerberg, sobre a mudança do nome da rede para meta, não cessam as discussões e especulações sobre o metaverso, a tecnologia do momento.

E não é para menos, diversas pesquisas mostram que as aplicações vão atingir desde empresas do segmento B2C, como e-commerces de eletrônicos, ao mercado B2B, como as empresas especializadas em equipamentos como porta corta fogo ou  painel de controle, empregado em diferentes tipos de edificações.

São diversos os setores do mercado dos quais é previsto que o metaverso impacte. Mas o que é essa tecnologia, afinal? O que esperar daqui para frente? Descubra! Continue a leitura.

Neste artigo, abordaremos o conceito dessa metodologia e mostraremos as novas tendências. Gostou da pauta? Então fique conosco!

O que é de fato o metaverso?

Ainda há muito a entender sobre o que é o metaverso e suas aplicações no mercado. Mas o que é fato é que a tecnologia é considerada um upgrade do ambiente virtual, ele é uma nova versão do mundo online em que as pessoas poderão interagir e realizar atividades diversas como no mundo físico.

Assim como há diferentes tecnologias incorporadas em equipamentos de vasta utilização e importância, como, por exemplo, uma Equipamentos de combate a incêndio, no metaverso existem muitas tecnologias envolvidas, como:

  • Inteligência artificial;
  • Realidade Virtual;
  • Realidade Aumentada;
  • 5G;
  • Hologramas;
  • Criptoativos;
  • Blockchain.

Como é possível perceber, o metaverso é, sem dúvida, uma tecnologia bastante complexa e abrangente.

5 tendências para esperar do metaverso nos próximos anos

1. Aprimoramento da experiência do cliente

Uma das grandes apostas em relação à adoção do metaverso é a possibilidade de criar experiências para o consumidor mais memoráveis, com a implementação de espaços virtuais que permitem ao usuário testar produtos, como Display de acrílico, por exemplo. 

Além disso, com essa metodologia é possível aumentar o público. Afinal, a internet é um ambiente muito amplo que permite explorar diversas plataformas como, Facebook, Instagram, Twitter entre outras redes. 

Dessa forma, é necessário identificar qual mídia é a mais utilizada pelo seu consumidor e assim definir a melhor estratégia para atraí-lo e gerar mais engajamento para a sua empresa. 

2. Aumento da sustentabilidade

Assim como o serviço de uma empresa de coleta de lixo tem um grande valor para promover uma economia sustentável, o metaverso, por meio de ambientes virtuais altamente imersivos, poderá estimular boas práticas contra impactos ambientais.

3. Expansão do segmento de eventos

Com dimensões que se assemelham ao mundo físico, o setor de eventos tem muito a prosperar com a tecnologia, que permitirá um experiências diferenciadas. Afinal, imagine interagir com as pessoas em tempo real, além de acompanhar cada feedback recebido pelos usuários.  

4. Elevação da compra de criptomoedas

O mercado de criptomoedas já experimenta um crescimento amplo que deverá ser expandido com o metaverso que confere mais segurança no processo. A previsão é que as criptos se valorizem e sejam cada vez mais aplicadas nos investimentos de cada empreendedor. 

5. Crescimento exponencial do e-commerce

Por fim, como não poderia ser diferente, o interesse pelo e-commerce será ainda maior com a tecnologia, que amplia os pontos de contato com o consumidor, que se envolverá em diferentes tipos de imersões. Ou seja, você terá uma interação mais diversificada e próxima com os potenciais clientes que consumirão seu produto e serviço.

Mais setores que serão impactados com a tecnologia

Além de eventos, empresas da área B2B, que já estão prevendo investimentos no metaverso, em razão das estimativas de resultados em vários aspectos econômicos, há outros segmentos e mercados que aparecem como centrais na projeção de impactos:

  • Imobiliário;
  • Cibersegurança;
  • Educação;
  • Comunicação, marketing e publicidade;
  • Jogos;
  • Direito;
  • Mercado financeiro;
  • Mercado de trabalho.

E quais as empresas que já investem no metaverso? Além do Facebook, também apostam na tecnologia empresas como: Microsoft, Spotify, Disney, Adidas,Nike, Itaú, Gucci, Renner e a lista vai longe.

Esse foi o nosso artigo sobre o que esperar do metaverso nos próximos anos, a tecnologia que promete revolucionar diversos mercados e possibilitar experiências incríveis. Ainda há por vir, vamos aguardar.

Se gostou do conteúdo, compartilhe nas suas redes e nos siga para mais artigos sobre tecnologia. Até a próxima!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais 

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies