Comércio gaúcho estima que vendas de Natal tenham sido 5% superiores na comparação com o ano passado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Lojistas comemoram bons resultados das vendas de final de ano

As previsões se confirmaram e a estimativa é de que o desempenho no setor tenha superado o de 2021. A análise da Federação Varejista do Rio Grande do Sul leva em conta alguns fatores positivos como a intenção de presentear um número maior de pessoas e condições econômicas mais estáveis do que a registrada no ano anterior.

“Houve um incremento de vendas na comparação com o ano passado, que estimamos que tenha sido de até 5%, ou seja, de ganho real já descontada a inflação. O retorno que tivemos em várias CDLs é que vestuário e calçados tiveram um grande desempenho. Em algumas cidades, há relatos de aumento de vendas nesse subsetor que chegaram a 15%. Temos que celebrar esses patamares, ainda mais depois de tudo que vivemos na pandemia. Claro que não foi possível, ainda, recuperar todo o prejuízo desse período, mas sem dúvida ajudou a dar mais força para o setor”, afirmou o presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner.

O perfil do consumidor observado pelos empresários têm sido cada vez mais uma junção do físico e digital.

“A compra do consumidor, cada vez mais inicia no meio digital, mas em um percentual muito grande acaba adquirindo na loja física. O comércio tradicional, especialmente aquele que se reestruturou para este cenário, tem sido muito fortalecido. O lojista precisa estar bem preparado para atender o cliente. Hoje, o comprador chega na loja muito informado e procurando por itens específicos”, completou Pioner.

Promoções e campanhas aquecem vendas no Interior

O varejo e serviços em diversos municípios contou com uma série de atrativos que ajudaram a impulsionar os negócios. Na cidade de Bento Gonçalves, a campanha “Bento Natal Premiado’” encerrou a edição de 2022 com a distribuição de mais de meio milhão de cupons para os consumidores que frequentaram e fizeram compras no comércio local, e com o sorteio de 50 prêmios entre os participantes. Idealizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves, a iniciativa distribuiu cinco dezenas de vales-compras – com valores entre R$ 400,00, R$ 500,00, R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00, totalizando R$ 30 mil em premiações – sorteados perante a comunidade na manhã de 24 de dezembro, na Via Del Vino.

Na edição de 2022, a estimativa é de movimentação de R$ 25 milhões em negócios no comércio local, considerando apenas os estabelecimentos aderentes à campanha, durante o período de fim de ano.

“A campanha trouxe uma contribuição significativa para o aquecimento da economia local. Movimentos de incentivo, como esse, somadas ao conjunto de ações temáticas desenvolvidas pelo Poder Público, geram atrativos e fomentam cada vez mais o desenvolvimento do município, potencializando os bons negócios nessa época”, avaliou o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.

No Vale do Taquari, há motivos de sobra para comemorar também. A CDL Santa Cruz realizou o último sorteio da Campanha Show de Prêmios CDL Presente com Você, No total foram 110 lojas participantes. A entrega dos prêmios ocorre na próxima terça-feira, dia 3 de janeiro. O presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz, destaca a grande participação ao longo das seis campanhas realizadas em 2022.

“Isto é um termômetro da economia, que teve uma retomada neste ano e graças a isso conseguimos fazer a maior campanha da história da CDL Santa Cruz, com mais de 1 milhão de cupons participantes do sorteio”, cita.

Ele acrescenta que o valor que girou em vendas no varejo em torno da campanha dá a dimensão da força do comércio em Santa Cruz do Sul.

“São recursos que superam a casa dos R$ 50 milhões de giro ao longo das seis campanhas no ano, que dá o montante que circulou em parte do comércio que aderiu à campanha. Quero agradecer a todos os lojistas que participaram, bem como a comunidade, que mais uma vez aderiu às compras no comércio local”, observa.

Na cidade de Caxias do Sul, a estimativa é que os consumidores caxienses tenham investido em média R$ 483 em presentes de Natal. A pesquisa de intenção de compras de CDL Caxias mostrou crescimento de 8,8% nas comercializações deste ano. Vestuário, brinquedos e calçados estiveram na lista dos itens preferidos para a data

“Muito por conta da magia e o encanto dos personagens lúdicos natalinos, a atenção desta data é para as crianças. Todos ganham presentes, mas os pequenos acabaram roubando a cena. Enquanto os adultos recebem roupas e outros tipos de mimos, para a grande maioria das crianças ficam os brinquedos”, afirmou Carlos Alberto Cervieri, gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul.

Já em Flores da Cunha, a Campanha Natal a Mil, promovida pela CDL mobilizou mais de 150 estabelecimentos comerciais participantes dos mais diversos segmentos. Participaram da campanha desde lojas de vestuário e calçados até setores de alimentação, livrarias, óticas, opções para a casa, produtos de beleza e serviços diversos. A Campanha de Natal sorteou R$ 50 mil em vales-prêmios e se estende até o dia 31 de dezembro.

Vale dos Sinos

A região do Vale dos Sinos contou com ações especiais do Natal envolvendo o comércio. Na última semana, houve o encerramento das visitas do Casal Noel nas lojas participantes da campanha Natal Premiado da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH). Ao todo foram quase 300 estabelecimentos que receberam visita.

No município de Sapiranga, o destaque desse ano foi a retomada da Temporada Premiada da CDL Sapiranga. A campanha mobilizou consumidores que puderam trocar cupons por ingressos para o Teatro de Natal e ainda concorreram a vale-compras.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies