Indústria 5.0: tudo o que você precisa saber

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Enquanto muitas marcas ainda estão ocupadas, desenvolvendo métodos para gerir novas tecnologias, principalmente aquelas advindas da Indústria 4.0, a próxima fase da já está chegando.

Seja você dono de uma editora de livros, de uma empresa de fitas do bonfim ou qualquer outra, intere-se sobre o assunto. E para entender melhor, é só ficar com a gente, pois explicaremos isso e mais!

O que é a Indústria 5.0?

O termo Indústria 5.0 tem a ver com automatizações que ajudam os humanos a trabalharem melhor e mais rápido, aproveitando tecnologias avançadas como a Internet das Coisas (IoT) e a big data. Foi adicionado um toque pessoal à eficiência da Indústria 4.0.

Em ambientes de fabricação, que contam também com uma seladora de embalagens, os robôs se encaixam na feitura de tarefas perigosas, repetitivas ou fisicamente exigentes, como soldagem, pintura e carga e descarga, só para citar alguns. 

À medida que elas se tornam mais inteligentes e conectadas, a Indústria 5.0 pode fundir esses recursos com nossa inteligência e desenvoltura em operações colaborativas. Se antigamente os sistemas operavam separadamente dos trabalhadores, já estão lado a lado para diversos segmentos.

A Indústria 5.0 não quer substituir os humanos

Não confunda o aumento da robótica como uma oportunidade para eliminar o número de funcionários. Os fabricantes que entendem o valor da intuição humana e da capacidade de resolução de problemas estão se posicionando para prosperar.

Ou seja, é impossível garantir o feeling dentro de uma empilhadeira elétrica, por exemplo, se não for com seres humanos. As pessoas costumam pensar nos trabalhadores de manufatura como um substituto ruim para um robô. Mas precisamos ter a sensação de que é exatamente o oposto!

A Indústria 5.0 quer encontrar o equilíbrio ideal entre eficiência e produtividade

O objetivo da Indústria 4.0 é interligar máquinas, processos e sistemas para a máxima otimização do desempenho. Já a Indústria 5.0 leva essa eficiência e produtividade um passo adiante. Trata-se de refinar as interações entre humanos e máquinas.

Empresas do mundo todo estão descobrindo que diversos setores de negócios – desde a indústria automotiva até setores como os de construção civil – estão se beneficiando dos princípios e produtos gerados pelo novo conceito. 

Mas ninguém alcançou estes ‘louros’ sem algumas hesitações iniciais. Funcionários estavam céticos sobre o uso de robôs que poderiam tirar seus empregos. Só que esses temores desapareceram quando as vantagens de eficiência se tornaram evidentes.

O progresso da Indústria 5.0 é inevitável

Depois de usar a tecnologia para tornar um processo mais eficiente, não faz sentido voltar atrás. Dadas as eficiências que podem ser obtidas na Indústria 5.0, já passamos do ponto de estagnar no tempo. 

Envolver-se com esses e muitos outros desafios e oportunidades exige planejamento e preparo compatíveis com as necessidades de cada um. Não é uma questão de saber quem pode se beneficiar, mas como aproveitar melhor as novas tecnologias para apresentar resultados ideais das interações homem/máquina.

As principais vantagens da Indústria 5.0

A Indústria 5.0 está se popularizando cada vez mais e promete transformar a maneira como as empresas industriais produzem e se relacionam com seus clientes. Com a chegada da Internet das Coisas, Big Data e Inteligência Artificial, a Indústria 5.0 promete uma nova revolução industrial, tornando as fábricas mais conectadas, produtivas e eficientes.

As principais vantagens da Indústria 5.0 são:

1. Aumento da produtividade

Com a automação de processos e a conexão de máquinas em rede, as fábricas industriais podem aumentar significativamente sua produtividade e, consequentemente, resultar em mais vendas para o seu negócio. 

2. Redução de custos

A automação de tarefas repetitivas e a otimização dos processos industriais podem levar à redução dos custos operacionais das empresas. Mas, como mencionamos anteriormente, isso não significa que essa automação substituirá os funcionários, pois essa inovação permite que as tarefas sejam mais práticas e, eventualmente, ofereça maior produtividade.

3. Melhoria da qualidade

Com o monitoramento constante dos processos industriais, é possível detectar erros e falhas rapidamente, o que leva à melhoria da qualidade dos produtos fabricados. Além disso, é possível receber os feedbacks dos consumidores para aprimorar o atendimento.  

4. Flexibilidade 

A Indústria 5.0 permite que as fábricas sejam mais flexíveis para atender às mudanças nas demandas dos clientes de maneira rápida e eficiente. Dessa forma, será mais fácil acompanhar as novas tendências e se atualizar quando necessário. 

5. Melhorias no atendimento ao cliente

Com a conexão entre os sistemas internos das fábricas e os clientes, é possível fornecer um atendimento personalizado e ágil às necessidades específicas dos clientes. Lembre-se de proporcionar uma experiência única para os consumidores e, consequentemente, fidelizá-los a sua marca. 

6. Maior competitividade

As empresas que adotarem esse método terão uma grande vantagem competitiva sobre as outras que não estiverem usufruindo dessa tecnologia disruptiva. Afinal, se a indústria de hidrojateamento de alta pressão, por exemplo, for a única do segmento a oferecer esse tipo de serviço, ela se destacará da concorrência.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies